terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Paulistão 2010 e os quatro (ou cinco?) grandes do estado

Eu gosto e defendo os campeonatos estaduais, ao contrário de quem quer matá-los e acabar com boa parte do esporte no interior. Mas o estadual engana muita gente que supervaloriza seus resultados, bons ou ruins.

Do meio para o fim é que os times do Paulistão começam a tomar corpo. No ano passado, o Corinthians de Mano Menezes iniciou o campeonato muito bem entrosado, com a equipe que subiu para a Série A do Brasileiro jogando um futebol ao mesmo tempo bonito e eficiente. Aquele time, há um ano, seria forte candidato ao título da Libertadores. Em 2010, a equipe parece menos azeitada e festeja demais antes do tempo.

Anos de centenários têm sido motivo de tristeza, vide Flamengo (1995) e Coritiba (2009), ou de nada-a-comemorar, como o Atlético-MG (2008), que nos seus cem anos nem o estadual ganhou. Mas, argumentaria um corintiano otimista, o Vasco da Gama levou a Libertadores no ano de seu centenário, em 1998. Ocorre que desde a conquista da Copa do Brasil de 2009 o Corinthians parece estar de férias. E Libertadores não se ganha com entrevistas coletivas. Essa será a disputa que vai mostrar de fato o nível de competitividade de Ronaldo e Roberto Carlos.

Não acredito que o Corinthians brigue pelo Paulista este ano. Sua meta é a Libertadores. O São Paulo também deve usar o estadual para se reorganizar, com a mesma prioridade. (Aliás, esse negócio de priorizar a Libertadores já virou uma moda enfadonha.)


O Santos teve um início promissor, jogando um futebol alegre e ofensivo, como manda a melhor tradição do Santos Futebol Clube: lembremos os times de 1978, 1995 e 2002, por exemplo. Ressalva: a torcida alvinegra não pode entrar no oba-oba por ter atropelado por 4 a 0 (quatro golaços) o fraquíssimo Rio Branco de Americana.

Mas os augúrios são bons na Vila Belmiro. Nunca vi o Santos campeão sem alegria, e a alegria parece estar presente atualmente na Baixada. Me parece que, se a torcida tiver paciência, esse time pode ir longe. Paulo Henrique, Neymar e Giovanni (este, na medida do possível) podem engrenar, guardados por um meio de campo onde Roberto Brum é importante, mas carece da companhia de outro volante por ali. Rodrigo Mancha é pesado e lento. Arouca, trocado por Rodrigo Souto com o São Paulo, onde foi subaproveitado, pode ser esse homem. Giovanni também está pesado e lento. Precisamos ver como se sairá num jogo mais pegado.

A Portuguesa, que bateu o Tricolor na primeira rodada por 3 a 1, quer voltar a ocupar seu lugar histórico, pelo menos segundo seu treinador, Vagner Benazzi: “Vamos voltar a ser o quinto time grande de São Paulo", prometeu.

O Palmeiras é uma incógnita, mas manteve o mesmo time do ano passado, além do treinador, está se reforçando e não terá a Libertadores como "prioridade”. Diego Souza é o diferencial. Tem na retaguarda o bom meio de campo com Pierre e o recém-contratado Edinho (ex-Lecce), que dizem ser bom (não conheço), além de Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi como opção. O problema do Alviverde, a meu ver, é justamente seu técnico: além do jogo feio, o estilo de Muricy não tem nada a ver com o futebol clássico identificado com o termo academia.

De qualquer maneira, se eu fosse apostar hoje, diria que a final será Santos x Palmeiras.

4 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

concordo com essa final...
quanto ao meu corinthians, reagi com a contratação do Roberto Carlos da mesma forma que reagi com a contratação de Ronaldo: esse cara está acabado, é jogo de marketing! Com o Ronaldo, graças a São Jorge, eu estava errado. Ele está jogando muito. Quanto ao Roberto Carlos, veremos. O Corinthians contratou algumas estrelas, e eu estaria completamente pessimista com relação à libertadores não fosse por Mano Menezes. Esse cara bota os desgraçados pra jogar. Foi pra final da libertadores com um medíocre Grêmio, e outros feitos... Com ele no banco acho que o Corinthians repete o feito do Vasco. A conferir... hehe
Abraço!

Eduardo Maretti disse...

Caro Felipe, respeito sua opinião, mas eu acredito em uma profecia: o mundo acabará antes de o Corinthians ser campeão da Libertadores. E eu não creio de modo algum que o mundo acabe em 2010!!!!

Paulo M disse...

Se o mundo não acabar antes, acaba no dia seguinte, pois o Corinthians ganhar a Libertadores com esse time de tiozinhos centenários é mesmo o fim do mundo! rs O Roberto Carlos é a demagogia em pessoa. Bem, quanto aos estaduais, acho que eles são boa parte do alicerce do futebol brasileiro, de onde vieram Sócrates, Raí (irmão do primeiro), Rivaldo, o próprio Roberto Carlos e muitos outros. Santos e Palmeiras têm grande chance neste ano.

alexandre disse...

É, muito holofote. Realmente, corinthians campeão da libertadores não caberia ao mundo, mas vale a pena tentar.
E pode ser mesmo que o estilo muricy não tenha nada a ver com a tradição palmeirense, mas acredito eu que o palmeiras esse ano não vai oscilar tanto quanto no ano passado porque terá uma equação feita pelo muricy já desde o início da temporada. Por isso pode ser que dê mais certo. Ou se não a queda será mais franca.