É interessante como quase nunca prestamos atenção às coisas da cidade em que vivemos. Estas são fotos de um lugar muito significativo, emblemático, da cidade de São Paulo. A rua São Bento liga o Largo São Francisco, onde fica a célebre Faculdade de Direito (que a partir de 1934 passou a ser da Universidade de São Paulo), ao Largo de São Bento, com os tradicionais Mosteiro e Colégio de São Bento.
Hoje com 83 anos, meu pai andava por essa região com 10 anos, em 1939, quando ele trabalhava para seu irmão muito mais velho, que tinha uma alfaiataria, fazendo entregas e serviços de office boy. Numa cidade em permanente transformação, esse é um lugar que fascina porque hoje ele é, sob a chuvinha chata, praticamente como era há 73 anos, quando meu pai por lá andava sob a mesma chuvinha chata desta quinta-feira de janeiro de 2013.
Fotos: Eduardo Maretti (clique nas imagens para ampliar)
Rua da Quitanda com rua São Bento |
Rua São Bento |
Edifício York (rua São Bento) - detalhe |
Mosteiro e Colégio de São Bento |
Veja também, da série São Paulo em Imagens:
Estação da Luz
Escultura de fios
Verão na cidade
Outono na cidade
Nossa Senhora do Crack
2 comentários:
O "legal" de tudo - se é que podemos chamar de legal isso - é (depois) reparar nos detalhes de todos esses lugares que nos dizem tanto, mas que de tão apressados, nunca reparamos em nenhum detalhe. Perabéns pelas fotos, Edu.
Obrigado, Fernando.
É verdade. Você tocou num ponto no qual sempre penso quando ando por São Paulo.
Recentemente, mês passado, estive em Montevidéu e pensei nisso. A gente acha tudo tão lindo quando é turista, nos lugares em que somos estrangeiros, mas, "de tão apressados", mal nos damos conta das belezas que nos cercam no nosso cotidiano, em nossa própria cidade.
Postar um comentário