sábado, 11 de maio de 2013

Passagem de ônibus ficará mais cara em junho, em São Paulo



Da Rede Brasil Atual

Após reunião de 45 minutos com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no gabinete da Presidência da República em São Paulo, na manhã de ontem (10), o prefeito Fernando Haddad (PT) disse em rápida entrevista coletiva que não há uma data definida para promover algum reajuste no preço da tarifa de ônibus. Mas a majoração é esperada para o mês de junho, segundo a assessoria do prefeito.

Haddad afirmou que o tema não constou da pauta do encontro com Mantega. “Não discutimos esse assunto porque isso já foi discutido em janeiro.” De acordo com ele, continua valendo o que foi dito naquela ocasião. No início do ano, o prefeito e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) fizeram um acordo para evitar que a majoração nas passagens tivesse impacto na inflação. “Nos comprometemos, o governador e eu, com o ministro Mantega de que não tomaríamos nenhuma providência até superar aquele momento difícil, em que a inflação estava ameaçando ultrapassar o teto, o que já está superado, felizmente”, declarou o prefeito.

Segundo ele, a discussão com o ministro da Fazenda girou em torno de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados sobre a dívida de estados e municípios. “São Paulo tem interesse prioritário nisso. É uma questão de sobrevivência. Discutimos também linhas de financiamento para obras de infraestrutura.” Haddad citou transportes, habitação e saúde como áreas que precisam "de grandes obras” em São Paulo.

Nos cálculos da prefeitura, a renegociação liberaria de imediato R$ 6 bilhões para investimentos. Há quatro propostas em tramitação no Legislativo federal, e o governo Dilma Rousseff tem sinalizado com a possibilidade de mudar o índice pelo qual atualmente é feita a correção dos débitos de estados e municípios com a União.

Nenhum comentário: