quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A história vai mostrar quem é José Dirceu


Pela segunda vez, o Estado brasileiro condena o líder político que, com Lula e outras lideranças, construiu o Partido dos Trabalhadores. Zé Dirceu foi banido pela via totalitária no regime militar (1964-1985) e agora pela via institucional da chamada "mais alta corte do país", com o amparo da mídia nacional


Como pode José Dirceu – um homem que lutou contra a ditadura, mudou de rosto para escapar das sombras no regime dos generais e assassinos, que construiu o Partido dos Trabalhadores, legenda que com Lula e Dilma fez um governo popular que pela primeira vez na história desde Getúlio Vargas olhou para o lado dos trabalhadores e oprimidos e para os interesses nacionais, e que pela primeira vez na história, desde sempre, olhou para o nordeste do país – ser condenado como um criminoso?

Como pode José Genoino – um homem simples que, como é sabido, nunca pôs dinheiro no bolso, ao contrário de figurões da República incensados pela mídia (até hoje) lacerdista de nosso país, casado com uma mulher barbaramente torturada pelos bestiais soldados do regime de 64 – ser desrespeitado, ele e sua mulher, Rioco Kayano, por uma horda de jornalistas imberbes que não têm a menor noção da história brasileira e talvez acreditem nos miasmas emanados pelo esgoto que se conhece como revista Veja?

Deixo essas respostas para o amigo, jornalista, professor e escritor José Arrabal, contemporâneo de Zé Dirceu (com o qual teve divergências políticas, inclusive), Arrabal que foi preso e torturado pela ditadura e que, como Zé Dirceu e Genoino e Rioco Kayano, é um sobrevivente.

                                                                             Alexandre Maretti
Zé Dirceu, João Paulo Cunha e o prefeito de Osasco, Emidio de Souza (2005)


Por José Arrabal

Zé Dirceu vai preso? Vai preso por uma condenação sem prova, mas a história vai recuperá-lo. A história é um lugar onde a ressurreição acontece. A história existe para isso. Veja Luiz Carlos Prestes. A história passará e mostrará quem é Zé Dirceu. Quem é José Dirceu? É um patriota que lutou contra a ditadura no Brasil. Poucas pessoas fizeram o que ele fez, e depois construiu o Partido dos Trabalhadores, um homem ao qual o Brasil só tem a agradecer. Zé Dirceu é equivalente a Marighella e Lamarca, mas é mais importante, porque ele sobreviveu. E eu pergunto: quem é Joaquim Barbosa? Um caçador de marajás.

Como pode o Supremo Tribunal Federal proibir colocar algemas no Daniel Dantas, o ministro Gilmar Mendes dar dois habeas corpus a Daniel Dantas, e o Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, quase acabar, ele, sendo preso? E Daniel Dantas está por aí, feliz da vida.

Houve coisas erradas, talvez, da parte de Zé Dirceu e do PT, mas coisas que são costumeiras na política brasileira, que houve no tempo de JK, da ditadura, que houve e há. O que acontece é que estamos vendo uma armação como sempre aconteceu neste país. Os conspiradores são os mesmos que vêm desde Carlos Lacerda, os que diziam que no governo de Getúlio Vargas existia um mar de lama passando nos subterrâneos do Catete. Getúlio se suicidou [1954], seus inimigos tomaram o poder e não tinha nenhum mar de lama no Catete. O que tinha era a Petrobras. O que tinha era Jango, ministro do Trabalho de Getúlio, dando aumento no salário mínimo dos trabalhadores.

A atitude contra a mulher de Genoino e contra Genoino, quando eles foram votar, foi um desrespeito. É uma prepotência totalitária de pessoas [os repórteres] que não têm noção da história.

Meus cumprimentos a Osasco, o olho do furacão no início desse julgamento do ‘mensalão’, que votou maciçamente no candidato do PT [Jorge Lapas], vice do também condenado João Paulo Cunha. Isso foi uma resposta do povo de Osasco ao STF e ao Joaquim Barbosa. Vai morar em Osasco, ministro Joaquim Barbosa!


xxxxx



Leia texto de José Genoino:
Esse julgamento ocorre em meio a uma diuturna e sistemática campanha de ódio contra o meu partido e contra um projeto político exitoso, que incomoda setores reacionários incrustados em parcelas dos meios de comunicação, do sistema de justiça e das forças políticas que nunca aceitaram a nossa vitória

Leia a carta divulgada pela filha de José Genoino, Miruna:
A coragem é o que dá sentido à liberdade

24 comentários:

marco a ferreira disse...

Vai morar em osasco, ministro joaquim barbosa.
Parece injusto , e e. mas a vida e de luta contra a injustica. Contra a covardia, aliada da injustica. Contra a hipocrisia de supremos ministros. Nao vou comprar nehuma edicao de hoje. Ja vi as capas. Edu vc q nao gosta de Baudrilard, esse julgamneto se encaixaria na teoria do Simulacro, da sociedade do espetaculo, Debord, que Berlusconi e seus comandados seguiam a risca! O julgamento nao e historico as edicoes tMpouco. Dizem q o jn entrou no momento do voto de m a mello, q er o ultimo voto, e verdade? Nao vejo tv, mas isso e cretino, desrespeituoso, nojento mesmo. Aa luta!
como era o samba, joaquim da silva xavier foi tRaido sem tRair jamais a inconfidencia de minas gerais....

Fernando Augusto disse...

Valeu pelo post, já está sendo replicado pelo Facebook.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Quanto mais o julgamento da "ação penal 470" se aprofunda, quanto mais factóides são sugeridos pelos discursos, debates, rusgas e veredictos, quanto mais edições sensacionalistas de jornais de segunda categoria são fabricadas, mais é difícil preservar o senso crítico e separar o joio do trigo. É uma inversão de valores como poucas vezes vi.

Insiro dentro deste contexto as falas apaixonadas que compõem o post, mas não as endosso. Se me recuso a crucificar José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares (a bem da verdade, os personagens que importam nessa "trama") como marginais imprestáveis encarnando o mal na Terra, porque não vejo provas contundentes e irrefutáveis de todos os supostos crimes - e pelo contrário, vejo narrativas fragmentadas e pouco sólidas saídas da boca de gente pouco confiável e disseminadas por quem de interesse -, tampouco aceito tratá-los como heróis revolucionários e patriotas crucificados por lutar contra o capitalismo, porque também não vejo provas contundentes e irrefutáveis de que a sujeira não aconteceu - e pelo contrário, vejo apenas discursos apaixonados e fragmentários também proferidos por quem de interesse.

Eu não sou petista. Sou de esquerda. As duas coisas não se confundem (um dia, talvez, no Brasil, já se confundiram, mas não se confundem mais). Não ser petista me qualifica justamente para saber quando o PT tem de ser apoiado e quando o PT tem de ser criticado, e também para buscar preservar a consciência das contradições do partido, que, atualmente, não são poucas. Infelizmente, o que é verdade e o que é mentira na "ação penal 470", tenho a mais nítida impressão que jamais saberemos.

Eduardo Maretti disse...

Felipe, data venia, tenho duas observações.

1) quando você diz "não vejo provas contundentes e irrefutáveis de que a sujeira não aconteceu", você está dizendo que quem é acusado tem que provar que é inocente. Isso é uma inversão de valores jurídicos, de preceitos dos direitos individuais consagrados na Carta das Nações Unidas em 1948, só incorporados pela constituição brasileira em 1988, em seu artigo 5°.

2) sobre não ser necessariamente petista para ser de esquerda: para mim, a discussão transcende o PT.

Luciano disse...

Edu..... tomei a liberdade de divulgar o link deste post no meu facebook. Simplesmente fantastico.

Eduardo Maretti disse...

Ô, Luciano, valeu meu camarada. Pode sempre tomar essas liberdades, hehe.

Marco, não sei se o JN entrou no momento do voto de Marco Aurélio de Mello. Não vi (aliás, só vejo esse negócio se muito necessário). Valeu pelo toque sobre Baudrillard. Quem sabe um dia eu mudo de ideia...

abraços a ambos.

Anônimo disse...

Sem comentários.
Os "Ilustres" corruptos por acaso deveriam assinar uma confissão ou um recibo para ser considerado como prova ? O problema do Brasil é uma turma como esta, que faz e comenta neste blog, que não entende de economia, de produção, de trabalho real. Quem está sempre se deitando e mamando nas tetas do governo não sabe ou não quer entender que a origem dos problemas sempre foi e sempre será o agigantamento do Estado, que leva inevitavelmente ao totalitarismo, e no caso do Brasil nas mãos do PT e de seus simpatizantes, a uma ditadura nos moldes de Coreia do Norte, Cuba, Venezuela. Por favor, vão ler um pouco de história, aprender com o passado e parar de falar bobagens.

Felipe Cabañas da Silva disse...

kkkkkkkkkk... O anônimo de cima veio nos divertir. Segundo ele, o Brasil de Lula é igual à Coréia do Norte dos Kim e eu é que preciso ler história?????

Os liberalóides são sempre assim: anônimos (têm uma dificuldade enorme para sair do armário e assumir o que são) e risíveis (têm uma dificuldade enorme de concatenar duas ideias que não façam parte das bobagens que tiraram da orelha dos livros dos "heróis" da escola austríaca). São tão irracionais e fanáticos quanto os marxistas radicais mais vulgares, aqueles que só leram o prefácio do manifesto comunista e se arvoram o direito de vomitar má filosofia e pseudo-verdades.

A essa sub-intelectualidade de direita que o anônimo acima representa, dedico meu mais absoluto desprezo e faço a ela um apelo: saia do armário e venha discutir com coragem aquilo que pensa e acredita.

Eduardo Maretti disse...

Pois é, companheiro, "Os liberalóides são sempre assim: anônimos".

Eles estão perdendo São Paulo, e não se conformam com isso. Já perderam Osasco, São Bernardo etc.

Este blog está aberto a comentários. Não precisa assinar como anônimo.

Eduardo Maretti disse...

PS: para quem não sabe: o TSE impugnou definitivamente nesta quinta feira (11) a candidatura do tucano Celso Giglio em Osasco. A decisão é definitiva. Jorge Lapas é o novo prefeito de Osasco.

Leia em: http://bit.ly/RjZAyb

Leandro disse...

O "ethos" progressista e libertário da Osasco operária das greves e da luta contra a Ditadura nos anos 60/70 volta a dar o ar de sua graça.
Parabéns ao povo de Osasco e aos ministros do TSE por sua coragem. Coragem que tanto faltou a ministros de um outro tribunal, próximo dali.
Quanto aos comentários do tal Anônimo, faço minhas as palavras do Felipe e reitero aqui o que escrevi noutras postagens: a desinformação e a criatividade da idiotia conservadora não tem limites, mesmos com estes se limitando a reproduzir todo o tipo de abobrinha produzida por gente do naipe de madame Maristela Basso, madame Miriam Leitão, "meninas(?) do Jô", Jabor, Alexandre Garcia, Reinaldo Azevedo e cia. bela.

Anônimo disse...

É incrível como esta turma marxista é unida ! Assim é perigoso sair do armário, eheheh ! Tenho que ser discreto pois 'tá tudo dominado', polícia federal, ministério público, não é mesmo ? Só faltava o STF... mas ainda bem que existe a Veja e alguns meios de comunicação para resguardar um mínimo de democracia neste país. Mas realmente estou mais preocupado do que na semana passada, se nós liberais não nos unirmos pessoas com a mentalidade de vocês podem acabar com o Brasil em poucos anos.
Para entender melhor a posição dos senhores, os sábios deste blog poderiam me fazer explicar o que significa a 'parceria' do PT nos últimos 10 anos com bancos, com Eike Batista, com Gerdau, com Bertin, com Friboi, com Marfrig, etc, etc. ? Estes caras e empresas estão bilionários e vocês ?

Felipe Cabañas da Silva disse...

Desculpe, anônimo, eu não tenho que justificar nada para alguém que não mostra a cara e tira sua "cultura" do esgoto sub-literário chamado revista veja.

Se quiser discutir comigo, mostre a cara, entre num debate franco, e por favor, vá ler mais do que a veja e o guia politicamente incorreto da história do Brasil e da América Latina. Realmente, com liberais que usam de argumentos infantis, que lêem sub-literatura, que não têm coragem para mostrar a cara, a esquerda vai continuar no poder por muito tempo. Ainda bem.

Eduardo Maretti disse...

"Os quase quarenta milhões de brasileiros arrancados à miséria são, segundo estes analfabetos funcionais em doutrina democrática, filhos da podridão, rebentos do submundo (...)

"Excomungados os que conheceram luz elétrica pela primeira vez, os empregados e empregadas que aceitaram colocações dignas no mercado formal de trabalho, com carteira assinada e previdência social assegurada (...)

"Licitamente derrotados, os conservadores e reacionários encontraram no Supremo Tribunal Federal o aval da revanche. O intérprete, contudo, como é comum em instituições transtornadas, virou o avesso do avesso, experimentou o prazer de supliciar e detonou as barreiras da conveniência. Ou o Legislativo reage ou representará o papel que sempre coube aos judiciários durante ditaduras: acoelhar-se."

- Wanderley Guilherme dos Santos, em

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21061

Anônimo disse...

Felipe, vamos ser práticos: me responde o porquê da aliança do PT com os grandes banqueiros e empresários citados. A partir disto pode ser que eu reconsidere minha postura. Ah, esqueci de um outro bom negócio que o PT fez para o povo brasileiro: Banco Panamericano do Sr Silvio Santos! Me diga quem pagou a conta, por favor.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Ilustríssimo sr. anônimo, como eu disse no meu primeiro comentário, que vossa excelência provavelmente não deve ter lido (é típico dos liberais menos tarimbados uma certa preguiça intelectual), eu fiz severas críticas à heroicização de certos personagens políticos, e deixei claro que tenho consciência das contradições do PT, contradições que não invalidam ou diminuem, EM HIPÓTESE ALGUMA, as conquistas listadas pelo comentário do Edu logo acima. Gente como o sr. afirmava em 2002 que a eleição de Lula arruinaria o Brasil, destruiria a economia, isolaria o país no cenário internacional - e este discurso, capitaneado por uma campanha suja patrocinada pelo sr. José Serra e apoiado por gente como "a namoradinha do Brasil", Regina Duarte, ganhou repercussão nacional.

Pois bem, passados 10 anos da eleição do "sapo barbudo e semi-analfabeto" que a oligarquia brasileira tanto odiou, 10 anos depois que "a esperança venceu o medo", vemos que ABSOLUTAMENTE NENHUMA de suas previsões catastróficas estapafúrdias se realizou. Pelo contrário, levou-se a cabo no país uma série de políticas inclusivas e redistributivas, a economia continuou sólida, a oligarquia econômica continuou ganhando dinheiro a rodo, cresceu nosso papel político no cenário internacional (a diplomacia brasileira, antes tão apática e subalterna, passou a um papel de militância ativa sob Lula), milhões de brasileiros saíram da miséria, a produção agrícola continua forte, etc, etc, etc. Assim, as contradições listadas por vossa excelência são apenas uma pequena parte da história escrita pelo lulismo desde 2002. Que vocês batam tanto numa tecla menor e esqueçam completamente o contexto maior é típico de uma narrativa totalmente enviesada e pouco erudita.

Por fim, não cedo à sua pequena chantagem cínica (justifique isso acá que eu mostro meu nome acolá). Para mim o sr. pode continuar covarde e anônimo. Atualmente, esta é a cara de 99,9% da direitona brasileira esclerosada. Mais do mesmo...

Anônimo disse...

Felipe, tenho certeza que a sua erudição e "cultura" marxista se deve ao tempo disponível, pago por quem realmente trabalha neste Brasil injusto. Somente pessoas pouco ocupadas com um trabalho tem tempo para ficar defendendo tantas coisas e tentando deturpar a realidade que aí está. Nunca na história deste país se roubou tanto das e nas empresas públicas. E para terminar, tenho certeza que você ou é empregado público, ou tem uma teta numa ONG, ou recebe dividendos do PT, ou faz parte de alguma das empresa e pessoas que assaltam nosso BNDES.

Felipe Cabañas da Silva disse...

O bom de discutir com as versões ignorantes dos liberais é que eles mesmos se enterram numa lama de preconceito, ideias medíocres e crenças estapafúrdias. Nada do que eu possa dizer aqui é melhor para desnudar a estupidez da sub-intelectualidade de direita do que o conjunto de mensagens do Anônimo acima. Sem mais.

Renato disse...

Caramba... parece que a direita brasileira já começa a absorver o lado pior dos EUA. A Tea Party por aqui, com esse polarização forçada? Eca.

Edu, parabéns pelo post! Estou mais com o Felipe nesse assunto, porém. E a presunção de inocência que você citou vale para o sistema judiciário, ao impedir (em tese, ao menos) que se condene alguém sem provas. Mas opinião é outra coisa. É minha e eu formo com os indícios disponíveis, prova ou não, é meu absoluto direito. E minha opinião nesse caso, embora sem certeza absoluta, é que o Dirceu teve culpa no cartório sim. Não para se enriquecer, mas porque, na sua arrogância e desprezo (justificado) pelos políticos fisiológicos, achou que os fins justificavam os meios e que podia comprar os corruptos em prol que bons projetos legislativos. Concordo 100% contigo quanto à origem revanchista e lacerdista da reação da mídia e de certos setores sociais. E concordo com o Arrabal que a história dará a devida dimensão e importância de uma figura com a complexidade, os méritos e as falhas de José Dirceu, que definitivamente não é um mero criminoso ou corrupto desses que andam por aí às pencas.

Enfim: um abraço, capitão!

Anônimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa!...Vocês são "Massa de Manobra" do PT, seus otários.

Anônimo disse...

The Dodgers are tearing it up right now with a very young core -- James Loney, Matt Kemp, Andre Ethier, and Russell Martin in particular -- but none of these guys make your squad. [url=http://www.2012canadagoosepascher.fr]Doudoune Canada Goose[/url] The best way to get to Sooke is to drive; take Highway 14 (Sooke Road) SW from Langford.. There are jobs created in constructing the terminal, its supporting transportation infrastructure, and in operating it. Shaw or Wilde said : "Two countries divided by a common language." Now the thing is I'm not Wilde about Shaw and I'm not Shaw about Wilde, however, you've got to admit they had a point.
When you join the Disney Movie Club, you may provide us with your credit card information (website accepts credit card orders only). [url=http://www.icanadagooseca.com]canada goose jackets[/url] It m . [url=http://officialcanadagoosesoutlet.ca]canada goose sale[/url]
[url=http://flyballbags.com]canada goose online[/url] You are going to want to educate yourself regarding be capable of getting your hair all over the fact clean naturally, and all your family members if you find that do not blockageGHD Sale above the bed your hair to have harsh chemicals that will belt a resource box having to do with its natural oils. [url=http://www.onlinebeatsbydreoutlet.com]beats by dre on sale target[/url]

Anônimo disse...

Wodam8gan - Pipe Ceremony All Our Relations - Relations - Al8gom8mek The Abenaki language has a complex set of words that refer to family relationships. [url=http://www.2012canadagoosepascher.fr]Canada Goose Pas Cher[/url] Ceri ceva nesemnificativ, dar de aceeaşi natură şi greu de realizat. Select baby hats and a quality sun hat to keep the heat in. Attached pictures: The first 2 are of the old building.
Pursuing a goal with no means of measuring your progress is nothing but a wild goose chase. [url=http://www.icanadagooseca.com]canada goose chilliwack bomber[/url] This makes no sense whatsoever and it is you who is at fault here. [url=http://officialcanadagoosesoutlet.ca]canada goose[/url]
[url=http://flyballbags.com]canada goose chilliwack[/url] Short in addition to vintage, a delicate ribbons wrinkles the bend of the jeep, along with a shrill high-heeled echoes do not need too many shackles relating to the your feet, not to ever that footprints during the lower limb for both perimeters regarding Ce, generally along with generally pieces , gemstones with all the classic type. [url=http://www.onlinebeatsbydreoutlet.com]beats audio pro headphones review[/url]

Anônimo disse...

As well as BANKING SYSTEMS. [url=http://www.2012canadagoosepascher.fr]Canada Goose[/url] Unlike its competition, Provillus, through good research, is promoting a 2-step method of effectively stimulate hair hair follicles.. A solar tracker is an example of this, but it is an additional expense. its not cute or girlie it is strictly to market sexiness to YOUNG girls and making them belive that if they don't have these things and dress like that boys wont like them or they wont be "cool" i have a 9 yr old that would wear only short shorts and mid ruff if i let her (side note: we do not buy her closths like that - and when other people buy her clothing not approiate for a young girl the magickly disappear) Tis just another step to de-moralize our society and nation..
big deal!, EVERY and I repeat EVERY health system in the world has things that go wrong and Australia is no different. [url=http://www.icanadagooseca.com]canada goose outlet[/url] Some nurses began to work for wealthy households, but most nursing, as a profession, still took to the streets. [url=http://officialcanadagoosesoutlet.ca]canada goose for sale[/url]
http://flyballbags.com Or thus: Inasmuch as the Word was in the beginning with God, the Father gave Him to have life in Himself; but inasmuch as the Word w as made flesh of the Virgin Mary, being made man, He became the Son of man: and as the Son of man, He received power to execute judgment at the end of the world; at which time the bodies of the dead shall rise again. [url=http://www.onlinebeatsbydreoutlet.com]beats by dre vs sms by 50[/url]

Anônimo disse...

Recommended Pages:
debt consolidation loans bad credit
bill consolidation loans
bad credit debt consolidation loan
unsecured debt consolidation loan
unsecured debt consolidation loan
bill consolidation loans
bill consolidation loans
bad credit debt consolidation loans
unsecured debt consolidation loans
unsecured debt consolidation loans
bad credit debt consolidation loan
bad credit consolidation loans
unsecured debt consolidation loan
unsecured debt consolidation loan
debt consolidation loans bad credit