quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Acabou o ano para o Corinthians?


Por Fernando Augusto
(do blog Diga: Futebol)

Os muros do Parque São Jorge amanheceram na quinta-feira com pichações como “Gordo Safado”, “Time 100 vergonha” e “Fora Sanchez”. Os protestos aconteceram durante a madrugada, após a derrota por 2 a 0 diante do Tolima e a eliminação na pré-Libertadores.



Para aumentar a pressão sobre os jogadores, o técnico Tite e o presidente Andrés Sanchez, neste domingo, no Pacaembu, têm clássico contra o Palmeiras, líder do Paulistão.

Sanchez diz que mantém Tite no cargo, mas os protestos da torcida devem continuar neste fim de semana. “Vão xingar os jogadores, vão me xingar, vão xingar a comissão técnica. Torço e espero que não tenha agressão física a ninguém”, afirmou o presidente. Ronaldo, um dos mais criticados devido a sua forma física, se disse “atordoado” logo após a derrota na Colômbia. Ele tem contrato com o Timão até dezembro.

Palmeiras
O Corinthians não se recuperou do baque, mas o Verdão vai bem no Paulista. Lidera a competição com 16 pontos, cinco vitórias e um empate. O técnico Luiz Felipe Scolari, no entanto, disse que espera jogo duro às 17h de domingo. “Esse baque é difícil, mas o Corinthians sabe que tem um clássico, vai enfrentar essa situação e vai estar forte no domingo”. O Palmeiras vem de cinco vitórias seguidas, a última contra o Mirassol na quarta-feira por 1 a 0.

Corinthians e Libertadores
O Corinthians foi o primeiro time brasileiro eliminado na chamada pré-Libertadores. Além disso, o clube deixa pela nona vez a competição mais sonhada pela Fiel e já vencida pelos rivais paulistas. Veja a história do Corinthians na Libertadores.

1977 – Eliminado na primeira fase
1991 – Eliminado nas oitavas de final pelo Boca Juniors
1996 – Eliminado nas quartas de final pelo Grêmio
1999 – Eliminado nas quartas-de-final pelo Palmeiras
2000 – Eliminado nas semifinais pelo Palmeiras
2003 – Eliminado nas oitavas de final pelo River Plate
2006 – Eliminado nas oitavas de final pelo River Plate
2010 – Eliminado nas oitavas de final pelo Flamengo
2011 – Eliminado na pré-Libertadores pelo Tolima

PS de Fatos Etc.: Com a eliminação da Libertadores, o Corinthians disputará em 2011 apenas dois títulos: o Paulistão e o Brasileiro. Isso é muito ruim para o clube, não só falando esportivamente, mas em termos de investimentos, os quais, claro, deverão ser menores, tanto pela diminuição das boas verbas de premiações da Libertadores como as relativas a patrocínios atraídos pela visibilidade da competição continental.

*Atualizado às 13h36.

11 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

O time não é sem vergonha, e nem o ano acabou. A base é boa. Precisa trabalhar em cima dessa base e aposentar quem tem que aposentar. Foi um vexame histórico, que temos agora de engolir. Mas a primeira coisa que tem que acabar no Corinthians é essa obsessão idiota com libertadores. O Corinthians é o maior campeão paulista, tem 7 títulos nacionais, é campeão mundial interclubes sim, e em clássicos só perde em número de vitórias para o Palmeiras. A grandeza do Corinthians não se coloca em discussão e para os grandes os títulos internacionais acontecem naturalmente.

Foda-se a Libertadores. Um dia ela virá, e quando passar o primeiro boi...

João disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

domingão tem parmera e a crise na marginal sem n° vai auuuumentaaaar!!!

Paulo M disse...

O Corinthians ontem parecia mesmo um bando de 11 loucos em campo. Ou dez (menos o goleiro). Todo mundo correndo pra onde apontava o nariz. Organização tática nenhuma. Bom título pra um western: "Onze homens e um destino". Não estou nem tirando um sarro, não. Jogou mal demais! E acho que o Palmeiras tem muito mais bola do que esse Tolima, hein... Crássico é crássico e vice-versa, mas a coisa tá adversa...

alexandre disse...

Pô, já? Mas a Libertadores nem começou ainda e o Curinthia já foi! Nossa, que pressa!

Edu Maretti disse...

O mais engraçado é que até há pouco tempo o adjetivo "gordo" era tão carinhoso. Era "Gordo" pra cá, "gordo" pra lá. O "gordo" era o xodó do bando de loucos. Mas bastou essa derrocada impressionante do final do Brasileirão até a eliminação para o Tolima que o adjetivo mudou de tom. Nesta quinta-feira, liam-se simpáticas pichações pelos lados do Parque S. Jorge como: “Gordo safado”,“Fora Ronaldo”, “R9FDP” e “Ronaldo Maldito!”.

O povo é cruel. Como fã que sempre fui do Fenômeno, acho realmente triste que ele tenha um fim de carreira tão melancólico, tão lamentável, tão grotesco. Ver Ronaldo cair após uma dividida é triste. Ele poderia ter poupado sua própria biografia dessas cenas ridículas.

Em tempo: "Onze homens e um destino" como título pra um western é muito bom!

Xico Santos disse...

Edu & Cia.,

Esta paixão desenfreada que habita o coração e a cabeça de um corintiano é realmente um pavio encharcado de pólvora – matéria-prima de primeira qualidade para um belo romance.

Tive a sorte de ver in loco a quebra do tabu no começo de 1968... Corinthians 2 x 0 Santos. Chorei até. Estava ali na curva da arquibancada... Mas vocês nem vão acreditar: o único lance que minha memória registrou e ainda guarda deste jogo, pasmem, aconteceu logo no primeiro minuto. Edu (ponta esquerda da era Pelé) desceu pela meia esquerda, deu uma finta linda no assustado Oswaldo Cunha e soltou aquela perna esquerda, uma bomba... Caprichosamente a bola foi bater no travessão (de onde estava pude ouvir o barulho da jabulane, juro!); se aquela bola entra, o tabu continuaria. Certeza.

Bem, vocês podem achar que estou fugindo do assunto “Libertadores”, não, não mesmo... É que fico espantado com o amadorismo que envolve o time do Corinthians em alguns casos. Falo de um amadorismo que inflama nossos times, que faz com que, técnicos e jogadores esqueçam de uma coisa básica no futebol: associação.

A mim pareceu que a única jogada trabalhada pelo Tite foi a burrice de colocar os zagueiros jogando ‘em linha’; uma coisa que exige muito treino e tempo para adaptação. Nossos técnicos de futebol estão (quase todos) defasados. Mas isso é outro assunto, deixo pra outra oportunidade.

Abraços,

Xico Santos

Felipe Cabañas da Silva disse...

Eu sempre disse que o Ronaldo era um panzón safado, que não para de comer linguiça e encharcar a cara de chope.

Mas acontece que no começo, com o Mano, o Ronaldo jogou pra caralho, inclusive ajudou a dar banhos de bola em Santos, São Paulo e companhia LTDA.

Depois que o Mano foi embora o time nunca mais se encontrou e do fim do campeonato brasileiro para cá desandou. Jogadores fundamentais foram embora e não foram repostos, inclusive importantes para o bom futebol do Ronaldo, como o Elias.

A turba começa a atirar as pedras em quem tem mais evidência e ela reconhece como liderança. Mas o problema do Corinthians, no momento, não é só o Ronaldo. É preciso construir novamente um time competitivo em cima da base montada pelo Mano Menezes após a queda para a série B.

Edu Maretti disse...

Felipe, a base montada por Mano Menezes se esfarelou, não existe mais. Esquece.

Eu falei em posts neste blog que a saída de Mano, Elias etc enfraquecera o time, time que em 2011 tenderia a ganhar menos do que em 2010 (ou seja, nada) e fui contestado por você, que disse que eu estava sendo tendencioso. Mas agora você concorda comigo. "Depois que o Mano foi embora o time nunca mais se encontrou." Enfim, na minha opinião, 2011 vai ser cruel para o Timão. Não é questão de ser tendencioso, é realidade.

Abração.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Chicão, Alessandro, Jucilei, Ralf, Dentinho e Jorge Henrique fazem parte da base do Mano Menezes. Uma série de reservas também. Sem contar que o Mano colocou Ronaldo e Roberto Carlos para jogar. O Adilson Batista não deu certo. O Tite não deu certo. Fim de papo. O time tem jogadores muito bons, que corretamente comandados podem voltar a jogar. Não estou dizendo que a culpa da má fase é só do Tite, mas acho que ele o principal fator. Também acho que o Ronaldo precisa voltar a jogar, ou se aposentar logo de uma vez.

Não chamei você de tendencioso, chamei seu post, que puxava a sardinha para o alvi-negro da Vila Belmiro, "candidato a ganhar tudo o que disputar em 2011". No fundo você tem razão, mas sendo você santista, torna-se suspeito. Um Abraço!

Felipe Cabañas da Silva disse...

PS: Se o Corinthians perder amanhã, acredito que a situação do Tite será insustentável. Não posso dizer que ficarei chateado se isso acontecer.

Luciano disse...

chupa porcada.

PS> ainda estamos em crise. Bater em bebado nao tem graça.