quinta-feira, 3 de julho de 2014

As quartas de final



Resenha da Copa do Mundo [10 - quinta-feira, 3 de julho]


Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Felipão e seu capitão chorão Thiago Silva



O que espero da próxima fase da Copa do Mundo.


Brasil x Colômbia

Seria impensável antes da competição imaginar que uma partida de quartas de final da Copa do Mundo no Brasil reunindo a seleção brasileira e a colombiana fosse de difícil prognóstico. Mas a palavra para definir o que se pode esperar desse jogo é: imprevisível.

Técnica e taticamente o time de Felipão está dando nos nervos de quem entende e de quem não entende de futebol. São vários problemas conhecidos: ausência de um armador no meio de campo, ligação direta, laterais fracos, atacantes inoperantes (não apenas por não haver quem os abasteça de bolas, mas porque são fracos mesmo).  Jô é tão pior do que Fred que a opção que Scolari utilizou no treino como opção no lugar de Fred foi o volante-zagueiro Henrique, amigão do técnico. Até mesmo o “general” Felipão aparenta estar meio perdido.

Fora tudo isso, há o problema emocional. Tostão escreveu que, ao contrário da opinião geral, ele vê como positiva a emoção e a choradeira dos jogadores. “...a onda é dizer que o problema maior da seleção é emocional, que os jogadores não suportam a pressão e que choram demais, como se o choro fosse incompatível com a razão e a lucidez. Penso o contrário. O que salva a seleção é o envolvimento emocional dos jogadores”, disse. A opinião de Tostão é sempre respeitável, mas discordo dele. Como dizia minha avó, "tudo o que é demais enjoa". É choro demais. Um time emocionalmente desequilibrado, em que o capitão (Thiago Silva) pede pra não bater pênalti e fica sentado na bola chorando é meio ridículo. Espero que Tostão tenha razão, mas...

Enfim, não se pode cravar que vai dar Brasil. Mesmo assim, não sei por que, minha intuição me diz que passaremos pela Colômbia. Mas não sei se é intuição ou simples coração de torcedor.

França x Alemanha

Um jogo de difícil prognóstico. Acredito no favoritismo dos germânicos, que têm um time mais sólido e bem montado do que a equipe francesa, que tem vários talentos individuais e um jogo rápido. Mas o time, me parece, deixa muitos espaços e não é muito compacto. A Alemanha venceu a ótima Argélia num jogo espetacular pelas oitavas. A França bateu a fraca Nigéria, e não creio que tivesse superado os argelinos.

Holanda x Costa Rica

Acho quase impossível que os centro-americanos vençam os europeus nesse confronto. Parece-me o duelo mais fácil. Acredito que a Holanda, que despachou o México, vença, não com muita facilidade, mas nos 90 minutos, sem prorrogação. A Costa Rica bateu nas oitavas a limitadíssima Grécia.

Argentina x Bélgica

Um jogo em que a Argentina é favorita, para mim. Mas é um favoritismo que pode ser contrariado. O time sul-americano, que derrotou a retranqueira Suíça, tem mais talentos, mas o velho problema de sua defesa vulnerável pode comprometer. E o goleiro argentino, Romero, não é confiável. Os rápidos belgas, porém, demonstraram no dramático jogo com os Estados Unidos que, ao contrário da Suíça, sua defesa confessa, se apertada, e o time não parece destinado a se retrancar. Se se abrir contra os hermanos, perderá. Posso errar, mas acho que dá Argentina.

Semifinais

O vencedor de Brasil x Colômbia pega o que sobrar de França x Alemanha. Do outro lado vão se enfrentar os ganhadores de Argentina x Bélgica e Holanda x Costa Rica. 

Meu palpite é de que as semifinais serão Brasil x Alemanha e Holanda x Argentina.


12 comentários:

Mayra disse...

Concordo com vc! E a final será... Brasil e Argentina no Maracanã!!! E seremos hexa, sem mto brilho, mas com gigantesca felicidade!!!

Felipe Cabañas da Silva disse...

Estou com sentimentos conflitantes a respeito da seleção brasileira. Apesar de tudo, contra o Chile, vi na seleção um time de futebol de verdade, não o pastiche de vitória fácil que muitos jornalistas por aí querem vender. Foi um time de futebol que venceu "no fio da navalha", com muitos sobressaltos e muito drama. Quer queira quer não, essa é a verdadeira graça do futebol: a imprevisibilidade, que você bem destacou a respeito dessa seleção.

Mas pra ganhar copa tem que jogar futebol. Torneio de alto nível é assim. Não dá pra ganhar só com o coração na chuteira. Aliás, ontem estava vendo uma mesa redonda do Sportv e um dos jornalistas (não me recordo exatamente qual) lembrou que esse chororô descontrolado está acontecendo de fato porque o time não está jogando futebol de copa do mundo. Aí todo jogo vira um drama. Se o Brasil tivesse despachado o Chile com um 3 x 0 e tivesse feito os 9 pontos que se esperava dele num grupo de adversários medianos, ninguém estaria falando de chororô.

A respeito das lágrimas, no geral concordo contigo. Longe de mim a mentalidade arcaica e machista segundo a qual "homem não chora". Homem chora. Jogador chora. Considero um dos mais memoráveis momentos da libertadores 2012 quando Paulinho, que foi um verdadeiro volante de aço durante todo o torneio, esteio do equilíbrio emocional daquele time junto com Tite, se ajoelhou no meio do campo e começou a chorar copiosamente tão logo o árbitro decretou o final da partida contra o Boca. Não espero que o jogador seja um Robocop insensível, senão fechamos os estádios e vamos todos jogar video game.

O problema é que o excesso de choro passa a impressão que os caras estão com certo desequilíbrio emocional. Antes dos pênaltis já tinha uns 5 jogadores chorando. Depois na entrevista o Júlio César mal consegue dizer duas palavras sem desabar a chorar sem parar. Não sei. Acho que os caras têm que controlar os nervos. Essa geração de jogadores da seleção é muito qualificada. No papel, temos time pra ganhar a copa com a mão nas costas. Na prática, no entanto, tudo é muito imprevisível...rs

Felipe Cabañas da Silva disse...

PS: Excluí o outro comentário pra corrigir uns errinhos... rs

Alexandre disse...

Seria bom acreditar nisso, mas estou meio pessimista. Se o Brasil tivesse um time brilhante, como deveria, seria mais provável, teria mais chances, mas esse time aí, chorão! Com Daniel Alves perdendo todas, não faz nada e ainda dá passes errados! Marcelo, corre, se esforça e ...!Fred!!Paulinho!!!!....bom, vou colocar minha cartola brasileira que comprei, vestir a camisa amarela com Luísa e torcer, com a vontade de ver um bom jogo. Vamos lá, galera...ainda temos um gênio em campo.

Eduardo Maretti disse...

Brasil x Argentina seria uma final para ficar na memória por uns 2 séculos, Mayra... hehe

Mas vencer o Chile no "fio da navalha" foi inesperado demais, Felipe, considerando que são nossos fregueses históricos e o jogo estava muito bom pro Brasil até os 30 minutos.

Também acvho que não dá pra ganhar só com o coração na chuteira.

E também longe de mim a mentalidade arcaica e machista segundo a qual "homem não chora". Só que está ficando muito exagerado, sintomático de que algo, ou várias coisas, estão funcionando mal. "O problema é que o excesso de choro passa a impressão que os caras estão com certo desequilíbrio emocional."

E, Alê, espero que torcer bperto da linda Luísa ajude a reverter teu pessimismo, ainda mais depois que Neymar estufar as redes colombianas!

Inté a todos!

PS: Felipe, eu também, depois de publicar o post (escrevi na pressa), tive que corrigir uns errinhos - hehe

Alexandre disse...

'Seria bom acreditar nisso', me referi ao que a Mayra disse, mas concordo com o Felipe Cabañas, só numa coisa que discordo: ninguém ganharia uma Copa do mundo com as duas mãos nas costas, Copa é Copa, imprevisibilidades não faltam. O time do Brasil está com medo. É necessário que se improvise e pra isso precisa-se de jogadores líderes, não medrosos. Não só um, mas tres, quatro, quanto mais l´deres, melhor. Só comissão não ganha Copa. Tomara eu esteja errado.

Felipe Cabañas da Silva disse...

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/07/1480517-felipao-diz-que-selecao-continua-com-uma-mao-na-taca.shtml

Essa postura "realidade pra quê" do técnico anda me preocupando. Com a mão na taça? É querer maltratar a inteligência dos torcedores. Essa postura de favorito, ainda mais não correspondendo ao rótulo dentro de campo, faz muito mal a todos os times.

Eduardo Maretti disse...

Também acho, Felipe. Scolari está parecendo o fascistoide do Zagalo, que em 1998 ficava com aquele papo babaca de "faltam 5", "faltam 4"... até chegar na França de Zidane.

Felipão é antiquado demais (tanto taticamente quanto como comandante de um grupo de jogadores) e tosco para o século XXI, mas infelizmente tudo muda no mundo, menos a CBF e seus eternos comandantes, entre os quais José Maria Marin (notoriamente ligado à ditadura!) e Parreira e Zagalo, que eram homens de confiança da própria ditadura militar.

O resultado é esse que estamos vendo.

Seja como for, acho que amanhã passamos. Mas, a julgar pelo trabalho do competente técnico argentino da Colômbia, vai ser foda... Espero que não... Veja o link:

http://www.superesportes.com.br/app/19,614/2014/07/03/interna-noticia,56391/raio-x-da-colombia-dissecamos-a-adversaria-do-brasil-nas-quartas-de-final.shtml

E o jornal El País detona o Felipão, mas aí já achei que o texto parece transparecer algum ressentimento espanhol...

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/07/02/deportes/1404328053_099520.html

Paulo M disse...

Gente, eu acho que vocês estão pessimistas demais com o time. Os caras choraram pelo medo de perder, pela emoção da vitória depois, sei lá... É bonito isso também, porque desmente a ideia corriqueira de que são mercenários e só jogam por grana. O único problema é que isso revela insegurança no time. Mas concordo com o Tostão. O Uol bateu hoje o dia inteiro na seleção porque não quer que o Brasil ganhe a Copa. O Felipão ia desmentir a bobagem que o Parreira disse um mês atrás e aumentar a crise interna? Os deuses do futebol, como diria o Edu, não permitem que alguém com o currículo do Carlos Alberto Parreira afirme, dias antes da maior competição de futebol do planeta, que "estamos com uma mão na taça". Vi isso ao vivo e me belisquei pra acreditar no que estava ouvindo. Só que o Uol pega e põe no título da matéria. O Uol avacalhou com a entrevista do Thiago Silva hoje à tarde e se deu mal, porque 70 ou 80% dos comentários de internautas abaixo da matéria discordaram do portal. O Brasil está se perdendo no segundo tempo das partidas. Foi assim contra a Croácia, contra o México, contra o Chile, porque em nenhum desses três jogos o time terminou o primeiro tempo com vantagem no placar, e aí, no segundo tempo, bate a insegurança. Sinceramente, não creio que o Brasil vai ganhar essa Copa. O Felipão confundiu Copa das Confederações com Copa do Mundo, escalou o mesmo time e a seleção não corresponde porque a cobrança de ganhar em casa sem um Ronaldinho, sem um Kaká, sem um Robinho é muito grande. E tem de vencer os adversários e o bombardeio da grande imprensa, que não entende que as pessoas não são máquinas. Acho que o Brasil ganha amanhã nos 90 minutos. Depois não sei.

Eduardo Maretti disse...

Paulo, não acho que eu particularmente esteja tão pessimista com o time. No post eu disse que "não se pode cravar que vai dar Brasil. Mesmo assim, não sei por que, minha intuição me diz que passaremos pela Colômbia". E num comentário acima escrevi que, "Seja como for, acho que amanhã passamos".

Ou seja, em outras palavras, a mesma coisa que você diz ao terminar seu comentário: "Acho que o Brasil ganha amanhã nos 90 minutos. Depois não sei".

Mas esse meu otimismo de brasileiro não pode apagar o que vi o Brasil (não) jogar contra o Chile. Foi a pior partida de Copa que vi do Brasil desde a final contra a França em 1998. Fala sério.. Sim, acho que os deuses do futebol foi que evitaram que a gente perdesse aquele dia do Chile, graças às traves e ao Júlio César que eu mesmo tanto critiquei. E se os deuses deram essa forcinha, acho que é porque tem algo legal pra acontecer depois -- hehe.

marco antonio ferreira disse...

...não sei, sei não, num sei, só sei que num sei que sei.
Ontem deixei uma plaquonha, matriz de gravura, no ácido e tive um contratempo e por último esqueci a pobre, ali aabandonada! Quando voltei ele tinha se desintegrado. Triste, mas o sinistro, sic, é que era, o desenho da bandeira do brasil....

Eduardo Maretti disse...

que que isso!