quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pensata sobre Maria Madalena a partir
de uma notícia



Fragmento de papiro supostamente do século II
traz a frase: "Jesus disse a eles: minha mulher..."


Pouco menos de dois anos atrás li o excelente Os Manuscritos do Mar Morto, livro do americano Edmund Wilson (1895-1972). Ele trata de uma incrível descoberta feita por acaso em 1947 por uma tribo de beduínos, pastores de cabras, na margem ocidental do Mar Morto: os manuscritos de Qumram, uma série de textos enrolados dentro de jarros de argila datados de aproximadamente 2 mil anos, que estavam escondidos em cavernas.

Eram centenas de textos e fragmentos de textos bíblicos que comprovaram a existência de uma seita de ascetas judeus, a seita dos essênios, que viveram em Qumran do século II a.C. até aproximadamente 70 d.C., quando os romanos tomaram Jerusalém.

A partir desse achado nas margens do Mar Morto, Roland Guérin de Vaux (1903-1971), padre dominicano francês, diretor da Escola Bíblica, uma instituição acadêmica, católica e francesa dedicada a estudos teológicos, e Gerald Lankester Harding (1901-1979), arqueólogo britânico, dedicaram-se a explorações e pesquisas que acabaram culminando com a descoberta das ruínas do mosteiro onde esses ascetas viviam, perto de onde se acharam os manuscritos pelos beduínos: “O que eles desenterraram é espantoso: um antiquíssimo edifício de pedra, contendo de vinte a trinta aposentos, 13 cisternas e grande parte de seu equipamento intacta. A um lado, entre o edifício e o mar, existe um cemitério com mais de mil túmulos. A construção tem o aspecto de um mosteiro, e uma série de elementos não apenas sugere como prova de maneira praticamente inquestionável que se trata de uma das moradas – senão a sede – do que no passado era conhecido como a seita dos essênios”.

Fílon de Alexandria (que viveu aproximadamente entre 20 a.C. e 50 d.C.) e o judeu Flavio Josefo (37 - 100 d.C) foram os primeiros a falar sobre os essênios, que viviam segundo costumes rigorosos, tendo se afastado do judaísmo tradicional. A descoberta gerou discussões que persistem até hoje sobre o Jesus histórico e o Jesus do cristianismo que começou a se propagar no mundo a partir do primeiro século de nossa era.

Bem, sou um ignorante no assunto. Mas, lendo o livro de Wilson e, mais recentemente, uma obra homônima (Os Manuscritos do Mar Morto, do biblista francês André Paul), mesmo para mim que sou leigo, fica a impressão (por indícios, não provas concretas) de que muita coisa se apagou da história por interferência do que depois veio a ser a Igreja Católica. Com o perdão da heresia, mas, parafraseando Shakespeare, há mais mistérios entre a história e nós do que possa supor nossa vã filosofia. No segundo livro acima citado, Paul escreve: “Jesus de Nazaré começou a manifestar-se na Judeia, perto do Jordão e não longe da margem norte do Mar Morto. Frequentou uma fraternidade de ascetas onde se impunha um profeta de nome João, o qual administrava o batismo a todo judeu que o quisesse. Nessa época, a comunidade de Qumram era ainda viva e dinâmica. Ninguém sabe nem saberá com rigor se Jesus a frequentou”.

Escrevo isso como digressão, sem pretender chegar a uma conclusão, afinal nem os historiadores e arqueólogos chegaram. Mas a pensata me ocorreu a partir da notícia de hoje (terça, 18 de setembro/2012) de que foi achado um pequeno fragmento de papiro supostamente do século II, escrito em copta (língua falada no Egito na época de Jesus), em que estaria escrita a frase "Jesus disse a eles: minha mulher..." A informação é baseada em estudo da Universidade de Harvard, conforme revelou a professora Karen King. O pergaminho teria sido achado no Egito ou na Síria.

O que é mais interessante disso tudo – e independentemente de se crer ou não, ser religioso ou não – é que o caminhar da história tende a desmistificar muitas coisas, e revelar outras. Nesse sentido, a história (e todas as outras ciências que com ela caminham paralelamente) é uma ciência apaixonante.

Uma revelação que já parece cristalina é que Maria Madalena (ou Maria de Magdala) foi muito mais do que a igreja de Pedro permitiu que fosse contado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha curiososidade se aguça pois sempre busco a verdade na iteratura ao nosso alcance, além de acreditar atualmente que Maria Madalena era mais que uma seguidora de Jesus. Gostei muito da matéria. Espero que possam conseguir desmistificar o que ate hoje enxergamos como verdade.

Paulo M disse...

Não sei quanto há de política na religiosidade dos povos. Só sei que as massas creem incondicionalmente no que contam a elas sobre Jesus, Maomé ou o Messias que elas esperam vir à Terra apontar os escolhidos por Deus. O problema é que essas notícias que relacionam mitos religiosos a estudos arqueológicos aparecem na mídia vez ou outra e depois somem como se representassem ameaça à ordem religiosa. Por exemplo, já li umas duas vezes na grande imprensa que arqueólogos acreditavam ter encontrado os restos mortais de Jesus. Por que um suposto achado, e de tal monta, desaparece dos noticiários como uma poça de água que evapora sob o sol quente? Porque a ideia da ressurreição de Cristo ficaria comprometida caso descobrissem a ossada de Jesus, por exemplo, e tornassem isso público. Tem muito ouro e muita ideologia naquele Vaticano, é coisa de dezenas de séculos pra se implodir assim, facinho. Por outro lado, acho muito bom que essas procuras científicas vão lentamente tentando desembaraçar o novelo.

Mas acho ótimo que