quinta-feira, 26 de junho de 2014

Colegas e até governo uruguaio inconformados com punição "desmedida" de Luis Suárez


A suspensão de 9 jogos e quatro meses do atacante Luis Suárez pela mordida no italiano Chiellini foi drástica. Os uruguaios foram tomados de um sentimento de inconformismo misturado a bravatas de que agora estão “más unidos que nunca”, como escreveu o colega de seleção e zagueiro Jose Maria Gimenez no Twitter.

Twitter de Matias Faral, assessor de imprensa da Celeste

Até a ministra do Turismo e Esporte do Uruguai, Liliám Kechichián, se manifestou na mesma rede social: “Nos dói a sanção desmedida. Agora é ver como ajudamos ao ser humano e como esse grupo consegue o melhor de seu amor à Celeste”.

“Suárez paga por haver eliminado a Itália”, esbraveja o atacante Javier Chevantón. “És verguenza total”, tuíta ele.

Acho que a ministra tem razão numa coisa apenas: o exagero da punição. No futebol tem essa coisa de punições sumárias e “desmedidas”. O goleiro chileno Roberto Rojas, banido do futebol, é o caso mais exemplar.

De resto, como Juca Kfouri, acho uma pena que a Copa perca um de seus destaques, que deu um colorido até aqui com seu talento e raça.

Mas como querem que o cara dê uma mordida em plena Copa do Mundo e fique por isso mesmo?

Na minha opinião, dois jogos de punição já estaria de bom tamanho. Mas eu preferiria um apenas, para Suárez enfrentar o Brasil nas quartas caso a Celeste passe pela Colômbia nas oitavas. Pois vão dar para a todo o sempre a desculpa de que foram eliminados da Copa por uma armação. Gostaria de ganhar deles com Suárez em campo.

3 comentários:

Enio disse...

Boa reflexão.
De fato, quem perde é a Copa.
Vamo la celeste!

Paulo M disse...

Vi os primeiros 10 ou 15 minutos desse jogo num bar tomando café. Quando voltei pra editora, depois do almoço, disse pro pessoal: "Itália e Uruguai tá uma pancadaria só." A Itália, principalmente, batia muito. Eu esperava, vendo aquilo, uns dois ou três cartões amarelos de saída. Mas o juiz, sabendo que dois latinos fariam um jogo que tinha pra eles a mesma importância de uma final de Copa, omitiu-se. As consequências dessa omissão começaram a aparecer na expulsão de Marchisio: levou cartão vermelho direto porque o árbitro percebeu, tardiamente, que estava perdendo o controle dos fatos. Estou vendo muita brutalidade passar batido nessa Copa, desde os amistosos em maio, não sei se por recomendação da Fifa ou se por distração dos juízes. Seja por um ou por outro motivo, o Mundial perde um craque que nos traria muito mais emoção, futebol e alegria. Mas Luis Suárez, diga-se, já foi suspenso por mordidas e racismo. E não deve ser nada ingênuo a ponto de não saber que a Fifa é fascista o suficiente para proibi-lo de circular com sua identidade por aí.

Eduardo Maretti disse...

Do jurista Dalmo Dallari sobre a punição (para ele justa) do uruguaio: “Ele deveria ter um tratamento. Aquilo não é aceitável numa prática esportiva. Nem tem interferência no jogo para que ele leve qualquer vantagem, leve a melhor num lance. É pura reação psicopática.”

Nessa matéria aqui:

http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/copa-na-rede/2014/06/advogados-aprovam-punicao-a-luis-suarez-9928.html