sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pastor que chamou vizinha do templo de “filha do diabo” pagará indenização


A 5ª Câmara de Direito Civil do TJ confirmou decisão da comarca de Palhoça, que condenou um pastor de igreja pentecostal daquele município ao pagamento de indenização por danos morais a uma vizinha do templo, a quem proferiu ofensas em noite de culto. “A senhora é filha do diabo e tem que se tratar com Deus”, afirmou o pastor em relação à vizinha, que conversava no portão de sua casa com a filha e o namorado desta.

A sentença de 1º grau arbitrou a indenização em R$ 1,5 mil. Em apelação ao TJ, o pastor alegou “legítima defesa da igreja e da própria fé que professa” para justificar os impropérios. Disse que a moça costumeiramente debochava dos frequentadores da igreja e que sua atitude foi, em verdade, de defesa contra tais ataques. Nos autos, entretanto, nenhuma testemunha confirmou esse comportamento da vizinha da igreja.

“Tem-se que o réu (…), por ação voluntária, violou o direito de crença da autora, causando-lhe ofensa, por discriminação e por falta de solidariedade e fraternidade ao seu patrimônio ético. Por isso, tem o dever de indenizar a autora”, definiu o desembargador Monteiro Rocha, relator da matéria. A decisão, que manteve integralmente a sentença, foi unânime (Ap. Cív. n. 2009.043906-4).

Fonte: TJSC
Publicado originalmente no site Consumidor Legal 

Comentário deste blog: além do importante valor de precedente desse julgamento, já que vivemos uma época de preocupante crescimento da intolerância religiosa (entre outras), só quero destacar ainda um trecho do texto do relator do processo, desembargador Monteiro Rocha:

“Ofensa irrogada por Pastor, em afronta aos princípios constitucionais da solidariedade, da igualdade e da fraternidade, contra pessoa que professa outra religião, caracteriza ato ilícito contrário à liberdade de crença religiosa da vítima, sendo presumido o seu constrangimento moral.”

Leia tambémCresce o poder político (e social) dos evangélicos no Brasil

Um comentário:

Mayra disse...

Nossa... só vi a manchete na internet sobre isso e não tinha me dado conta do significado político que vc percebeu. É aquela história que te disse dia desses: a polarização política no Brasil tá saindo do armário. O bom é que, neste momento, há importantes vitórias contra o povo das trevas no campo institucional.