terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Brasil é flamenguista


Parece que, com exceção dos são-paulinos, os torcedores do país inteiro viraram Flamengo na reta final do Campeonato Brasileiro. A três rodadas do fim da competição, o Mengo demonstra ser o único time capaz de acabar com a já enfadonha hegemonia do time do Morumbi, que pode chegar ao quarto título nacional seguido.

A espetacular arrancada do Rubro-negro na reta final (sete vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos dez jogos) e o futebol solidário e eficiente, com o comando de Petkovic e Adriano, credenciam o time.

Como em 2008, quando o Grêmio deixou escapar um título que parecia ganho, este ano foi o Palmeiras que amarelou, talvez pressionado por não ganhar um Brasileiro desde 1994 e nenhum grande título desde 1999, quando levantou a Libertadores sob a batuta de Felipão. Além disso, parece cada vez mais claro que a contratação de Muricy Ramalho, com seu futebol previsível e feio, foi um erro fatal da cúpula palmeirense. O Flamengo do humilde Andrade é o contraponto perfeito à solução oposta adotada pelo Verdão quando resolveu colocar Muricy no lugar de Jorginho. Em termos de ânimo, futebol bonito e união do elenco, o time de Jorginho parecia muito ao Flamengo de Andrade. Mas Jorginho deu lugar a Muricy e deu no que deu.

O empate do time do Palestra diante do lanterna Sport desanimou até o palmeirense mais otimista. Mas, se vencer o Grêmio em Porto Alegre nesta quarta, o time de Muricy volta à briga e o campeonato embola de novo. O São Paulo tem 62 pontos e 17 vitórias. O Flamengo, 60 e 17. O Palmeiras, 59 e 16. Internacional (56), Atlético-MG (56) e Cruzeiro (55) só disputam vaga à Libertadores. E o Palmeiras, se bobear, nem no G-4 vai ficar.

O Verdão tem uma tabela difícil. O Grêmio não perdeu nenhum jogo no Olímpico neste campeonato. Como o Tricolor gaúcho jogará bastante desfalcado, o Palmeiras ainda pode surpreender. O que não dá ânimo à sua torcida, porém, é o péssimo futebol que o time vem jogando e o moral do time, que está abaixo do solo. Em Porto alegre, o Alviverde joga sua última cartada nesta quarta-feira, em mais um jogo antecipado de maneira absurda pela Rede Globo com o beneplácito da CBF. Se passar pelo Grêmio, o time de Muricy terá ânimo para buscar o título, mas terá duas pedreiras: o Atlético-MG (c) e Botafogo (f).

O Flamengo tem pela frente o Goiás (no Rio), o Corinthians (f) e o Grêmio novamente no Maracanã. O São Paulo pega o Botafogo no Engenhão, o Goiás em Goiânia e o Sport Recife em casa (não se sabe se no Morumbi devido à punição do STJD).

Os não são-paulinos devem apostar suas fichas no desesperado Botafogo, que precisa ganhar de qualquer maneira do time do Morumbi, pois está apenas dois pontos à frente do Fluminense, o primeiro na zona do rebaixamento, e que vem conseguindo uma reação épica. Mas, se o Tricolor empatar com o Bota neste fim de semana e o Flamengo bater o Goiás no Maracanã, o time carioca assume a liderança com uma vitória a mais. Aí, vai ser difícil segurar o time do Imperador.

8 comentários:

Flávio Fraschetti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anselmo disse...

não sou tão otimista. infelizmente o brasileirão ficou pior do que o campeonato francês qdo só dava lyon. triste.

Edu Maretti disse...

Calma, parmerense, calma. O Lyon ganhou sete vezes. Os palestrinos, por motivos óbvios, não estão mesmo muito otimistas. Mas tenha fé. Se, no fim das contas, não der mesmo, creia, creia no Flamengo. Uma corrente unindo todo o Brasil há de dar certo ("todos juntos vamos..."

Paulo Maretti disse...

Olha, Anselmo, disse hoje ao Nilton, um palmeirense que trabalha comigo: "Espero que tenha uma vaguinha pro Verdão na Copa do Brasil/2010", ao que ele respondeu: "Calma, Paulão, nós vamos levantar esse caneco". Mas é difícil acreditar mesmo. Paulo Vinícius Coelho ontem, no "Linha de Passe", da ESPN Brasil, tentando defender as possibilidades palmeirenses, disse que o Palmeiras pode estar "como um defunto de olhos abertos". A intenção dele foi boa, porém a frase saiu meio ambígua. Mas nada como uma quarta depois da terça he he.

Anônimo disse...

Este campeonato esta muito divertido, vejam só; os paulistas (os não são paulinos) torcendo para um carioca ser campeão, os outros cariocas se debatendo no fundo da tabela para não cair prà segundona, enquanto isso o Vasco sobe, "Gangorra carioca", e para arrematar, o Gremio servindo ao seu arquirrival o Inter, ao limpar-le o caminho dos seus adversarios diretos, "tragicomico". Campeonato de pontos corridos acho eu que, não agrada quase ninguem, não entendo porque insistem nele. Na ultima rodada tera Flamengo x Gremio, aguardem para ver, sera um jogão, meu palpite é que significara titulo pro Flamengo ou G4 pro Gremio....podem rir....sem bairrismo, tá?....rsrs

daniel razon

Edu disse...

Ha ha ha ha ha ha ha ha ha.
Desculpe, Daniel, não consegui conter o riso

Anônimo disse...

mas, era pra rir mesmo, alguem tem que dar a nota cômica no seu blog, não acha?...alias, meu palpite foi pro "saco" pois o inter ganho do galo, quando nos meus calculos tinha que dar só empate, rsrsrsrs.....enfim, o gostoso do futebol é isso; depois que deixamos de jogar, ficam-nos, os palpites malucos, as contas desesperadas, etc.
viva o futebol, abaixo os cartolas.

abraço

daniel razon

Anônimo disse...

Caraca , esse Daniel e bem secador mesmo , ve se te liga e vai torcer pro teu gremio falido cara!

O cara faz um blog maneiro pra vc fica com esse papo de barata veio.

Muito legal seu blog Edu , so ve se regula o acesso a certos individuos se não vira baixaria.

Gerson Lima.