terça-feira, 25 de setembro de 2012

Haddad passa Serra no Ibope e Soninha diz que votaria no petista contra Russomanno


Fotos: Divulgação
A semana começou muito positiva para a campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. Nesta noite o Ibope divulgou pesquisa que mostra pela primeira vez o candidato petista à frente do tucano José Serra. Ele está em segundo lugar com 18%, contra 17% do tucano. O representante do neomalufismo, do PRB e da Igreja Universal do Reino de Deus, Celso Russomanno, continua liderando, com 34%.

Os números são quase idênticos ao do estudo do Vox Populi de quatro dias atrás, em que Russomanno tem 35%. O resto é igual.

Em relação à pesquisa Ibope anterior, de 13 de setembro, Haddad subiu três pontos e Serra, que tinha 19%, caiu dois.

Se isso se revelar como uma tendência na próxima pesquisa, tanto melhor. Nesse caso, a chance do candidato do PT estar no segundo turno será consideravelmente maior do que se esperava até a semana passada.

No Ibope de hoje, aumentou a rejeição a Serra, de 38% para 40%, enquanto 16% dizem que não votam em Haddad e 14% rejeitam Russomanno.

A questão que não quer calar é: o Datafolha, que deu 21% a 15% a favor de Serra na semana passada, vai ter que ser mais rigoroso com sua margem de erro no levantamento que vai divulgar amanhã... A ver.

Soninha
Foto: Reprodução
Outro fato desta terça-feira 25 é estritamente político. No debate da TV Gazeta realizado no fim da noite de ontem e início da madrugada de hoje, a candidata Soninha Francine (PPS) disse algo para lá de significativo.

Lá pelas tantas, ao discorrer sobre política e alianças, disse: “Minha oposição ao PRB [de Russomanno] é tão grande que no segundo turno, entre ele e Hadadd, eu votaria em Haddad”.

Considerando que Serra disputa, pelo menos segundo as pesquisas, um lugar no segundo turno “cabeça a cabeça” com Haddad, por que a ex-petista não preferiu colocar Serra no confronto com Russomanno? Talvez porque estivesse querendo dizer exatamente o que disse, em outras palavras, que passaria por cima até de seu ódio pelo PT para derrotar Russomanno. Mas ninguém tinha colocado tal questão. Ou seja, ela – que é uma aliada ferrenha de Serra – tocou no assunto porque quis.

O tucano deve ter ficado furioso. O fato é que a candidata do PPS pode ser criticada por muita coisa, mas não por ser tola. Talvez ela parta para o ataque contra Haddad antes do dia 7 de outubro, para equilibrar as coisas. Mas desdizer o que disse não vai ser possível. E Haddad não vai desprezar o capital eleitoral de 4% (segundo o Ibope) de que a moça dispõe hoje.

A “revelação” de Soninha é significativa por ser ela notória aliada do candidato tucano. Seus partidos andam juntos tanto em Brasília, no Congresso Nacional, quanto em São Paulo, na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal.

O tom predominante no debate foi de preocupação com a possibilidade de Russomanno vencer as as eleições mesmo sem ter programa de governo ou estrutura partidária e social para governar a cidade.

2 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

São boas as notícias, e as discrepâncias entre as pesquisas, ainda que dentro da margem de erro, são preocupantes. Que metodologia faz com que haja uma diferença tão expressiva? A grande mídia costuma desprezar o Vox Populi, mas a pesquisa discrepante dessa semana é do Datafolha. Duas apontam Haddad à frente de Serra, e o Datafolha não somente aponta Serra à frente de Haddad como também aponta crescimento do Serra e encolhimento do Haddad. Estranho, muito estranho...

Alexandre M. disse...

É o "Datafalha", para mais ou para menos, conforme a "situação".