terça-feira, 26 de junho de 2012

Boca x Corinthians: a tradição contra o sonho


E chega então o grande dia. Boca Juniors e Corinthians começam a decidir a Copa Libertadores 2012 nesta quarta-feira, 27 de junho, em La Bombonera (e, como um luxuoso aperitivo, à tarde acontece a primeira semifinal da Eurocopa, às 15h45: vou tentar assistir para torcer pelos patrícios portugueses contra esses irritantes espanhóis).

Riquelme, o craque, e Danilo, o trunfo

O Corinthians, em sua sonhada primeira final da história. O Boca, em sua décima, tendo sido seis vezes campeão. Se ganhar mais uma, igualará o Independiente, que já levantou o caneco sete vezes (veja lista abaixo).

Das nove decisões que o Boca já disputou, cinco foram contra clubes brasileiros, das quais foi campeão em quatro oportunidades. Só perdeu uma final ante um time do Brasil, para o Santos de Pelé, em 1963. Cruzeiro (1977), Palmeiras (2000), o próprio Santos (2003) e Grêmio (2007) conheceram a impressionante mística xeneize numa final continental e levaram a pior.

O Timão esteve frente a frente com seu adversário desta quarta apenas uma vez pela Libertadores. Foi em 1991, quando o Boca eliminou a equipe brasileira com uma vitória (3 a 1) em La Bombonera e um empate (1 a 1) no Morumbi.

A última vez em que os times se enfrentaram foi em 2000, pela Copa Mercosul, e deu Boca. No jogo de ida, 3 a 0 para os xeneizes em Buenos Aires. Na volta, 2 a 2 no Pacaembu.

Favoritismo?

Quanto à final em si, já cansei de apontar favoritos nesta Libertadores e dar com os burros n’água. Pela tradição (sim, existe isso no futebol) o Boca é inquestionavelmente favorito. Mas tudo pode acontecer. Os times jogam muito parecido. A diferença é que os argentinos têm um meia que, quando inspirado, assombra e decide. Trata-se de Riquelme.

Vi a partida em que seu time eliminou La U em Santiago (0 a 0, após os 2 a 0 pro Boca no jogo de ida) e assisti a um grande jogo. Impressionante como o bom time chileno lutou até o último minuto, mandou bolas na trave e enfrentou o poderoso Boca Juniors de igual para igual.

Por incrível que pareça, o Corinthians ter eliminado o Santos na semi pode revelar-se uma ilusão. Isso porque, embora seja o meu Santos, vendo La U cair lutando como lutou, fiquei convencido de que o Peixe infelizmente era o mais fraco dos quatro semifinalistas. Não pelo time, mas pela apatia e falta de gana de vencer.

E, quem diria, o Corinthians tem em Danilo um grande trunfo. Já o vi ser muito criticado, mas a verdade é que é um jogador decisivo (fez o gol que eliminou o Santos), tem experiência e já ganhou uma Libertadores (que ironia) pelo São Paulo.

Confira os times que mais ganharam a Libertadores

7 títulos
Independiente: 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984

6 títulos
Boca Juniors: 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007

5 títulos
Peñarol: 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987

4 títulos
Estudiantes: 1968, 1969, 1970 e 2009

3 títulos
Nacional: 1971, 1980 e 1988
São Paulo: 1992, 1993 e 2005
Santos: 1962, 1963, 2011
Olímpia: 1979, 1990 e 2002

Veja o post após o empate (1 a 1) em Buenos Aires aqui.

8 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Para mim, uma final que só será decidida no último minuto. Estou me preparando psicológicamente para tudo. Prorrogação, pênaltis, pancadaria, erros de arbitragem. Tudo. Boca Juniors, o "rei das copas", e Corinthians, mais humilde, além de terem origens semelhantes (ambos são clubes com origem no operariado urbano de Argentina e Brasil), são clubes épicos. Um encontro dos dois, numa final de libertadores, tem que ser épico.

Já disse por aqui e vou repetir: se formos vices do Boca Juniors não há nada a se lamentar. São Paulo e Palmeiras venceram a libertadores em cima de times como Newell's Old Boys, Universidad Católica, Atlético PR e Deportivo Cali. Sempre que pegaram times de grande tradição no torneio em finais, sucumbiram.

Considero que o Santos é o único time de São Paulo que pode se orgulhar de ter triunfado em Libertadores sempre sobre adversários expressivos. Peñarol e Boca, sempre temíveis, na década de 1960, e novamente o Peñarol, no ano passado, já um time de técnica inferior, mas com uma tradição de libertadores pesadíssima e que deu um trabalho monstruoso ao Santos na final.

Se ganharmos essa, companheiros, nunca mais um rival poderá abrir a boca (com o perdão do trocadalho) para espinafrar o Corinthians em matéria de libertadores. Se não ganharmos, aguenta a dose: vou passar umas duas semanas sem entrar no Facebook... hahaha...

Anônimo disse...

Acho que retranca por retranca vai vencer quem contratacar melhor, e acho que nisso o BOCA é melhor mais vamos ver a partida primeiro, o meu SANTOS nem jogou nem deu trabalho e o corinthians ainda ganhou ás gatas como todas as partidas da libertadores mais vamos ao jogo.

Leandro disse...

Sonho?!?
Que sonho, cara pálida?!?!?

Paulo M disse...

"Que sonho", Leandro!!?? kkkkkkkkk
Sem comentários. É ligar a TV à noite, abrir uma gelada, e dale Boca...

Cássio disse...

Desvalorizando os três títulos da Libertadores do São Paulo? O outro do Palmeiras? Que absurdo, que arrogância... Valorizando um possível vice-campeonato perante o Boca? Que falta de objetivo, de raça...

Luciano disse...

eh a primeira parte.... o importante eh o Sr. Sheik, o Sr. Jorge Henrique e o Sr Alessandro controlarem o temperamento.... o jogo será decido em SP seja qual for o placar de hj.....


CORAÇAO BATENDO A MIL POR HORA.... vem cerveja e VAI CORINTHIANS

João disse...

deve ser mto gostoso um fileh de gambah com corte argentino... dale boca!!!!!!!!!!!!!!!

ALEXANDRE disse...

TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR AO JOGO ESPANHA X PORTUGAL. OS PORTUGA PERDERAM. HEHE. JOGUINHO FEIO, SEM EMOÇÃO. O GAROTÃO CRISTIANO RONALDO NEGOU FOGO., PROVAVELMENTE PENSOU MAIS EM POSAR PARA AS CÂMERAS E ESQUECEU O PRINCIPAL; JOGAR BOLA. A ESPANHA CONSEGUIU NOS PÊNALTIS COM JUSTIÇA.
ABRAÇOS PALESTRINOS

E DALE DALE BOOOCA....
......
....