terça-feira, 3 de julho de 2012

Corinthians x Boca: a hora da verdade. Mas que verdade?


Notei – via Google Analytics – que nas últimas duas semanas cresceu o acesso a este blog de internautas procurando apaziguar sua ansiedade frente à final da Libertadores, em busca de esclarecimentos dos céus, sinais, previsões, algo que indique de fonte extraterrena segura para onde vai neste 2012 o cobiçado troféu continental, cujo atual campeão é o Santos. Mas, infelizmente, o futuro não existe, meus amigos, e a popular frase “o futuro a Deus pertence” nada mais é do que um eufemismo para essa dura realidade. E, como eu já disse em post anterior, este blog não dá consultas espirituais.

A título de curiosidade, só para ficar em alguns termos de busca dos desesperados dos últimos dias, alguns digitaram esses termos em sites de busca (reproduzidos tal como foram originalmente digitados):

previsoes esotericas para corinthians x boca juniors

o que roberio de ogum diz sobre a final da libertadores 2012?

roberio de ogum revela quem ganha a libertadores 2012 corinthians ou boca juniors

premoniçoes para o jogo entre corinthians e boca

Alguns, ainda mais ansiosos, querem saber até os detalhes:

robério de ogum quanto vai ser o jogo entre corinthian e boca


Outros recorrem a futurologias de outros tipos, como:

previsão das cartas para o campeão da libertadore 2012

Enfim, o desespero e a ansiedade são tão grandes que às vezes o cara não consegue nem terminar de escrever a palavra inteira e já dá enter quando chega em corinthian ou libertadore. Pelo que entendo de Google, acho que nem precisaria tanto: basta chegar a corint que já se obtém alguma coisa, embora, claro, não uma resposta realmente esclarecedora, pois, como eu disse, o futuro não existe. É preciso considerar coisas mais terrenas também, como o que diz Paulo Vinícius Coelho em seu blog: “Para vencer, o Corinthians não pode permitir ao Boca fazer seu jogo de posse de bola. Tem ele, Corinthians, de trocar passes, pressionar. Ou perderá”.
Foto: Roseli Costa

A minha parte eu faço
 De minha parte, acho que a Libertadores e o próprio futebol perderão muito de sua graça se, com titebilidade ou não, o caneco for para o Parque São Jorge. Como disse o palmeirense Anselmo no Futepoca, no quinto item do post Só para secadores: sete motivos para acreditar e torcer para o Boca:

“5) Porque a Libertadores perderia o sentido

Muitos corintianos disseram e repetiram, nos últimos 20 anos – desde que o São Paulo faturou a competição – que o campeonato continental só existia para o Corinthians vencê-lo um dia. O egocentrismo ímpar não tem razão de ser, mas guarda uma pontinha de sentido se considerado que a graça da disputa vai diminuir. Celebrar presença em uma competição tinha um gosto de poder descascar um rival que ainda não tinha a conquista no currículo. Se isso mudar, diminuem as motivações.”

Misticismo e ciência

Outra coisa: a profecia (que pode estar baseada na matemática) segundo a qual o mundo acabará antes do Corinthians ganhar a Libertadores pode estar levemente equivocada, pois, como se sabe, em cálculos astronômicos qualquer milionésimo pode redundar em enormes diferenças. Então, pode-se interpretar que o mundo chegará ao fim se (e não antes de) o Timão conseguir realizar seu sonho. Note-se que aqui não estamos falando de simples esoterismos e misticismos, mas de astronomia, uma ciência. Há fontes que garantem que o Planeta X (termo usado por cientistas) ou Nibiru (como o denominavam os sumérios) aproxima-se da Terra depois de sua órbita elíptica de 3.500 anos. Nesse caso, a Libertadores e o Corinthians nada significam, já que, se Nibiru estiver mesmo se aproximando, fatalmente chegará (alguns calculam que será em 2012, outros apontam para 2038), seja qual for o resultado do jogo de amanhã. Mas vai saber. Pelo sim, pelo não, é melhor secar.

Assim, faço coro a todos os milhões de secadores brasileiros, principalmente paulistas, que concordam em que muito da graça do futebol acabará se o troféu ficar em São Paulo amanhã.

Sequemos, pois. Como disse o Anselmo no post acima citado: “é preciso secar. E agir com afinco. Vale mandinga, pé de coelho, folha de arruda, vela para o santo... Vale superstição barata, elaborada, requintada, metafísica...”.

Mesmo que você não acredite em nada disso.

14 comentários:

Anônimo disse...

Cabe aqui a música de sucesso da espetacular e corintiana Rita Lee: Deus me proteja da sua inveja, Deus me defenda da sua macumba, Deus me salve da sua praga... Anti-corintiano é tudo igual. Precisam da desgraça do Corinthians pra ser feliz. A inveja é uma merda! VAI CORINTHIANS!!!

Eduardo Maretti disse...

Bem, tive de ativar o moderador de comentários porque alguns estavam ultrapassando o limite do razoável, com baixarias impublicáveis.

Lamento a falta de humor dos raivosos.

Anselmo disse...

há q se torcer. ou que secar.

Roseli Costa disse...

Pois é. É chegada a hora do preparo emocional para o momento decisivo da tão cobiçada Taça Libertadores. Preciso – como são-paulina que sou e como tia de inúmeros corintianos que não seguiram meu conselho quando pequenos – de mais de 24 horas para "aceitar", "engolir" o veredicto, caso o Boca não vença. Como disse o blogueiro Edu, eu também fui uma que busquei pistas esotéricas para entender a “quarta-feira que não chega nunca”. Sigam minha conta: 04/07/2012 = 11+5 = 16 = 7. Sete! Dificílimo de interpretar na Numerologia. Ele remete ao tempo – que pode acelerar ou não passar – dependendo, é claro, é evidente, de que busca a pessoa faz! No esoterismo chinês (se é que se pode dizer isso), é um número de muita sorte, de ganhos inesperados... My God! Durma com esse barulho... Sorte do Boca? Do Corinthians? O tempo vai acelerar ou se arrastar para quem??? Gente, gente, loucura, viagem de uma amante do futebol...

No mais, tenho a dizer que sim (motivo número 5 do Anselmo): a Libertadores perderia muito de seu sentido se passasse às mãos dos gambás... Sim (motivo número 4 do Anselmo), ficariam no ar pólvora e gasolina juntas; ver o risinho dos corintianos no day after seria muito doloroso e algo propenso a violências verbais e/ou físicas (“tá rindo do quê?” – hahahahahaha, ainda bem que estou em férias):

“Porque não daria para trabalhar no dia seguinte – Uma eventual vitória do Corinthians no segundo jogo da final vai tornar todos os ambientes de trabalho, de estudo, de convívio insuportável. Onde houver corintiano, habitará um sorriso e uma felicidade jamais vista na história da República. E tudo isso para uma minoria da população (já que a maioria torce para outros times)! O governo brasileiro tem feito das tripas coração (e da arrecadação de impostos, isenção) para fazer a economia crescer e reagir, no segundo semestre, ao desaquecimento global. Se a maioria não vai conseguir trabalhar, como é que o país poderá produzir riqueza e renda para crescer? É um risco grande demais para o país.”


Mas... e se de repente for um dia maravilhoso, bem boquense, dia de sair à noite, de passar a madrugada na rua, com amigos, rindo muito e à toa, dizendo abobrinhas e festejando com outrora adversários? Para isso, fiz minha mandinguinha, que também sou filha de Deus: dei um nó em minha linda camisa em preto e branco e pus lá na lavanderia... Pode?! Tudo pode neste pungente momento do futebol!

P.S.: Palmas para a cara do Edu na foto (digna de um Oscar) e para a frase "Eu faço minha parte": impagáveis!

Leandro disse...

Não estou entre aqueles que procuraram tal informação/sinal aqui no Fatos Etc. por razões óbvias: Já sei o que encontar no blogue a este respeito. Mas confesso que procurei alguma informação sobre a última rodada do Br/12, e nada encontrei. Fica, então, registrado meu protesto.
E esta postagem me põe aqui imaginando o perfil destes "pesquisadores" do Google.
Seria a maioria de apreensivos corinthianos, ou de igualmente apreensivos secadores? Aqueles vislumbrando a primeira conquista desde 1910 (ou seria desde 1960, ou desde 22/04/1500?), e estes aflitos com a ameaça de sumir o último refúgio da mitologia do recalque anticorinthiano.
Seja lá qual for o perfil majoritário dos desesperados em questão, na condição de ateu no que se refere aos deuses da Libertadores e também aos de qualquer culto, só posso dizer que tudo isso (mandinga, astrologia, la copita, tabu, hecatombes terrenas ou futebolísticas, jogo da história, o Boca é o Brasil, o Timão é a Argentina..) constitui o "mais do mesmo" da interminável série "Pode parecer bobagem, e é...".
Mas a cara do blogueiro na foto realmente está impagável, e como seguidor do sensacional FUTEPOCA só me resta aderir (à bebedeira) e abrir uma gelada enquanto não passa toda esta catarse boco-corinthiana.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Amigo, freguês vestindo a camisa do inimigo é sinal de bom agouro. Estava evitando maiores provocações aqui no blog pelo grande respeito que tenho à família Maretti, mas como você resolveu pisar no calo, aqui vai o meu TCHAU SAN7OS. TCHAU 7 X 1 ETERNO... E CHUPA NEYMALA!

QUEM É NEYMAR? QUEM É GANSO? NÃO TOMAMOS CONHECIMENTO DESSES CIDADÃOS...

Felipe Cabañas da Silva disse...

Já que você fala em senso de humor, espero que o seu senso de humor prevaleça ao aceitar o comentário anterior. Afinal, ofensas não há.

Eduardo Maretti disse...

Bem, depois de um dia inteiro de churrasco na minha casa um dia desses, após tomar umas duas cervejas (rs), e pelo que se pode observar na minha mão direita, já à noite minha cara não poderia ser outra a não ser esta "impagável" mesmo.

Para ver como a missão de secador exige abnegação e até que deixemos de lado a vaidade (rsrs).

Quanto ao Br/12, vou tentar escrever algo em breve, mas confesso que não tá fácil.

E tem coisas, Felipe, que não me agridem, mas me fazem rir. Até eu mesmo me surpreendo com meu humor.

Paulo M disse...

Neste último fim de semana, ouvi de um corintiano o mesmo coro entoado aqui no blog dias atrás contra o Marcão: se o Timão vencer amanhã, ele vai torcer ferrenhamente para o Palmeiras ganhar a Copa do Brasil para esperar o Verdão na Libertadores de 2013 e ter a chance de vingar 99e 2000. "Não vou sossegar enquanto o Corinthians não der o troco no Marcos e no Palmeiras", disse o garoto. Ôôô, judiaria, sou até solidário, não é fácil mesmo. Mas infelizmente vou torcer pelo Boca, que, em 2001, surpreendeu o Palmeiras fazendo uma marcação saída de bola no Morumbi após o empate no La Bombonera. Não me espantaria deparar com a mesma situação amanhã, visto já ter o Tite adiantado que o Corinthians deve jogar na defesa, e sem blefe, pois o Timão joga bem postado mas não tem plano B dentro de campo, só sabe jogar daquele jeito, no abafa do Chicão, do Castán (quase negociado com a Roma), do Paulinho e do Ralf. Aliás, o que pode também comprometer o Alvinegro é o anúncio precipitado de desmanche do time na véspera de uma decisão histórica. Ouvi o Danilo dizer que qualquer lance dentro de campo pode ser decisivo. Mas se o Corinthians perder certamente a torcida vai apelar pro mercenário.

Alexandre disse...

Tem uma camisa do Boca sobrando aí, Edu? Hehehe.

Leandro disse...

Calma, dileto amigo Felipe.
É necessário compreender os fundamentos da anticorinthianada e não esquentar a cabeça com isso.
A verdade é que vivem acusando os corinthianos de narcisismo, de acharem que o mundo gira em torno do próprio umbigo, que tudo é o SCCP... Mas qual é mesmo a relação que estão fazendo de fim do mundo?
Estão relacionando o fim do mundo a um jogo do... Corinthians...
Então, a verdade é que, ganhando ou não, o mundo (que se vai acabar em 2012 ou não, não sei) sempre girou e seguirá girando em torno do... Corinthians.
Mas essas circunstâncias, cheias de bônus, também têm ônus. É preciso ter serenidade, estar atendo e forte.
Na vitória e na derrota: "Keep calm, and" Vai, Corinthians!

Eduardo Maretti disse...

Discordo, Leandro. Filosoficamente falando, não é que "o mundo sempre girou e seguirá girando em torno do Corinthians". Na verdade, o Corinthians é uma peça de um sistema (fazendo uma metáfora: um sistema solar), e não o centro dele. Em outras palavras (ainda metaforizando),o Timão é apenas um planeta, grande, é verdade, mas apenas um planeta. Pense bem: um simples meteoro poderia acabar com a vida na Terra! Um corpo celeste não precisa ser necessariamente grande para provocar o fim do mundo.

***

Análise do Paulo é plausível. Mas Tite não é bobo nem nada, caro Paulo - como até os corintianos pensavam. Ele foi pressionar o Santos, na defesa do Santos, em plena Vila Belmiro, enquanto Muricy Ramalho ficou lá, raciocinando.
Não dá pra subestimar o Tite. E por outro lado não sei se ele vai ser valente ou se vai começar se defendendo. E o que fará o Boca, que joga muito parecido? Talvez tudo dependa disso: quem vai agredir? Analogia: vencerá o estilo de xadrez de Garry Kasparov (lindamente agressivo) ou de Anatoly Karpov (chato e burocrático)?

Quem vai adotar qual estratégia?

João disse...

vai Boca!... vai PARMERA!

Anônimo disse...

CORINTHIANS MELHOR DO MUNDO

Felizmente, o Corinthians venceu o Boca Juniors, foi bem no brasileiro, venceu o mundial contra o Chelsea, contratou um grande jogador que é o Alexandre Pato, ira contratar o Dedé do Vasco, ira ser campeão de tudo no ano de 2013 esse é meu time de coração.