terça-feira, 22 de março de 2011

Hoje só Muricy pode dar um jeito no Santos

Futebol é uma das coisas da vida em que é mais fácil você mudar de opinião. Uns admitem isso, outros não. Nesse blog mesmo, eu fui bastante crítico de Muricy Ramalho. Como treinador, claro, pois não o conheço. Mas me parece ser um bom caráter, do tipo que cumpre sua palavra, como demonstrou no episódio Fluminense x Seleção Brasileira.

Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera
Como técnico, o uso freqüente do 3-5-2 e o estilo defensivo nunca me agradaram. Apesar de tudo, não se pode negar a competência de um cara quatro vezes campeão brasileiro na era dos pontos corridos (só Vanderlei Luxemburgo, com cinco, tem mais títulos do Brasileirão). No ano passado, o Fluminense de Muricy foi campeão brasileiro merecidamente.

"Só falta acertar valores”

Exatos seis meses após a saída de Dorival Júnior, uma experiência desastrosa com Adilson Batista e duas fracassadas com Marcelo Martelotte, à beira de um fiasco na Libertadores, sem comando, sem plano tático, o caríssimo time do Santos é um barco à deriva. Por isso, acredito que hoje a chegada de Muricy é desejada por quase a unanimidade dos santistas, este blogueiro entres eles. Um amigo meu de Santos me disse o seguinte: “diz a lenda aqui em Santos que só falta acertar valores”.

O técnico tricampeão brasileiro pelo São Paulo (2006, 2007 e 2008) foi muito criticado até por vários são-paulinos devido ao “futebol feio”. Além disso, Muricy nunca obteve sucesso na Libertadores. A seu favor, diga-se que muito do estilo pouco encantador se devia ao próprio elenco daquele time são-paulino, cheio de bons zagueiros e volantes, mas carente de meias e atacantes, o que o próprio treinador reconheceu ontem em entrevista à Rádio Globo (ouça abaixo). Sobre a Libertadores, ele não é o único com cartel vencedor que é virgem nessa competição. Luxemburgo também é.

Um time com as características do Santos, de vocação ofensiva, que conta com jogadores como Elano, Paulo Henrique Ganso (até quando?) e Neymar é outra coisa. E Muricy não é bobo. Boba é a defesa do Santos, mal protegida por um meio de campo capenga com Adriano e Danilo e uma zaga grotesca, principalmente pela farsa que atende pelo nome de Edu Dracena (ou será que ele pode virar um bom zagueiro com Muricy?). O problema da defesa santista se arrasta desde Dorival Júnior, mas tem se agravado mais e mais.

Num post de 3 de março, quando nem se falava na saída de Muricy do Fluminense, eu escrevi o seguinte: "Conjectura: o andar da carruagem pode acabar levando Muricy Ramalho à baixada santista. Desgastado no Fluminense, ele poderia ... vir a ser a tábua de salvação na Vila".

Enfim, na entrevista à Globo de ontem, em que o presidente Luis Álvaro e Muricy trocaram amabilidades, deu-se a entender que uma capirinha com um camarãozinho poderiam ajudar a resolver tudo, para o bem do Santos (ou será que há quem prefira Joel Santana?). Tomara que a capirinha tenha gelo.

Ouça a entrevista de Muricy e Luis Álvaro à Rádio Globo:

http://radioglobo.globoradio.globo.com/futebol/2011/03/21/ENTREVISTA-EXCLUSIVA-MURICY-RAMALHO.htm

10 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

hehehe... Edu, eu já estava ansioso por um post seu sobre esse Santos "à deriva". Bom, que o Muricy pode dar jeito no Santos eu não tenho dúvida, mas a questão é: a tempo para a libertadores? Ou vem pra ganhar mais um brasileiro?

Mas eu acho também que é preciso ter cuidado com essas "tábuas de salvação" do futebol, até porque algumas atitudes no Santos atualmente têm demonstrado que talvez algumas peças importantes não estejam tão focadas no Santos, como Paulo Henrique Ganso, que já começa a irritar até a mim, um corintiano de nascença, só pensando em sair e criando polêmicas por causa de contratos e salários.
O Neymar só fala em Europa, apesar de não criar tanta polêmica quanto o Ganso.

Alguém precisa pôr na cabeça dessa molecada que a melhor coisa que eles podem fazer pelas próprias carreiras é ganhar um monte de títulos nos clubes em que passam. No mundo cão do futebol pragmático, já não bastam mais passes magistrais e dribles desconcertantes. "E os seus resultados?", é o que querem saber, e até onde sei, quando um clube investe, seu fim é ganhar títulos, e não rechear o time de estrelas inúteis.
Assim, para os ambiciosos, o melhor remédio continua sendo jogar futebol e ganhar campeonato. E até agora a dupla Neymar-Ganso só ganhou um campeonato paulista e uma copa do Brasil.

PS: Escrevi esse comentário e quando fui postar meu navegador deu pau. Quando reiniciei dei de cara com a seguinte notícia: http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=28090934

Se eu fosse santista ou o Ganso corintiano eu estaria puto. Vai sair agora que o time mais precisa???

Eduardo Maretti disse...

Caro Felipe, se eu for comentar todas as questões que você coloca vou escrever uns três posts novos...

1 - se Muricy vier, não sei se será a tempo para a libertadores. Se não for, ele não poderá ser responsabilizado, claro.

2 - o que acontece com o Santos (Ganso, Neymar) é a regra, não a exceção no futebol de hoje. O SFC ainda conseguiu ir mais longe do q o normal hoje em dia ao conseguir segurar Neymar no ano passado, que o Chelsea queria a qqr custo. Foi uma proeza do clube (da nova diretoria), e teve um desfecho bonito, porque segundo todas as fontes a decisão final de ficar foi do próprio Neymar. Ganso é outra situação, seria longo aqui.

3 - Não acho que o Santos de Ganso e Neymar ganhou "só" um Paulista e uma CB. São mais dois títulos que vão para a sala de troféus. E a torcida do Santos não está aflita, pelo contrário: no século XXI, o clube ganhou 2 brasileiros (2002/04), 3 paulistas (2006/2007 e 2010) e uma CB (2010). Dos times grandes paulistas, é um cartel só inferior ao do SPFC. Portanto, os santistas estamos tranquilos...

4 - "rechear o time de estrelas inúteis"??? Pô mano,que que isso? Futebol é jogo e jogo é aposta. Às vezes aposta-se pouco e ganha-se muito (Santos de 2002), outras paga-se caro e não se ganha nada (Corinthians de 2010). Ou a aposta é alta e o título vem: Palmeiras de 1993/94 e Corinthians de 1999/2000. O Santos de 2010/2011 já ganhou dois, e ainda luta por outros três: Libertadores, Brasileiro e Mundial - hehe.

5 - como eu disse no item 3, neste século XXI nós santistas não estamos carentes de títulos! Não aceitamos facilmente provocações de alvinegros de fora da Vila Belmiro!!

Paulo M disse...

Não acho que o Muricy tenha algo a ver com o Santos. Foi quatro vezes campeão brasileiro nesta década com dois bâmbis.
Não mostrou nenhum interesse (como Felipão mostra) em tirar o Palmeiras da merda, por R$ 400.000,00 por mês mais multa rescisória... E ganhou rios de dinheiro... E o Palmeiras continuou na merda. Não deixou nem uma luzinha no fim do túnel. Tratou de cuidar do seu peixe. Incompetência do clube? Também.
O Muricy, agora, terá a oportunidade de êxito (se for mesmo contratado) num time que não é bâmbi, que tem um belo elenco do meio-de-campo pra frente e que está em crise. Ou seja, terá problemas e soluções pela frente. Vamos ver se sabe resolver equações...

Eduardo Maretti disse...

Bom, Paulo, transparece no seu comentário um ressentimento obviamente palestrino quanto a Muricy!!! hehe

O fato é que o treinador não deu certo no Palmeiras, como não deu Luxemburgo, como não deram certo vários outros. E Felipão mesmo, com todo o interesse que demonstra, não está conseguindo tirar o clube dessa situação de longa data, já que o futebol do time está dando só pro gasto... no Paulistão. Como vários comentaristas já notaram desde 2010, pode-se contestar Luxemburgo, Muricy e Felipão, mas ninguém pode negar que são três grandes vencedores. Vanderlei e Muricy passaram pelo Pq. Antarctica recentemente e nada conseguiram. Felipão conseguirá algo? Se não conseguir, vai ser a prova dos 9 que o problema lá não é treinador.

Talvez Muricy não tenha nada a ver com o Santos pq nunca treinou o Santos... Mas essa história específica ainda está por ser contada...

Agência IMPACTA DIGITAL disse...

Acho um grande treinador e vai dar certo no Santos... Muricy vem mudando sua maneira de pensar né Edu... Antes não quebrava contrato e pedia sempre 30 dias pra relaxar... já não é mais bem assim.

Sobre o Ganso é foda... Ele NÃO é Santista... Neymar é... mas ainda sim acho que os dois estão sendo influênciados pelo grupo de empresário detentor de seus respectivos direitos federativos...


Ah... uma correção ai Edu... qdo vc fala do grande corinthians no comentário do Felipe...

Não é Corinthians 1999/2000 e sim:
CORINTHIANS 1998/1999/2000

VALEWWWWWWWWW

Luciano

carmem disse...

Bom, venho aqui me solidarizar com meu compranheiro Edu santista porque só dá corintiano e palmeirense! Assino embaixo pois, como falo mas nunca escrevo...

... desde o Dorival Jr observo que a defesa não tem o menor treinamento. Não sei o que rola nos bastidores mas o Edu Dracena parece que tem um bom "trânsito" junto a quem manda e, pode ser por isso, que leva a braçadeira de capitão mas só pisa na bola, quase literalmente. Acho que ele acha que vai se dar bem só no papo. Como disse o Gabriel, esse cara pode tirar a gente da Libertadores. Por mim, assim como pelos autores da "campanha", vendia por R$ 1,99 e se precisasse dava desconto.

Não gosto dessa "era dos treinadores" mas quando me deparo com a desgovernaça que acontece no time do Santos me rendo à necessidade.

Já faz algum tempo que o Santos desperta uma "curiosidade" no Murici, um desafio e dos grandes, por isso, acho, ele está pensando já há algum tempo se quer ou não e, justamente por isso, penso que o desenlaçe será bem rápido (talvez seja mais torcida, espero que não). Também acredito que ele estaja muito a fim de treinar um time não só com bons jogadores de defesa (como teve no SP) mas com bons jogadores de ataque como os desse, deu pra perceber nas "entrelinhas". Só alguns babacas, que ganham muita grana pra falar um monte de asneiras, não perceberam ou não ouviram a entrevista à rádio Globo.

E esse time tá parecendo um bando de crianças precisando (e querendo) de um não, de um faça isso e aquilo e não faça desse jeito, menino. Ou seja, de um treinador e isso o Murici é, mais que o Dorival e que o Adilson Batista.

Penso que um time com o elenco como o do Santos merece ter um técnico à altura e que, se tem um nesse momento, é o Murici. Já fui contra, tb já fui a favor, fiquei na dúvida e me parece que, tanto o Murici quanto Luis Álvaro e grande parte da torcida do Santos concordam comigo, hahaha!!!

Só espero que ele não seja tão cabeça dura como foi o Leão, tão estrela como foi o Luxemburgo, tão "moralista" como foi o Dorival e tão sem liderança como foi o Adilson Batista. Portanto desejo que tomem logo essa caipirinha, que ela não esteja muito melada feito um dramalhão, que o gelo seja suficiente pra manter o grau necessário e que o ato seja breve.

O time do Santos (assim como, disse o Felipe, as atitudes de alguns jogadores) está na berlinda; situação difícil, da qual eu torço pra que se saia muito bem.

Victor disse...

Com o Muricy acho que caminharemos bem sem grandes shows, estilo Emerson Fitipaldi, ganhava pela regularidade e não pela ousadia, aliás sua ousadia era ser regular. O resto é business, money, capital, grana, é o valor maior das sociedades capitalistas. Amor também se compra e as vezes custa caro. Espero que Muricy faça o job ganhando para nós todos os campeonatos daqui para frente. E sem aquele negócio de um tempo para se acostumar com o elenco, no caso do Peixe não precisa, tem que começar ganhando. Venha Muricy, venha logo.

Eduardo Maretti disse...

Boa comparação essa, Muricy e Fittipaldi...

Felipe Cabañas da Silva disse...

rsrs...
Mas santistas, cuidado, como diz o Piquet (que não é exatamente uma referência intelectual decente, mas tudo bem) o Fittipaldi ganhava as corridas porque todo mundo que estava na frente quebrava...hahaha

O Fittipaldi era bem cagado. Ele tinha toda a sorte que o pobre do Felipe Massa não tem...

Luciano disse...

Edu.. o santos só sabe jogar com a bola no pé... sem ela é um time mediano pra fraco