quarta-feira, 23 de março de 2011

Após inúmeros adiamentos, estação Butantã do Metrô começa a operar dia 28

Estação Butantã/ Foto: Carmem Machado

Depois de muitos adiamentos, o governo de São Paulo finalmente vai entregar a esperada estação Butantã do Metrô, da Linha 4-Amarela, na próxima segunda-feira, 28, segundo o governador Geraldo Alckmin. Mas a estação, como as outras duas já inauguradas nesse ramal (Faria Lima e Paulista), vai entrar em operação para funcionar inicialmente apenas em horário reduzido, das 8 às 15 horas.

Segundo o governo, o horário passará a ser das 4h40 à 0h15 com a entrega da estação Pinheiros (aquela da tragédia do início de 2007), prevista para o fim de abril. Os adiamentos e promessas não cumpridas relativos a essa Linha 4 Amarela foram tantos até agora que tudo o que for promessa ou meta deve ser encarado com desconfiança.

De qualquer maneira, a incrivelmente esquecida região do Butantã, onde fica a USP, maior universidade do país, entra na era do metrô quase 40 anos depois de inaugura a Linha 1 Azul, na primeira metade dos anos 1970. O que, por um lado, é bom. Mas, por outro, já que metrô traz enorme especulação imobiliária, é muito ruim para os moradores antigos.

A Linha 4 Amarela está prevista para ser entregue em toda a sua extensão apenas no fim de 2014. Se concluída como foi projetada e prometida pelo governo tucano, ela terá 11 estações: Luz – República – Higienópolis – Paulista *– Oscar Freire – Fradique Coutinho – Faria Lima * – Pinheiros** – Butantã – Morumbi – Vila Sônia. Ao iniciar sua gestão como governador de São Paulo em 2007, após deixar a prefeitura no meio do mandato, José Serra (PSDB) prometeu que entregaria seis estações da Linha 4-Amarela em fins de 2008

*estações em funcionamento (das 8 às 15 horas)
** prevista para fim de abril

2 comentários:

Paulo M disse...

Nem a Copa do Mundo vai ajudar muito o sistema de transporte público em São Paulo. Alckmin já avisou (como se não devesse nada a ninguém, como se ampliar o metrô fosse um favor) que até 2014 apenas a linha amarela será novidade na cidade. A lilás, que vai levar o povo de Santo Amaro até a estação Santa Cruz, segundo ele não vai ficar pronta tão cedo (por causa da maracutaia na licitação durante o governo Serra). Tudo isso é absurdo! Nem vou falar mais. Hoje mesmo, nas linhas vermelha e azul, leste-oeste e norte-sul, respectivamente, eu sequer conseguia mover um braço. Tem que caber 10 pessoas em um metro quadrado! Vida de gado, povo marcado. E vamos votando errado (e depois reclamando de corrupção na fila do caixa da padaria).

alexandre disse...

Ôba, mais uma estação, vou dar um passeio. Será que é moderna? Vou passear no butantã.