quarta-feira, 16 de maio de 2012

Acidente com metrô em São Paulo deixa 33 feridos. Cadê o governador?

Fotos: Reprodução/ TV Globo

Da Agência Brasil às 12:01 desta quarta: “Aproximadamente 45 homens do Corpo de Bombeiros trabalham no resgate às vítimas do acidente ocorrido na manhã de hoje (16) entre dois trens da Linha Vermelha (Barra Funda/Corinthians Itaquera), na zona leste da capital paulista. Segundo os bombeiros, há 33 feridos. Dois deles, em estado grave”.

O acidente aconteceu entre as estações Carrão e Penha, na Linha 3 - Vermelha. As causas ainda estão sendo apuradas.

“Os feridos estão sendo levados para o Hospital Municipal do Tatuapé, Hospital das Clínicas e para a Santa Casa de São Paulo”, diz ainda a agência.

Apesar de toda a grande mídia na internet dizer que não há feridos graves, o iG afirma que “duas vítimas apresentaram ferimentos moderados, uma grávida e um homem com possível traumatismo craniano”. Ué, eu pergunto, traumatismo craniano não é grave?

Para o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, o acidente não foi por acaso. "Consideramos que a falta de profissionalismo e o avanço da terceirização e do amadorismo têm contribuído para uma série de problemas. Hoje foi mais um", disse Ciro Moraes dos Santos, segundo a Folha online.

Será muito difícil, caro leitor, ouvir os substantivos PSDB, tucanos, Geraldo Alckmin e José Serra, vinculados a episódios como esse, na grande imprensa. Apesar de o metrô ser administrado pelo governo do estado de São Paulo, ao ler a “grande imprensa” (online ou não) parece que o responsável pelo metrô é uma entidade alienígena desconhecida de um planeta distante.

Na própria matéria da Folha online acima citada o depoimento do dirigente do sindicato, com certeza editado, não menciona a palavra governo, nem nada parecido.

Superlotação: população tenta se virar
Mas o caos continua e as conseqüências da falta de investimento provocam situações cada vez mais graves.

Em agosto do ano passado, o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino de Melo Prazeres Junior, afirmou: “O Metrô vem de um atraso de décadas que, somado a mais gente no sistema e à expansão lenta, cria superlotação. O que aumenta mesmo são os problemas”.

Na ocasião, ele disse ainda que, em decorrência do corte de investimentos, levará mais de 30 anos para se chegar à meta de 200 quilômetros, e que, entre 2008 e 2010, o Estado de São Paulo utilizou 37% a menos da verba disponível para o metrô (R$ 5,95 bilhões de R$ 9,58 bilhões previstos). Leia mais sobre a matéria aqui .

Segundo o Jornal Hoje, da Globo, só este ano o metrô de São Paulo teve 90 problemas técnicos e elétricos.

PS: E a Soninha Francine? Será que vai dizer que o acidente de hoje foi uma sabotagem?

Leia também: O caos nos transportes e o cinismo do governador de São Paulo


Atualizado às 13:30

6 comentários:

Leandro disse...

Os inúmeros, quase diários problemas que o sistema CPTM/Metrô enfrenta de modo mais visível há cerca de dois anos e que culminaram no acidente de hoje tem uma raiz comum com o desastre recentemente ocorrido no metrô de Buenos Aires: ambos decorrem da onda maciça de privatizações e terceirizações promovidas por governos neo-liberais que assolaram os dois países ao longo da década de noventa.
Creio que os privatistas de SP estejam esperando um acidente de proporções tão grandes ou até maiores que o de Buenos Aires para começarem a investir pelo menos um pouco do muito que já pouparam até aqui.
Estes sujeitos vivem do lucro e não vão colocar a mão no bolso a menos que algo de muito sério aconteça.
Infelizmente, é improvável pensar num levante da população que provoque depredações mil e que ponha em risco o patrimônio que estes canalhas tanto defendem. Também é pouco provável uma re-estatização à moda das corajosamente promovidas por Cristina Kirchner e Evo Morales.

Gabriel Megracko disse...

"Bixo do coco!" São Paulo. Caos, indiferença e solidão. Acompanhado de "A Longa Viagem de Prazer" no metrô, na luz do sol que entra pela janelinha, me sinto mesmo numa estrada de terra isolada. E que diferença tem? E, se o trem bate, seria como se a carroça tivesse virado. Será que os cavalo se machucaro? O maquinista, coitado...? Antes fosse aquela minhoca gigante de lata viva da linha amarela que anda sozinha, sem cavalo nem maquinista. Mas já pensô se a jiboia morre com nóis dentro? Pior que Jonas dentro da Baleia viva. Oras, afinal temos desobedecido a Deus, não? Indo e voltando na lata de ferro do governador e depois indo nas igreja pra ver se algulém faz alguluma coisa. Agora, se nóis faiz as coiserrada, o governaador sofre como um cão sarnento abandonado na noite imunda, mas é só por dentro, por fora não dá pra vê. Se não sofre, já morreu.

Felipe Cabañas da Silva disse...

E sem esperança à vista. Com o conservadorismo arraigado da população paulista, o reich tucano-demista de São Paulo vai continuar no poder. A rede de trens metropolitanos de São Paulo é o exemplo maior da mentalidade antipopular, antidemocrática e anticivilizatória dos poderosos do PSDB/DEM. Para a troika demo-tucana, o transporte de massas merece ser tratado exatamente assim: como carro de boi. Eles não o utilizam. E o cínico governador sabor chuchu ainda tem a desfaçatez de dizer que: "o povo prefere ir apertadinho para chegar mais rápido em casa".

A cara do Brasil: a tal linha 4 amarela custou rios de dinheiro, cada estação dela é um monumento de quinta categoria, o trem é de ficção científica, mas o resto do sistema vive às traças. Só espero que a estação São Paulo-Morumbi, quando ficar pronta, seja a única de todo o sistema a ficar cor de rosa, porque alguma graça tem que ter nessa p#$%$^%$. rararararara. E tenho dito.

alexandre disse...

sem contar a carestia de indas e vindas de condução todos os dias
" eee, ooo, vida de gado, povo marcado, povo feliz"

Gabriel Megracko disse...

O PSDB - Produto de Substância Desconstituída Básica - parece ser um estudo cujo objetivo é identificar e destituir de seus hábitos as pessoas que têm o distinto costume de discernir as diferentes formas do ser. Por exemplo, eu posso estar sendo perseguido para ser destituído desses meus hábitos, porque quando olho pro José, um PSDB, não consigo realizar que dentro dele há órgãos como os meus, e tenho quase certeza disso... mas quando comento as minhas impressões, dizem que não estou regulando bem. Já no Geraldo, também um PSDB, parece que a substância que lhe salienta as formas é enxertada, o que seria uma tergiversão material do produto original, se estou certo. Pode ser que sua matéria interna seja de uma substância reconstituída de chuchu e hidratada com água gaseificada para inchar, coisa que só vi nele, até hoje... Não sei, muito estranho.... Devem ser valiosíssimos para a autópsia e análise da procedência, Provavelmente há um selo por dentro, identificando a origem do produto. Creio que seja alguma coisa importada de alguma empresa misteriosa, de alta tecnologia, algum experimento da NASA, da CIA, cadastrado com algum nome fantásmico...
Será que é aqueles sintomas daquela coisa de doido, isso? É o que dizem por aí, na internet, sobre um troço que chamam de "Esquizofrenia"... os estudiosos do assunto... Ai de mim! Também li que essas pessoas são internadas numas clínicas pra doido, tipo manicômio, mas eles dizem que é clínica e... ai!, posso tomar eletrochoque no manicômio! Ai meu Deus!, é assim que começa... dizem que a gente não não sabe mais o que é real... a gente começa a duvidar das próprias idéias... Mas também!, como eu posso entender a matéria desse "Produto de Substância Desconstituída Básica"?Deixa a gente em dúvida... porque se parece tanto com uma pessoa qualquer... e eu é que sou maluco? Ai, minha nossa, tenho certeza! É assim que começa! É só olhar um produto desses e a gente já começa a ficar confuso... não olhem, gente, não olhem... Caso encontrem um desses por aí, olhem pra parede, pra uma nuvem, uma bunda... qualquer coisa, mas evitem! Vejam a que ponto vou chegando já... ai, meu deus, Deus... ué... deus... dEus... d Eus? Isso também tá no meio? Ai, não faltava mais nada! d Eu s? Como é, pelo amor de... aaaaah!!!

Gabriel Megracko disse...

Bingo! Soninha Francine debocha de grave acidente em metrô e provoca indignação no Twitter:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/05/soninha-francine-debocha-de-grave-acidente-em-metro-e-provoca-indignacao-no-twitter.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PragmatismoPolitico+%28Pragmatismo+Pol%C3%ADtico%29