domingo, 19 de dezembro de 2010

Saravá Eto'o

O destaque do Mundial de Clubes de 2010 foi um jogador africano, o camaronês Samuel Eto'o


Depois da zebra ter pintado em Abu Dhabi (Mazembe 2 x 0 Internacional), a final do Mundial de Clubes da FIFA, sábado, terminou com a lógica implacável: Internazionale 3 x 0 Mazembe. Foi um jogo entre fácil e sonolento. A superioridade técnica e tática da Inter era tão grande que, ao final do primeiro tempo (2 a 0 para os Nerazzurri), ninguém duvidava que o título já estava decidido. Ao final, 3 a 0 incontestáveis. A atuação da Inter de Milão mostrou por contraste como foi medíocre a participação do Inter de Porto Alegre na competição.

Já a performance do Mazembe, do Congo, campeão africano, mostrou que, como diz o amigo Luciano em comentário no post sobre a unificação dos títulos do futebol brasileiro, “o mundo não se resume em Europa e América”. O outro lado da moeda, a nota negativa quanto ao time do Congo, é a mesma da Copa do Mundo em relação às seleções africanas: os caras batem muito, é pontapé que não acaba mais. O que é decepcionante, para quem viu a seleção de Camarões de Roger Milla na Copa do Mundo de 1990 (eliminada pela Inglaterra nas quartas-de-final) ou a Nigéria campeã olímpica em 1996, times que encantaram pelo futebol alegre e despojado na era do gol-é-um-detalhe.

Em 96, a Nigéria eliminou o Brasil de Zagallo na semifinal dos Jogos Olímpicos de Atlanta. Em 2000, em Sydney, nas quartas-de-final, com Vanderlei Luxemburgo, fomos novamente eliminados na "morte súbita" por um africano, agora Camarões, nas quartas.

Hoje, vemos que o futebol africano abandonou aquela encantadora criatividade para adotar o estilo brucutu-mecânico europeu.

Notável é que o destaque do Mundial de Clubes de 2010 foi um jogador africano, justamente um camaronês: Samuel Eto'o. Que jogou uma barbaridade na competição. Na final, deu um show, não só pelo passe magistral de primeira para Pandev fazer o primeiro gol aos 12min do primeiro tempo ou pelo gol que fez (2 a 0) quatro minutos depois. Vejam abaixo.



Eto'o é um dos maiores jogadores de futebol da atualidade, e também da história da África.

Em entrevista em que foi para lá de simpático, ele disse ao Sportv depois de conquistar o título mundial que vai passar o Natal no Rio de Janeiro. Falou também que dia 28 de dezembro tem que estar em Milão para retomar a agenda da Inter.

Ficha Técnica
Internazionale 3 x 0 Mazembe
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
18 de dezembro de 2010, sábado
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Assistentes: Toshiyuki Nagi e Toru Sagara (Japão)
Gols: Pandev, aos 12, e Eto'o, aos 16 minutos do 1º tempo; Biabiany, aos 40 minutos do 2º tempo

Mazembe: Kidiaba; Nkulukuta, Kimwaki, Mihayo e Kasusula; Ekanga, Bedi, Kasongo (Kanda); Kabangu, Singuluma e Kaluyituka (Ndonga)
Técnico: Lamine N'Diaye

Internazionale: Júlio César; Maicon, Lúcio, Córdoba e Chivu (Stankovic); Thiago Motta (Mariga), Cambiasso e Zanetti; Pandev, Eto'o e Milito (Biabiany)
Técnico: Rafa Benítez

PS: como é irritante: nenhum narrador ou comentarista fala a Inter, a Roma, a Juventus. Eles falam o Inter, o Roma, Juventus. Que ignorância (ou arrogância).

Atualizado às 02:02

Um comentário:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Esse negócio do artigo (o Inter, o Roma) tem me irritado bastante também. E não é só narrador. Parece que já virou manual de redação. No jornal é a mesma merda.