quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Santos tem ano ganho e fim de temporada para planejar 2011

Creio que, ao perder do Vasco por 3 a 1 em São Januário, o Santos virtualmente deu adeus ao título do Brasileiro. Como santista, fico meio perplexo ao ver santistas reclamarem, se decepcionarem ou exigirem mais do que o conquistado este ano. Como já disse antes, o Santos já é um dos times mais vitoriosos de 2010 no país.

 Dito isso, o Vasco é grande e não iria perder esse jogo (na foto - Reprodução de vídeo -, os cariocas comemoram o terceiro gol). Os santistas lembramos que, em 2004, na penúltima rodada, o time cruzmaltino derrotou o Atlético-PR em São Januário mesmo, por 1 a 0, enquanto o Santos fazia 3 a 0 no São Caetano, no ABC (nunca esquecerei do golaço de Elano) e virava o campeonato, para confirmar o título na Vila Belmiro ganhando do próprio Vasco, 2 a 1, num jogo enervante. A história do futebol tem suas ironias.

O Santos de 2010 é campeão paulista e da Copa do Brasil. Está na Libertadores do ano que vem e vai se reforçar. Tem tempo para pensar numa comissão técnica com calma e planejar 2011, após a queda  necessária de Dorival Júnior.

No Brasileirão, a disputa pelo título fica entre Corinthians, Fluminense, Cruzeiro e, vá lá, Inter. O aguerrido Botafogo disputa uma vaga à Libertadores. O Flu (líder, 48 ptos), que muitos, como eu, consideravam morto, volta à briga. Nesta quarta-feira, pega o Avaí no Rio, enquanto o Corinthians (vice, 47, um jogo a menos) recebe o Botafogo no Pacaembu e o Cruzeiro (em terceiro, com 44) joga em MG contra o Atlético-GO. A rodada é perigosa para o Alvinegro do Parque São Jorge. Em quarto lugar, o Internacional vem com 41 pontos e um jogo a menos.

René Simões: emenda pior que o soneto
O técnico René Simões, autor da famosa e estúpida frase “estamos criando um monstro”, sobre Neymar, logo após a derrota de seu Atlético-GO (4 a 2 de virada) no dia 15 de setembro, voltou a falar do assunto. Desta vez, para tentar uma emenda.

Disse, na segunda-feira, ao Sportv: "Chamei a um debate público, para que se tenha cuidado com esse menino, que é um fenômeno jogando bola". Tudo em nome do futebol arte, garantiu. "Como homem público, educador, tinha de usar alguma palavra forte para que chocasse”, prosseguiu, explicando sua pedagogia. E ressalvou: “Sou fã número um e vou comprar o bonequinho dele".

O treinador, ou "educador", afirmou ainda que, no dia do polêmico jogo, dirigiu-se ao árbitro da partida cobrando autoridade e dizendo: “você tem responsabilidade na educação desse menino”. René Simões ainda explicou na entrevista: “Tenho três filhas e as eduquei assim, chamando a atenção”.

Eu gostaria de dizer ao “professor” René Simões duas coisas. A primeira: ele deveria se preocupar só com a educação na casa dele, já que ninguém no Santos pediu sua opinião. Aliás, é muita falta de educação você ir à casa de alguém e querer dar lições sobre como devem ser as coisas.

A segunda coisa: o “professor” René Simões deveria se preocupar mais consigo mesmo e tentar melhorar seu cartel de títulos pelos clubes que treina. Os mais importantes que conseguiu foram a Liga do Qatar pelo  Al-Rayyan (1990), um Campeonato Baiano pelo Vitória (2005) e a Segunda Divisão com o Coritiba em 2007. Ah, sim, e o 
Sul-Americano Sub-20 de 1988, com  a seleção brasileira.

4 comentários:

Victor disse...

Vc tem razão, este ano já fizemos bastante. E quanto ao René, ele precisa aparecer e nada melhor que fazer isso via o melhor craque brasileiro.
Pelas fofocas colhidas na web achei que o Dorival iria para o SPFC, mas preferiu um time da segunda divisão.

Eduardo Maretti disse...

Sei não, Victor, posso queimar a língua pela segunda vez, mas ainda acho que o Dorival vai pro Morumbi. De repente era muita bandeira pra ir agora. Estão deixando esfriar. Acho que o Galo não escapa e cai. O Baresi, parece, vai ficando. O São Paulo não corre risco de cair, ainda. Assim, temos pouco mais de dois meses para acabar a temporada. Terminada, Galo na segundona e Dorival no Tricolor...

Victor disse...

Puxa isso é ser muito maquiavélico, parace coisa de filme, mas pode acontecer.
Ontem assisti aos gols Santos e Vasco. Os do Vasco contra o Peixe mostraram uma defesa praiana sem vontade. Será que eles não queriam jogar? Heheh

Eduardo Maretti disse...

Não acredito nisso ("eles não queriam jogar"). O time jogou bem. Ver só os gols engana. A defesa é a mesma de todo o ano, toma gols bobos. No fim do primeiro tempo teve um penalti clamoroso pro Santos. O juiz tinha dado pro Vasco, mas pro Santos não deu. Se tivesse virado pro segundo tempo 2 a 1, o Santos, que jogou muito melhor do que o Vasco, não teria perdido. Fora a caçada a Neymar: um vascaíno foi expulso já no fim, mas amtes um zagueiro quase quebra o moleque, tomou cartão amarelo. Era pra eles terem terminado com 2 a menos.