terça-feira, 19 de junho de 2012

Erundina: com Maluf, "vai ser difícil" engajamento da militância



Impressionante a capacidade que o PT tem de dar tiros no pé. Após duas grandes notícias em poucos dias – o crescimento de cinco pontos percentuais de Fernando Haddad no Datafolha e a entrada de Luiza Erundina na chapa de Haddad – eis que o ex-presidente Lula e o próprio candidato à prefeitura paulistana cedem às condições de Paulo Maluf para obter o apoio deste e hoje aparecem os três sorridentes nas capas dos jornais. Esse acordo tem o potencial de neutralizar em grande parte o capital que a entrada de Erundina traz (ou traria) à campanha? Só o tempo vai dizer. Mas a óbvia capacidade de liderança da ex-prefeita como um fator de mobilização e entusiasmo da militância certamente arrefeceu.

A deputada Erundina (PSB-SP) falou à Rede Brasil Atual sobre a aliança com Maluf. Perguntada se a aliança é desconfortável, ela disse: “É mais do que isso, é constrangedor.” A ex-prefeita afirmou ainda que o novo fato veio como “um balde de água fria” para ela e a militância.

E como convencer a militância a se engajar na campanha? “Vai ser muito mais difícil”, avalia. Antes mesmo de o acordo ser oficializado, “[os militantes] já diziam: ‘não vamos nos engajar se essa questão ficar definida a favor da aliança com Maluf’”, afirmou a deputada socialista.

Ela disse que o fato novo é uma “lamentável notícia” e que, se tivesse sabido antes que o acordo seria fechado, “com certa iria fazer exigência em relação a isso”.

Ouça a entrevista na íntegra:



Link |
Download


Nenhum comentário: