segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A maldição dos centenários

Gol de Love tirou Timão da Libertadores
No dia 22 de fevereiro deste ano, há mais de nove meses, publiquei um post (aqui), dizendo que os anos de centenários têm sido negativos aos grandes clubes brasileiros. Houve um corintiano irritado que afirmou em comentário: “Sempre que você quer zicar o Corinthians vem com esse pretexto de analisar imparcialmente”.

Bem, o Campeonato Brasileiro acabou, a temporada se foi, e o fracasso corintiano em 2010 (ano do centenário), sem um título sequer, confirma a "tese", que não é exclusividade do Corinthians, ressalto. Como escrevi no post de fevereiro, o único centenário de time grande que deu em sucesso foi o do Vasco da Gama, que aos 100 anos, em 1998, conquistou a Libertadores (mas perdeu o Mundial para o Real Madrid).

Em 5 de maio de 2010, com um gol de Vágner Love, o Flamengo eliminou o centenário Alvinegro da competição continental, como você pode relembrar aqui.

Veja abaixo um pequeno resumo das campanhas dos times nos anos de seus centenários (só o Vasco se salvou):

- Flamengo (1995) – Com Edmundo, Romário, Sávio e outros, foi um fracasso. Não ganhou nem o estadual e terminou o Brasileiro em 21° lugar de um total de 24 times.

- Vasco da Gama (1998) – Campeão da Libertadores.

- Fluminense (2002) – Campeão carioca. No Brasileirão (em 2002, o último antes da era dos pontos corridos), foi eliminado pelo Corinthians na semi-final.

- Grêmio (2003) – perdeu o título do Gaúcho para o Inter e terminou o Campeonato Brasileiro em 20° lugar (em 24 equipes).

- Botafogo (2004) – escapou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão (20° lugar entre 24 times).

- Atlético-MG – (2008) – não ganhou nem o dualista estadual. Ficou em 12° no Brasileiro.

- Internacional (2009) – campeão gaúcho e vice-campeão brasileiro (campeão foi o Flamengo).

- Coritiba (2009) – rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro.

- Corinthians (2010) – terceiro colocado no Brasileirão.

*PS: Atualizado à 00:31 (de terça-feira, 7 de dezembro)

2 comentários:

Paulo M disse...

Ainda bem que no centenáro do Palmeiras tem a Copa do Mundo no Brasil. Ninguém vai lembrar do Verdão, he he...

Felipe Cabañas da Silva disse...

Faz todo sentido.

Em primeiro lugar porque, por mais que queiram os cartolas e burocratas, planejamento não ganha campeonato. Planejamento ajuda, mas quem ganha campeonato é um bom time, bem comandado, jogando futebol com raça, e aplicado em vencer.

Todos os times planejam mundos e fundos em anos de centenário. Toda essa pressão extra-campo, que é bem idiota se formos pensar bem (que diferença real existe entre 99 anos e 100 anos? É puro folclore!), atrapalha muitíssimo.

Evidentemente o Corinthians não passou o ano em branco somente por isso. Precisamos de reforços para o ataque e a defesa, e deveríamos segurar as peças mais importantes desse elenco, como Elias, que infelizmente foi embora.
Perder o Mano Menezes atrapalhou bastante também. Em nenhum momento com o Mano no banco o time tinha ficado 7 jogos sem ganhar. Perdemos o campeonato ali.

Mas na libertadores o Mano estava no banco, o Ronaldo em campo, e perdemos.
Estou muito feliz que esse ano tenha acabado. Quem sabe no ano que vem, sem esse folclore estúpido com o século, possamos nos dedicar a jogar futebol.