sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Metrô de São Paulo: mais problemas, adiamentos e promessas não cumpridas

Continuam freqüentes as falhas no metrô. Hoje, os usuários da linha Azul (Jabaquara-Tucuruvi) viveram uma manhã de transtornos, com paralisação e depois lentidão do sistema das 6h às 09h30, mais ou menos. Os problemas superlotaram as plataformas e se alastraram para outras linhas. As escadas rolantes na estação Sé foram desligadas e usuários relataram ter ficado meio presos na plataforma. Uma menina disse a uma rádio que estava perigoso devido ao empurra-empurra.

Aos problemas freqüentes, soma-se a inépcia do governo na ampliação da malha. Como já dito aqui neste blog, ao iniciar sua gestão como governador de São Paulo (em 2007, após deixar a prefeitura) José Serra prometeu que entregaria seis estações da Linha 4-Amarela em fins de 2008.

Linha 4-Amarela: adiamentos, adiamentos, adiamentos

Foto: Carmem Machado
O cronograma foi várias vezes adiado. Quase dois anos depois do prazo, a linha que colocaria finalmente a região Oeste da Grande São Paulo na era do metrô só tem duas estações, Faria Lima e Paulista. Que ainda só funcionam das 9h às 15h. Ou seja, serve para turismo. Mais uma vez falei com a assessoria de imprensa da Companhia do Metrô. Segundo ela, as estações Butantã (na avenida Vital Brasil: na foto) e Pinheiros, da Linha 4 Amarela, ainda não têm data certa de inauguração. O que “deve” acontecer “até o final do ano”, diz a assessoria.

Além da lentidão com que amplia as linhas, o governo tucano que está em São Paulo há 16 anos ignora as regiões periféricas da maior cidade da América do Sul. Osasco, Guarulhos, o ABC, a USP (maior universidade do país, com cerca de 50 mil estudantes no campus do Butantã) continuam sem metrô. A elite governante não considera que a periferia e as grandes cidades da região metropolitana precisem de transporte de qualidade.

A estação mais próxima de Osasco, cidade de 700 mil habitantes, região Oeste da Grande SP, quando inaugurada, será a da avenida Vital Brasil, da emperrada Linha 4-Amarela. O projeto dessa linha prevê as seguintes estações: Luz – República – Higienópolis – Paulista – Oscar Freire – Fradique Coutinho – Faria Lima – Pinheiros – Butantã – Morumbi – Vila Sônia. Não se sabe se todas as 11 linhas serão confirmadas.

A isolada Linha 5-Lilás: mais adiamentos

Já a situação da Linha 5-Lilás é ainda mais estranha. Ela liga o Capão Redondo (zona sul de SP) com o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, mas não é integrada às outras. É isolada. E vai continuar assim pelo menos até 2012. O plano de expansão do governo de José Serra previa a integração até 2010. Quem espera as inaugurações das estações Brooklin-Campo Belo pode esperar sentado.

O metrô da cidade de São Paulo é o menor e o mais lotado entre as principais metrópoles mundiais. Com 69 quilômetros de linhas, transporta diariamente cerca de 3,4 milhões de passageiros. Nos últimos 16 anos, foram construídos apenas 28 km na capital. A Cidade do México, por exemplo, tem 202 quilômetros de rede.

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5 comentários:

Talita Cruz disse...

Eu sou usuária diária do metrô a 3 anos, e digo com tristeza que já me acostumei a ser amassada, empurrada, jogada e etc. Praticamente todos os dias ocorre falhas, e o senhor José Serra ainda tem a cara de pau de dizer que fez algo pelo transporte público. Isso causa muito estresse no trabalhador que já tem N motivos para se estressar....

João disse...

o mais incrivel é que o povo de sp continua votando nesses caras. ô povinho que gosta de apanhar, fala serio. eu estudei na usp a achava absurdo não ter metrô perto.

Paulo M disse...

Quando cheguei hoje às 7:25 da manhã na estação Jabaquara do Metrô, os microfones anunciavam, como quase sempre: "Devido a uma falha, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada." Entrei no trem às 7:35 e desci na Sé às 8:25. O vagão estava ABARROTADO de gente! UM CAOS!! No Paraíso, um purgatório. A composição ficou parada lá por 15 minutos. Uns abandonavam o trem, e muitos ligavam do celular pra justificar o atraso a alguém. Eles não solucionam as obras em andamento nem trocam peças velhas em linhas antigas como a Norte-Sul e a Leste-Oeste antes que elas quebrem. O povo reclama do mensalão e aceita o chicote como favor. Ouvi anteontem no rádio, na propaganda eleitoral, o Maluf falar em segurança e dizer que vai pôr "a Rota na rua", como dizia trinta anos atrás. E se ele ainda diz isso é porque ainda tem muito voto. O Alckmin é idêntico num outro contexto, com outra capa, é um Maluf reciclado. São Paulo não pára e tem um futuro promissor...

Eduardo Maretti disse...

Comentários relevantes:

"Eles não solucionam as obras em andamento nem trocam peças velhas em linhas antigas como a Norte-Sul e a Leste-Oeste antes que elas quebrem."
(Paulo M)

"Praticamente todos os dias ocorre falhas [no metrô], e o senhor José Serra ainda tem a cara de pau de dizer que fez algo pelo transporte público."
(Talita Cruz)

"ô povinho que gosta de apanhar"
(João)

"No Paraíso, um purgatório."
(Paulo M)

Marcos disse...

Esse Metrô está uma VERGONHA. Todo dia trem um problema, poucos são noticiados. A Linha 3 então, DIARIAMENTE tem lentidão e o trajeto não é feito em menos de 50 minutos. Ruim desde 5:30 e piora próximo das 9 da manhã.
Esses "técnicos" que criam as operações - junto com seu chefe, irmão do Kassab - já deveriam ter sido desligados há muito tempo.