sábado, 3 de dezembro de 2011

Números justificam título corintiano, e Vasco conta com ajuda dos deuses do futebol


Noves fora zero, como se dizia antigamente, pode-se dizer que, se o Corinthians ganhar o campeonato, os pontos decisivos terão sido conquistados exatamente no embate com o Vasco da Gama. O confronto direto entre o líder e o vice-líder foi o seguinte:

6/07/2011: Corinthians 2 x 1 Vasco (Pacaembu)

2/10/2011: Vasco 2 x 2 Corinthians (São Januário)

O time paulista (hoje com 70 pontos) ganhou quatro pontos da equipe cruzmaltina (68), que levou apenas um no duelo. Se, por exemplo, tivesse havido empate nas duas partidas, o Vasco chagaria à última rodada com 69 pontos e o Corinthians teria 68.

Tite/ Reprodução
A matemática também justifica o título ficar no Parque São Jorge se se levar em conta o número de rodadas que cada equipe ficou na liderança.

O Vasco da Gama liderou a competição por cinco rodadas (ou 13,5%): 24ª, 25ª, 26ª, 27ª e 31ª.
O São Paulo foi líder nas rodadas de número 3, 4, 5 e 6, o que equivale a 11%.

O Atlético-MG terminou na ponta a segunda rodada e o Flamengo a primeira, ou seja, ambos os times comandaram a tabela por meros 2,7% da competição.

Todas os outros 26 rounds (70% do campeonato) terminaram com a liderança corintiana.

Além de todos esses números, a matemática ainda dá enorme vantagem ao Timão na rodada final, já que precisa de um empate com o Palmeiras, enquanto o Vasco tem de derrotar o Flamengo e torcer por vitória do Palmeiras no derby paulista (essa combinação dá a probabilidade de 1/9 ao time do Rio, ou 11% apenas).

Os deuses do futebol e o imponderável

Mas, como o ludopédio é um esporte mágico em que não raro o imponderável caminha pelos campeonatos e os deuses do futebol costumam impor suas vontades insondáveis e ilógicas, é exatamente nisso que o Vasco deposita suas esperanças.

Ricardo Gomes/ Reprodução
 Acho que o time da Cruz da Malta tem a seu favor a impressionante união, motivação e determinação do elenco, que foi enormemente influenciado pelo problema de saúde do comandante Ricardo Gomes, que, segundo se divulgou, estará no vestiário amanhã para participar da preleção antes do duelo com o Flamengo. Esse fator espiritual não deve ser desprezado, e acho que ele faz com que o Vasco seja favorito contra o Flamengo.

Do outro lado, no Pacaembu, não vejo favoritismo nesse jogo específico. Consta que, apesar do jogo de cena de Luiz Felipe Scolari, que fala da partida com certo ar blasé, dentro do clube a motivação do elenco palmeirense é muito grande e certas estratégias não reveladas, até para irritar os corintianos, estão sendo preparadas. O Palmeiras ressuscitou nesse final de Brasileirão; o ambiente melhorou 100% com a chegada de César Sampaio e a saída de Kléber; Marcos Assunção é um terror permanente com sua bola parada; Valdívia, apesar da inconstância, é um jogador perigoso e catimbeiro, que pode ser decisivo; e, enfim, clássico é clássico e vice-versa.

O Corinthians deve escalar Wallace, um zagueiro, para ocupar o lugar de Ralf, e isso pode ser perigoso, pois sinaliza ao adversário uma estratégia medrosa e pode atraí-lo para cima. O desfalque de Danilo me parece que será superado com vantagens por Alex, que é mais jogador, mais rápido, versátil e pode desequilibrar, seja no drible, seja no chute. E Jorge Henrique na vaga de Emerson Sheik é uma incógnita.

Resumindo tudo. O Corinthians é amplamente favorito ao título. Na minha opinião, o Vasco é favorito contra o Flamengo. E não há favoritos no derby do Pacaembu. Como vocês veem, será um domingo para corações fortes. E os deuses do futebol estarão à espreita.

8 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Eu detesto como o futebol tem ficado pragmático e, com o pragmatismo, tudo se torna passível de cálculo, com contas de aproveitamento, chances, não chances, combinações e etc.

Parece que todos querem livrar-se permanentemente do imponderável, das surpresas, do contraditório que faz a graça do futebol.

Não é demais lembrar quando os matemáticos davam o Fluminense com 99% de chances de rebaixamento em 2009, se não me engano, e após uma arrancada espetacular o flu se salvou. Ou quando o mesmo Flu estava numa situação dramática na primeira fase da libertadores de 2010, em terceira colocação, precisando derrotar o Argentinos Jrs lá e de uma combinação de resultados improvável e terminou se classificando.

Enfim, tudo pode acontecer dentro do relvado. Mas o que me deixa tranquilo não é que o matemático Tristão Garcia nos dá 88% de chances de título, mas que o time está jogando bem, vem de cinco vitórias em 6 jogos, sendo 4 seguidas, e tem raça, determinação e força de elenco para superar possíveis adversidades dentro de campo. Além do mais, desde quando o Palmeiras não vence o Corinthians dentro do Pacaembu? O Corinthians é muito forte em clássicos dentro do Pacaembu, especialmente com a torcida a favor.

O Vasco pode ser campeão? Claro que pode, como eu já disse em outra ocasião. O campeonato está aberto. Mas vai ser muito difícil o Corinthians não conseguir esse empate que lhe separa da volta olímpica.

Leandro disse...

No ano passado o Corinthians também liderou pelo maior número de rodadas, bateu o Fluminense duas vezes, mas apesar disso tudo (não vou comentar aqui as entregadas de SPFC e Palmeiras) o caneco ficou com os aristocratas do RJ e nove entre dez jornalistas se apressaram em dizer que foi tudo justo, lindo e maravilhoso.
Estes aspectos também mostram que os números e qualquer lógica podem ser pulverizados dentro das quatro linhas.
Que o Corinthians é mais time que o Palmeiras ninguém nega, nem mesmo os palmeirenses, mas que qualquer coisa pode acontecer, inclusive uma vitória do Palmeiras que ajude a manter o título no RJ, nenhum corintiano tampouco vai negar.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Tens toda a razão, Leandro. Mas no ano passado quem chegou à última rodada como líder foi o Fluminense, que tinha uma situção completamente diferente da do Vasco hoje, com Muricy no banco fazendo um trabalho muito sólido. O Corinthians, por outro lado, estava desorganizado, após ter perdido Mano Menezes pra seleção e ter tentando Adilson Batista (que na minha opinião não foi um fiasco total, mas pegou o time em primeiro e entregou em terceiro) e depois ter contratado Tite a seis ou sete rodadas do fim.

O Corinthians de hoje, após muito trabalho, é um time muito mais sólido, e mostrou nas últimas partidas que não vai ser errotado facilmente nesse momento. Tudo pode acontecer, mas é bom lembrar que embora o futebol veja milagres e absurdos e viradas incríveis, na maioria das vezes, no mundinho do futebol pragmático, fica tudo no feijão com arroz.

João disse...

28/08/2011...

http://www.youtube.com/watch?v=S8GRANOM4YU

vai Parmera!!!

Mayra disse...

Luto pra todo mundo hoje. Se foi nosso Sócrates.

Paulo M disse...

Os fatores que pesam a favor de um e de outro são muitos: torcida (90%corintiana no estádio), desfalques, compromisso de ganhar o título, descompromisso de ganhar o título, mas compromisso com uma rivalidade histórica. A morte do Sócrates ("luto pra todo mundo") deve injetar mais raça e ânimo aos jogadores do Timão dentro de campo. O ambiente nas ruas me traz um sentimento nostálgico, quando ambos, Palmeiras e Corinthians, fizeram a final do Paulista com vitória palmeirense por 1 a 0, acho que no Morumbi, e quando o futebol era mais futebol e menos dinheiro, menos mercado. Vamos ao jogo, e, pra não fugir do clichê, que ganhe o melhor. Corintianos, saudações e boa sorte. Como se diz em teatro, merda pra vocês.

Edu Maretti disse...

Concordo com o Paulo M: "A morte do Sócrates ("luto pra todo mundo") deve injetar mais raça e ânimo aos jogadores do Timão dentro de campo".

Mayra disse...

SALVE O CORINTHIANS!!!!!!!!!!! Linda a festa, apesar dessa morte hoje - tão Corinthians, como disse o Tiago.