sexta-feira, 27 de junho de 2014

Oitavas



Resenha da Copa do Mundo [6 - sexta-feira 27 de junho]


Rogério Santana/ Goverj
Belgas simpáticos em São Paulo


As oitavas de final da Copa das Copas ficaram assim:


De um lado da chave (lado esquerdo):
Brasil x Chile
Colômbia x Uruguai
França x Nigéria
Alemanha x Argélia

Do outro lado da chave (lado direito):
Holanda x México
Costa Rica x Grécia
Argentina x Suíça
Bélgica x Estados Unidos


Se a lógica mais ou menos prevalecer, as quartas-de-final serão:

Lado esquerdo:
- Brasil x Colômbia ou Uruguai (não vejo favorito entre os dois sul-americanos no duelo das oitavas)
- França x Alemanha

Lado direito:
- Holanda x Grécia ou Costa Rica (não vejo favorito entre Grécia x Costa Rica nas oitavas)
- Argentina x Bélgica ou Estados Unidos (não vejo favorito entre Bélgica x EUA nas oitavas)

Então, ainda segundo a lógica, chegando à semifinal o Brasil jogaria com o vencedor de Alemanha x França, do lado esquerdo da chave.

Do lado direito, sairia a outra semifinal: Holanda x Argentina.


É o seguinte o número de classificados por continente entre os 16 oitavo-finalistas:

5 da América do Sul, 3 da Concacaf (América do Norte e Central), 6 da Europa e 2 da África.

Acho que tá legal, a proporção. A Copa é no continente americano, e é bonito que 8 seleções das três Américas (metade dos concorrentes) estejam ainda na Copa. Até mesmo os Estados Unidos achei que passaram merecidamente. Conseguiram uma grande vitória contra Gana (assisti o segundo tempo do jogo) na primeira rodada, levaram o empate de Portugal nos estertores da partida e perderam da poderosa Alemanha de 1 a 0. Não sou da galera que torce na Copa do Mundo politicamente. “Ah, vou torcer pro Uruguai por causa do Mujica”; “ah, vou torcer contra o imperialismo”; “ah, vou torcer pros africanos”; "ah, eu não torço para colonizador".

Futebol e política são coisas diferentes.

Eu, que já fui fã do futebol africano outrora representado por Camarões e mesmo Nigéria, hoje não torço para nenhum time do continente. São seleções violentas e que jogaram o pior futebol da Copa. Já na Copa passada, num jogo contra a Costa do Marfim, o meia Elano do Brasil sofreu uma entrada que quase quebrou sua perna e acabou tirando-o da Copa.

Achei ótimo que ficou um clima de Copa América, mas também não torci pra ninguém por ser bolivariano ou sul-americano. Uruguai x Itália foi um jogo em que fiquei dividido. Torci para os dois, se é que se pode dizer isso.

Admito que ainda sou meio conservador no tema futebol/Copa do Mundo. E por isso digo que teria muito mais prazer e expectativa por um Inglaterra x Holanda que poderia rolar nas quartas do que num Holanda x Costa Rica, que pode acontecer.

Adorei a classificação da Argélia, um país africano mas árabe e muçulmano. O país de Albert Camus (que adorava futebol) e dos antepassados do grande Zinedine Zidane, o melhor que vi jogar depois do fenômeno Maradona. Mas torci para a Argélia não só pela sua importância histórica e como contraponto à hegemonia ocidentalizada, especificamente a França, e sim também porque os argelinos jogaram um excelente futebol, também com raça, como os uruguaios, mas mais futebol.

Vi americanos e belgas circulando pela cidade de São Paulo hoje enquanto andei pela cidade. A Copa do Mundo está muito bonita no Brasil e espero que sabotagens, psicológicas ou não, promovidas por interesses obscuros, não atrapalhem o Gran Finale.

Em termos de futebol, o que passou, passou. Não adianta mais falar de Luis Suárez, Pirlo, Cristiano Ronaldo, Rooney. Eles estão fora da Copa, são baixas. 

2 comentários:

Vitor disse...

A Copa está interessante. Bons jogos, futebol jogado para a frente. Acho que Grécia, mesmo com seu futebol tosco, vai passar. E os Estados Unidos parecem mais time do que a badalada Bélgica.

"O que eu mais sei sobre a moral e as obrigações do homem devo ao futebol." Camus (Acho que a frase é mais ou menos esta)

Eduardo Maretti disse...

É, a frase do grande Camus é mesmo mais ou menos essa...

Também acho que os EUA parecem mais time do que a badalada Bélgica. É capaz de os americanos levarem essa.

E acho que a Grécia vai bater a Costa Rica.

Curioso pra saber como vai reagir o Uruguai depois da mordida... e de perder Suárez.