quinta-feira, 12 de julho de 2012

Felipão triunfa mais uma vez, Palmeiras ganha sua segunda Copa do Brasil e está na Libertadores 2013


Não esqueçam que nos últimos 12 ou 14 anos passaram 26 técnicos pelo Palmeiras, passaram 262 jogadores, e essa é a equipe vencedora” (Luiz Felipe Scolari, na entrevista coletiva depois do título palmeirense).



O Alviverde volta a ser campeão de uma competição nacional após 14 anos, ao conquistar sua segunda Copa do Brasil batendo o Coritiba por 2 a 0 em Barueri, no jogo de ida, e empatando em 1 a 1 no Couto Pereira, na noite desta quarta-feira, 11 de julho – veja os gols abaixo.

(Falam que o último título nacional palmeirense tinha sido em 2000, com a tal Copa dos Campeões. Mas acho que, como título relevante, ou seja, tradicional, esse obscuro torneio pode ser descartado.)

Quem duvidou, viu outra vez Luiz Felipe Scolari elevar o Palmeiras ao podium dos campeões nacionais. Com um time limitado, é verdade, e que ainda jogou desfalcado de Valdívia e Barcos no jogo decisivo. E teve como adversário um Coritiba sem pegada, sem punch de campeão, que pecou pela incapacidade de fazer gols, tanto no jogo de ida como na partida de volta. Como o Corinthians de Tite campeão da Libertadores, o Palmeiras de Felipão triunfa sem encantar. Mas ambos triunfaram inquestionavelmente e estarão peleando na Libertadores de 2013.

Impressionante a capacidade de Felipão em mata-mata. Scolari acaba de ganhar seu quarto título na Copa do Brasil. Nenhum outro técnico venceu a competição mais do que uma vez. O gaúcho levantou o caneco por Criciúma (1991), Grêmio (1994) e Palmeiras (1998 e 2012).

Quero ver se tem um palmeirense macho pra vir falar mal de Felipão agora.

O time do Palestra Itália conquista sua segunda Copa do Brasil com o mesmo Felipão que, em 1998, ergueu a taça pela primeira vez, e que acaba de colocar ponto final à polêmica questão do chamado custo-benefício nessa sua mais recente passagem pelo clube. Além de tudo, o Palmeiras é o primeiro time brasileiro a garantir vaga na Libertadores do ano que vem. Qual o palmeirense que poderia querer mais?

Isso tudo traz lucro e auto-estima a um clube que estava carente de conquistas e precisava voltar a figurar entre os vencedores. Voltou. E, fazendo as contas, a relação custo-benefício acabou pendendo finalmente a favor do benefício. Felipão, mais uma vez, venceu. Com a ajuda inestimável de Marcos Assunção, peça sem a qual talvez não tivesse sido possível levantar o troféu.

Os gols da finalíssima:

9 comentários:

Paulo M disse...

Justo. Marcando saída de bola no início, o Palmeiras surpreendeu o Coxa, que entrou esperando um adversário mais passivo. Não foi um bom jogo, técnico, com muitas alternativas táticas nem grandes lances individuais (tivemos, nos 180 minutos de disputa, quatro gols de bola parada), mas não ficou aquém do que se esperava. Finalmente, um resultado que nos trará benefícios financeiros e esperança de funcionar como ponto de partida pra alcançar, quem sabe, degraus um pouco acima no futuro próximo. Bem colocado pelo post, os destaques ficam para o Felipão e o herói M. Assunção. E para o goleiro Marcos, que já tratou de lembrar nossos rivais que "o carrasco do Coringão está de volta". Fizemos o contrapeso, e o fim do mundo está adiado, ha ha ha...

João disse...

Quando surge o alviverde imponente
No gramado em que a luta o aguarda,
Sabe bem o que vem pela frente.
Que a dureza do prélio não tarda!

E o Palmeiras no ardor da partida,
Transformando a lealdade em padrão.
Sabe sempre levar de vencida
E mostrar que, de fato, é campeão!

Defesa que ninguém passa.
Linha atacante de raça.
Torcida que canta e vibra!!!

Defesa que ninguém passa.
Linha atacante de raça.
Torcida que canta e vibra
Por nosso alviverde inteiro,
Que sabe ser brasileiro,
Ostentando a sua fibra!

Felipe Cabañas da Silva disse...

Parabéns ao Palmeiras, parabéns ao Felipão, parabéns a jogadores como Marcos Assunção e Henrique, que tem se revelado um volante de ponta. O duro é que nem ganhando títulos os caras desencarnam do Corinthians. Freud explica.

O perigo no Palmeiras é que esse título sirva de cortina de fumaça para a baderna administrativa que está o clube. Creio que o título poderá dar uma falsa impressão de tranquilidade e reorganização. Vocês falam que o carrasco está de volta, como se a camisa e o histórico de freguesia (que não contesto) bastasse. Mais cuidado e mais respeito. O Palmeiras nesse momento tem o caixa detonado para reforçar o elenco para a Libertadores, cenário administrativo público e notório que a remuneração pela CB não vai mudar muito. Sinceramente, se o desejo do Palmeiras é nessas condições cruzar com o Corinthians na Liberta de 2013, que venham, porque nesse momento sou muito mais Corinthians e talvez finalmente nós possamos vingar os timaços de 1999/2000 que caíram ante os times truculentos de Luís Felipe Scolari.

marco a ferreira disse...

Hoje, saí cedo, 06 e pouco.Não vi o jogo, estou sem tv, longe de futi e otras cositas... Já na ua vejo um jovem,camisa verdona e brilhante, eita meu deus! Aí me toquei, o palmeiras ganhou. Mas bonito mesmo,é que ia chegando um companheiro, do carinha, com uma camisa outra, branca com detalhes, sic, verdes. Se tocaram a mão, tinha que ver...lindo, é verde éa paz. Salve Paulinho, salve Ale, e salve toda a torcida palmeirense.

Leandro disse...

Por conta de alguns fatores, sendo o principal deles a ausência do SCCP no certame, se somarmos o que eu acompanhei da Copa do Brasil ao longo de 2012 não chega a vinte minutos de bola rolando.
Então, me limito a cumprimentar os adeptos do time de Scolari pelo ingresso no seleto grupo de campeões invictos, grupo que o Timão integra desde que bateu o Grêmio do mesmo Scolari na final de 95.
E como não acompanhei quase nada, sequer tenho elementos para avaliar se procedem ou não a choradeira dos torcedores paranaenses e as ilações da mídia de lá e de cá. Ilações, diga-se, muito acima da média de um time que não conta com nem um-décimo da antipatia que o grosso da crônica nutre pelo rival da Zona Leste.
No mais, me perfilho ao conselho do irmão de arquibancada Felipe, mas não me iludo quanto à possibilidade dele ser seguido.
A vitória corinthiana na quarta-feira passada foi um golpe muito duro para a maior parte dos torcedores dos outros times de SP, e o amargor deste pessoal não vai embora tão cedo (ou jamais), independente das conquistas de seus times. Não vão esquecer, tampouco engolir.
Quem mandou supervalorizar este negócio? Cavaram o próprio túmulo com o tal papo de "virgem da América", que no final das contas mostrou-se acertado, já que o Corinthians ganhou o sulamericano de várzea sem nenhuma derrota.

Paulo M disse...

Felipe/Leandro, uma das qualidades mais apreciáveis do Marcos é seu espírito esportivo, seu lado humorístico, brincalhão. Claro que ele estava a fim de botar uma pilha, de tirar uma lasca, de brincar... Respeito o Corinthians, o Santos, o São Paulo, o Fla, o Flu, O Galo, O Inter,... relaxem, é fúti, é brincadeirinha...

grande abraço ao Marcão (Ferreira), lindo o relato

Alexandre disse...

Aí, Marco, salve, nada como a vitória e um título para se renovar e mais uma vez entrar para a história. Como é bonito a cidade de verde e branco!!!As bandeiras do Palmeiras "estão tremulando, torcida brasileira", como diria Fiori Giliotti. Vamos lá, então, Paulinho, João e palmeirenses do Brasil, vamos para a guerra da Libertadores, mais uma vez. E comemorar esse título, que já era hora. Valeu o Post, Edu
beijos

Felipe Cabañas da Silva disse...

Paulo, apesar de nosso inconteste carrasco, ídolo maior do nosso arquirrival e desse arroubo de fúria justificado (afinal de contas são 14 anos sem ganhar um título nacional de peso, desde a CB/98), o Marcão já deu mostras tão significativas de grandeza de espírito, de grandeza profissional, de caráter e humildade, que creio até que a provocação vai ser levada com bastante esportividade pela nação corintiana. Para mim, inacreditavelmente, é um profissional que está acima de qualquer suspeita. Só acho estranho tanta fixação com o Corinthians.

A título de comparação, se uma provocação semelhante viesse de outro ídolo arquirrival, Rogério Ceni, creio que um novo período de "guerra Majestosa" se iniciaria, com troca de farpas de lado a lado, sabotagens e provocações por vezes baixas. Temos uma séria dificuldade em tolerar o prepotente e arrogante Rogério Ceni, que, ao contrário de Marcos, é muito mais nosso freguês que nosso carrasco. Estranho, não? O que a simpatia não faz...

Paulo M disse...

Felipe, ouvi uma entrevista do Marcos pouco antes do jogo de volta na final entre Corinthians e Boca. Disse que ia secar o Corinthians porque sabia que amigos corintianos, em caso de vitória, ligariam pra ele e encheriam o saco a noite inteira, e por isso, se o Boca vencesse, ele faria igualmente. O Rogério Ceni tem um discurso zelado, político, ele jamais diria isso no rádio, e aí vc estranharia caso ele decidisse ser autêntico (e não seria). O que eu tive de ouvir de corintianos no trampo na quinta-feira depois da Libertadores não tá escrito. Mas faz parte, é legal, vc interage. Depois dei o troco com a Copa do Brasil e os caras riram. O futebol é universal e aproxima os rivais. Óbvio que tem muito de mídia nessa arquirrivalidade de Corinthians e Palmeiras. Como em Flamengo e Vasco ou Brasil e Argentina. Ninguém pode ter certeza sobre o que vai acontecer num clássico amanhã, que dirá daqui a um ano, e quem disse que vai rolar o Dérbi na Libertadores/2013! Mas isso é pra outro dia, primeiro temos é que nos livrar da zona vermelha do Brasileiro, he he.

Abrs.