quinta-feira, 3 de março de 2011

Santos se complica e Fluminense é a maior decepção brasileira na Libertadores

Não se pode dizer que o empate em 1 a 1 entre Santos e Cerro Porteño seja catastrófico para o time da Vila Belmiro. Mas é muito preocupante. Com a vitória na mão até os estertores da partida, deixou escapar dois pontos, que foram para o agora líder do grupo 5 Cerro Porteño, que tem quatro pontos, contra três do Colo Colo, dois do Santos e um do Táchira.

Esses dois pontos foram entregues ao time paraguaio pelo zagueiro e capitão (eu diria “capitão”) Edu Dracena, que fez um pênalti de várzea no atacante Barreto, do Cerro, aos 47 do segundo tempo. Francamente, minha gente, vocês acham que Edu Dracena deveria ser titular do Santos? O Peixe tinha feito 1 a 0 aos 10min também na etapa final, num pênalti claro do goleiro em Zé Eduardo, convertido com categoria por Elano. Veja os gols:




O Alvinegro encara agora o Colo Colo em Santiago do Chile.
Se por azar perder, ao acabar o “primeiro turno” da fase de grupos o time da Vila ficará quatro pontos atrás da equipe chilena e cinco do paraguaio Cerro Porteño, que em sua casa em Assunção, na mesma terceira rodada, deverá bater o fraquíssimo Táchira da Venezuela, time com o qual Adilson Batista jogou pelo 0 a 0 na estreia (leia aqui) e que o Colo Colo venceu por 4 a 2, na Venezuela mesmo.

Na minha opinião, a disputa com o Colo Colo pode ser uma espécie de mata-mata antecipado para o time ora treinado por Marcelo Martelotte. Com a esquadra chilena, o Peixe ainda tem os jogos de ida e volta a fazer. Se ganhar quatro dos seis pontos em disputa nesse duelo, o Santos poderia descartar o resultado com o Cerro no Paraguai. A situação santista ainda é relativamente tranqüila por isso, porque um brasileiro ser eliminado por um time chileno é quase impensável.

Quer dizer, o favorito Santos começa a fazer contas já após a segunda rodada. Creio que tem todas as chances de se classificar. Pode passar como líder da chave (como crêem os mais otimistas) como sequer ir às oitavas. Mas as coisas não estão fáceis, principalmente pela instabilidade reinante na Baixada. Talvez o grande erro tenha sido a contratação de Adilson Batista, mas ninguém poderia imaginar tanta lambança, e ele foi demitido com justiça, por incompetência (leia aqui). Teve três meses para estudar e armar o time e quando apresentou algo, foi tosco. Martelotte não pode fazer milagre.

Fluminense à beira do abismo

A grande decepção entre os brasileiros é o campeão brasileiro Fluminense. Após a derrota de 1 a 0 para o América-MEX, nesta quarta, o time de Muricy Ramalho soma míseros dois pontos finda a terceira rodada: empate em casa com o Argentinos Juniors (2 a 2) e Nacional-URU (0 a 0). Na volta, enfrentará argentinos e uruguaios fora e os mexicanos no Engenhão. O time do Argentinos Juniors tem sete pontos, contra seis do América, dois do Flu e um do Nacional.

Conjectura: o andar da carruagem pode acabar levando Muricy Ramalho à baixada santista. Desgastado no Fluminense, ele poderia ... vir a ser a tábua de salvação na Vila, talvez tardiamente para a Libertadores (ou não?), mas a tempo de tentar o Brasileiro. Delírio? Eu não gosto do futebol dos times de Muricy, mas no futebol brasileiro tudo é possível.

Ney Franco: com a palavra, Ricardo Teixeira
Parece que se espera ansiosamente a chegada ao Brasil de Ricardo Teixeira, nesta quinta-feira, pois o Santos pretende contar com o ótimo Ney Franco para comandar a equipe até o fim da Libertadores, e só o capo da CBF poderia dar o “sim” . O técnico campeão sul-americano sub-20 seria uma boa solução, tecnicamente. Mas eu tenho minhas dúvidas quanto a tudo o que envolve tal negociação, politicamente falando.

Atualizado às 12:41

11 comentários:

Luciano disse...

Edu... vcs demitiram o Adilson na hora errada. Acho que o SFC não se classificará para a próxima fase.

Esse empate (derrota) para um time de segundo escalão vai pesar mto...pode ter certeza.

Ah... boa leitura...rs

Gabriel Megracko disse...

Bom, a meu ver, estão todos cegos. O que o Santos apresentou ontem em campo tem uma única diferença: é o Santos. Ney, Zé e Dracena literalmente furaram chutes a gol na cara do gol (isso não vai acontecer de novo). Neymar acabou com o jogo (não venceu graças ao "cara de sono" Dracena). O Cerro é um timinho razoável que fez não sei quantas faltas pra não perder o jogo e devia ter tido seu goleiro expulso pelo conivente juiz... sem falar na bola que "bateu" na mão do paraguaio... enfim: se depender de uma sutil melhora depois do jogo de ontem, corintiano, pode chorar que o peixe voltou a jogar... e não se esqueça que o nosso maestro já vai voltar. Abraço.
Tá aí, publicamente.

Victor disse...

Murici com os meninos ricos e famosos da Vila pode ser bom. Já que o técnicos agora são por job, queiram ou não, a Libertadores tem a cara do Murici...rs

Glauco disse...

Essas furadas que o Gabriel comentou são um sinal de ansiedade que é, depois da saída do Adílson, um dos maiores inimigos do Santos. Sem esquema, os jogadores não se sentem à vontade em campo, o desentrosamento é claro e a necessidade de dar uma resposta ao torcedor também. Fora a série de contundidos que limita as opções do Martelotte - que não é nenhum estrategista, diga-se - um grupo nem tão difícil pode complicar a nossa vida. Mas acredito (ou quero acreditar) que vamos dar a volta por cima já em Santiago.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Cuidado hein Edu. Colo Colo é time marrento, copeiro, já ganhou libertadores e jogar com os caras em pleno estádio Nacional é parada duríssima.

Me lembrei que o Palmeiras, acho que em 2009, caiu no grupo do Colo Colo e foi decidir a classificação no Chile na última rodada. Ganhou com um gol meio cagado, do meio da rua, aos 42 do segundo tempo, sendo que o Colo Colo tinha batido o Palmeiras no Parque Antártica por 3 x 1. O Santos caiu num grupo relativamente difícil, e a situação não está pra peixe... hehe

Eduardo Maretti disse...

Felipe, não estou entre os mais otimistas nem com os mais pessimistas.

O Santos tem 2 semanas pra se recuperar da "derrota" de ontem. A Libertadores é um torneio muito cheio de situações inusitadas. De repente vai a Assunção e destroi o Cerro (um exemplo).

Como disse o Glauco, "acredito (ou quero acreditar) que vamos dar a volta por cima já em Santiago". Tudo vai depender de como vão se encaminhar as coisas nessas duas semanas quanto ao comando técnico do time...

Luciano disse...

ga... relmente voltou a jogar... vide resultados recentes...

soh não vou dizer q vcs são nossos fregueses pq os bambis ficariam com ciumes... temos q tratar bem os fregueses neh....

Ah.... CPF na nota?

Luciano disse...

obs.: meu óculos tem 1 grau e em perfeito estado... nunca quebrou e tal....rs

abs

Gabriel Megracko disse...

Depois voltaremos a esse post.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Sobre o Fluminense eu sempre disse nesse fórum que esse time do Fluminense não era nada do outro mundo, e se ganhou o campeonato brasileiro foi mais por incompetência dos adversários que qualquer outra coisa. E com ajudinha de tricoflores e palestrinos.

Fora que o Muricy Ramalho é a maior zica de libertadores que eu já vi. Se eu fosse santista não iria querer ele no meu time pra disputar a libertadores de jeito nenhum. Pensem bem...

Paulo M disse...

Felipe, esse gol (no link abaixo) foi cagado? Pra mim foi épico! Bem que vcs queriam um gol cagadinho desses contra o Tolima, hein...

http://www.youtube.com/watch?v=cBqRSJ89YKY