segunda-feira, 30 de junho de 2014

Brasil e Holanda por um triz



Resenha da Copa do Mundo [7 - Domingo 29 de junho]


Rafael Ribeiro/ CBF


Depois do drama brasileiro contra o Chile, da choradeira sem fim dos jogadores brasileiros e do futebol de baixo nível jogado pela seleção de Felipão, que por um triz e pelas traves não foi eliminada pelos chilenos, lembro do eu escrevi aqui no blog quando Scolari convocou os atuais 23 filhos de sua atual família em 7 de maio: “Brasil ou não, não lembro de um time campeão sem alguém pra se impor dentro de campo (...) A seleção de Felipão de 2014 tem seis jogadores que têm experiência de ter jogado a última Copa do Mundo (...) mas nenhum deles é líder (...) os jogadores da ‘família Felipão’ formam um grupo de jogadores sem brilho e inexperientes em Copa (...) Sei não. Não quero secar, mas essa seleção não tem nem líder nem pinta de campeã”.

Vi uma enquete na Espn perguntando se a choradeira dos jogadores brasileiros é positiva ou negativa para o time. Nem vi o resultado da enquete, mas, francamente, esse time não vai ser campeão chorando desse jeito. Até me emocionei com o choro do Júlio César, que queimou a minha língua e fez uma partidaça. Mas alguma coisa vai muito mal numa seleção brasileira que num mata-mata de Copa do Mundo contra (veja bem) o Chile tem como melhor em campo o goleiro. De resto, o time brasileiro tem um meio de campo medíocre, não tem reservas à altura do Brasil, seu treinador é antiquado, os laterais são fraquíssimos, os atacantes medíocres (Jô é ainda pior do que Fred) e por aí vai.

Apesar de tudo isso, acredito que passamos pela Colômbia nas quartas na sexta-feira se o time encontrar um mínimo de equilíbrio emocional e se acertar razoavelmente em campo. Mas a Colômbia do incrível camisa 10 James Rodrígues (o artilheiro do Mundial até aqui com 5 gols) sabe jogar futebol.


Holanda x México


Sneijder  arma o chute para fazer um golaço e empatar com México

Ouvi quem tenha torcido para o México e achou uma pena sua derrota para a Holanda por 2 a 1, em virada espetacular. Eu torci para a Laranja Mecânica contra o acovardado time mexicano do treinador Miguel Herrera, que, sem nenhuma razão, atribuiu a derrota ao juiz do jogo. Mas ele achou  que poderia eliminar a Holanda recuando ainda mais seu time já naturalmente fechado e tomou dois gols no fim. Castigo merecido. Reclamou do pênalti (que existiu) do zagueiro Rafa Márquez em Robben, mas se esqueceu de dizer que houve outra penalidade no primeiro tempo mais clara ainda que o árbitro português Pedro Proença preferiu não dar. Essas bravatas latino-americanas para mim já encheram o saco. O México nunca passou das oitavas em sua história em mundiais e mais uma vez chegou até onde o tamanho de seu futebol merece estar.

Castigado foi principalmente o goleiro Ochoa, um dos melhores jogadores da Copa, que estava "rezado" e defendia tudo, até sem querer. Tanto no 0 a 0 contra o Brasil quanto na derrota para a Holanda houve lances em que a bola bateu nele. Mas agora já deve estar no México. Adiós, Ochoa.  

Ganha a Copa do Mundo, que vai ser mais emocionante com uma Holanda nas fases decisivas.

Quanto ao outro jogo das oitavas, em que a Costa Rica ganhou da Grécia nos pênaltis, a única coisa a dizer é que os costa-riquenhos também já cumpriram sua missão. Vão se despedir do Brasil no sábado depois de jogar com a Holanda.

2 comentários:

marco antonio ferreira disse...

EhEh, estava esperando seu comentario. A questâo nem ė o que vc colocou, todos concordamos, mas a maneira. Muito econômico, mais económico que isso seria, time de merda! Mas sseria sem classe, como o futi de chile, ou méxico. Esses times são como cerveja, quando tem pouco agente sacode, faz espuma, e rende! Ou como jogo de truco com baralho cheio, mais divertido, mais blefes, etc, mas no fim o que vale mesmo são as manilhas. Foi um prazer ver o Mèxico sefu, depois daquela substituição, premia o jogador que fez o gol substiuindo-o, depois teve que voltar atrás, trouxe de novo um atacante, medíocre, o tal Chicharito....ben feito!
Agora Edu, ainda não entendi o jogo da holanda, sei que não tivessem o carequinha Roben já tinha ido também.
Mas é de se concordar, o mundial está bonito, muita emoção, sic!

Eduardo Maretti disse...

Acho que a Holanda varia muito o jogo e até o esquema tático de acordo com as circunstâncias. Talvez sem o Robben já tivessem caído, talvez não. Como saber? Contra o México eles cozinharam muito o galo, pra se preservar do calor intolerável de mais de 30° em Fortaleza. É interessante notar que a Holanda ganhou 4 jogos, sendo que 3 foram de virada. É difícil ver claramente as variações táticas pela TV. O jogador Huntelaar, que marcou o gol de pênalti contra o México, comentou que o time laranja usou 3 esquemas táticos ontem... Mas é difícil perceber tais sutilezas pela TV