segunda-feira, 23 de junho de 2014

É Neymar e mais dez. Mas Camarões é tão ruim que não dá pra tirar conclusões



Resenha da Copa do Mundo [5 - segunda-feira 21 de junho]


Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil


Brasil 4 a 1, show de Neymar, num jogo em que o time finalmente ganha certa confiança.Vírgula.

Não dá pra considerar o péssimo time de Camarões como um parâmetro, como alguns comentaristas já observaram. O pior time africano da Copa, até o jogo de hoje, não havia marcado um gol sequer. Contra qualquer time razoavelmente bem montado, Neymar não sairia gingando no meio de buracos como os da defesa e de todos os setores do time de Camarões com aquela facilidade. Mesmo assim, o arremedo de time dos Leões chegou a empatar o jogo e dar alguns sustos...

As duas laterais brasileiras são vulneráveis, principalmente no setor direito de Daniel Alves, que parece um ex-jogador em atividade (vide o gol camaronês). Será um deus-nos-acuda se o arguto e inquieto técnico do Chile, o argentino Jorge Sampaoli, souber aproveitar...

A zaga brasileira parece segura, mas até agora ainda não enfrentou um ataque poderoso, e em alguns momentos das três partidas do grupo A deixou espaços preocupantes.

O meio de campo, como também já se observou, ganhou vida com Fernandinho no lugar de Paulinho, o jogador fantasma. Mas terá encorpado o suficiente para enfrentar times mais poderosos do que Croácia, México e o pobre Camarões?

Hulk, risível no ataque, onde Fred jogou um pouquinho, um pouquinho só, a mais do que nos jogos anteriores, e fez até gol. Mas só.

O Chile no sábado vai ser um jogo interessante. Será o melhor time que o Brasil terá enfrentado na Copa. Mas a tradição, a freguesia chilena e o fato de o time de Felipão jogar em casa deve no mínimo balançar a autoconfiança do time andino, que de resto parece que já começou a fraquejar ante a ótima seleção da Holanda. O retrospecto a favor do Brasil contra o Chile em Copas do Mundo é esmagador: 4 a 2 em 1962 no Chile (semifinais), 4 a 1 em 1998 (oitavas) e 3 a 0 em 2010 (oitavas). 11 gols a favor e 3 contra.

Jornal Marca da Espanha hoje
Retrospecto não ganha jogo e acho que esse deve ser o duelo mais difícil entre as duas seleções em Copas, mas aposto na vitória brasileira. "Se Neymar não jogasse no Brasil, o que seria de nós?", questiona José Trajano. Todos os jornais do mundo, da Itália à Argentina, da França à Espanha (foto ao lado, da versão online do jornal espanhol Marca) destacam a grande atuação do camisa 10. É como dizíamos no futebol de rua: "é Neymar e mais dez".

A outra oitava já definida será um grande jogo: Holanda e México. A tarefa dos holandeses, me parece, será mais difícil do que a dos brasileiros. 

Nas quartas-de-final nosso adversário será contra o 2º. do grupo D (Uruguai, Itália ou Costa Rica) ou 1º. do C (Colômbia).


6 comentários:

marco antonio ferreira disse...

Edu, acho igual. Camarões é tão ruim que não se pode tirar uma idéia da realidade deste time. Penso que contra omChile vai ser mais fácil que foi este último. O chile é diciplinadinho, .... melhor de jogar com eles que com os loucos dos camaroneses, sem noção!
O Trajano colocou bem, nós temos Eymar, os holandeses Roben messi da argentina, enfim quem ztem um cara assim tá vivendo dele. Podia rolar um filme ruim, tipo, o Brasil goleia o Chile, os chilenos, como os uruguaios, tem sangre caliente, Neymar se estranha, abusa, e toma um cartão. E não joga as quartas de final, E aí? O Oscar aparece e desequelibra? Lembro do campeonato sub vinte uns anos atrás. Neymar e Oscar estavam lá juntos, e foi assim, teve jogo que Oscar decidiu. Não lembro mais os detalhes, mas tenho uma lembrança boa daqule sub-20. O bom é que o campeonato está no meio e não tem como preparar mais nada, só seguir. Muitas surpresas. Hoje mais um gigante dançou, la vechia azurra. Seria raro o México ganhar de Holanda? Do jeito que está o campeonato ninguém pode duvidar, façamos nossas apostas. Tá bom o mundial, muito melhor que poderia se imaginar, ainda que com tapetão, tipo essa dura na costa rica. Sete pra antidoping. E pode é?

Eduardo Maretti disse...

Pois é, com tantas surpresas, nada se pode prever. Acho muito difícil o México bater a Holanda, mas vai que...

Esse negócio de "sangre caliente, Neymar se estranha, abusa, e toma um cartão" é um perigo mesmo. Pode acontecer. Eles vão provocar e morder o tempo todo (embora não literalmente, como o Luizito Suárez - esse é doidão mesmo - hehe).

Aliás, uma observação. Parece uma contradição que eu tenha dito que o Chile "será o melhor time que o Brasil terá enfrentado na Copa" e mais abaixo que a "tarefa dos holandeses será mais difícil do que a dos brasileiros". É que, por um lado, o Chile é um time com mais talentos, tipo Alexis Sánchez, tá jogando um futebol bonito (por isso "melhor time"), e pode aproveitar com esses talentos os buracos visíveis do nosso time (toc-toc-toc). Mas, por outro lado, acho que a escrita vai pesar pra eles (ou já está pesando), escrita que não existe a nosso favor em relação ao México. E, além disso, apesar de marcarem muito, mais cedo ou mais tarde os chilenos deixam mais espaços do que os mexicanos. O México, embora menos brilhante individualmente, é uma equipe mais experiente e sólida. Você vendo eles jogarem, parece que têm mais certeza ou confiança em si mesmos de que podem conseguir chegar lá. Conseguiram arrancar um empate do Brasil... Então, poderíamos dizer que estou errado e o Mexico é mais time que o Chile? Pode ser. Em futebol, todo mundo grita e todo mundo tem razão - rsrs.

Enfim, a conferir...

Eduardo Maretti disse...

Ah, Marco Antonio Ferreira, ainda faltou falar da gigante vecchia azzurra que dançou hoje. Acho que o Uruguai mereceu, mas a Azzurra sempre faz falta a uma Copa do Mundo... sou dos que pensam assim... Mas na outra resenha falo disso.
abraços

Alexandre disse...

La vechia Azurra ritorna a casa. Quem diria. Segundo um colunista espanhol, Julián Ruiz, o calor e a umidade do País estão "adulterando toda a competição". Não vi nenhum estádio alagado até agora. Engraçado também que os europeus tão até mais "bronzeados", reparem. Sendo assim, os espanhóis, italianos, europeus, têm mais tempo para pegarem mais bronze. Logo, os portugueses vão colorir mais nossas praias.. hehehe. E o Suarez, deu uma de cachorro louco. Parece que é costume ele morder em campo. A FIFA deveria relevar isso. Infelizmente a Copa perde um ótimo jogador com sua punição. Precisava-se dar um jeito de punir a FIFA também, metida em certas corrupções, julgando-se essa ser o maior exemplo de organização da Copa. Parece que ninguem viu, ninguem sabe de nada. Toca, Brasil.

Eduardo Maretti disse...

"cachorro louco" - hehehe. Tomara que ele esteja vacinado, para o bem da saúde do Chiellini.

De resto, concordo que a FIFA deveria ser investigada. Mas por quem? E como escrevi em post agora há pouco, no futebol tem essa coisa de punições sumárias e desmedidas, como no caso exemplar do goleiro chileno Rojas que foi banido do futebol...

http://fatosetc.blogspot.com.br/2014/06/colegas-e-ate-governo-uruguaio.html

Acho que o Suárez deveria ser punido sim, mas não da maneira que foi. Achei exagerado

Alexandre disse...

Também acho, punição severa, mas morder! cada uma!!