sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Psicólogo para quem precisa


Fotos: Divulgação/ Ricardo Saibun

Dorival Júnior ameaça deixar o comando do Santos se o clube não impuser a Neymar um “gancho” de 15 dias pela discussão da última quarta-feira, na Vila, na vitória contra o Atlético-GO por 4 a 2. Pois que vá. Está colocada uma sinuca de bico, porque o clube não pode aceitar essa chantagem.

Neymar agiu errado, é fato. Mas qualquer um que joga ou jogou futebol sabe que no campo, na rua ou na quadra a adrenalina pode provocar atitudes às vezes impensadas. O moleque já pediu desculpas, foi multado. Parece que é culpado pelo crime de ser jovem. A exploração do episódio pela mídia chega a ser absurda. O chamado “jornalismo esportivo” não tem mais pautas? Outra coisa: o politicamente correto está se tornando insuportável.

Concordo com a ironia do Arnaldo Hase, coordenador de Comunicação do Santos, que escreveu no twitter: “a julgar pelos comentários, colunas e textos sobre Neymar, vivemos em um país com a maior quantidade de gente perfeita por m2”. É isso mesmo. E eu gostaria de acrescentar que o “professor” Dorival é o mais “perfeito” de todos.

Quem precisa de psicólogo?

Falam tanto que jogadores como Neymar precisam de psicólogo, mas tenho para mim que uma boa terapia não faria mal ao “professor”. Desde o episódio com Paulo Henrique Ganso (que se recusou a ser substituído na final do Paulistão contra o Santo André), ele parece ter sido tomado por um rancor desproporcional, e passou a tomar atitudes tolas e ultrapassadas, para retomar o comando que julgou perdido, mas que ainda não estava perdido.

O moralismo
Em resumo, Dorival Júnior é que se perdeu. Após a conquista do Campeonato Paulista e da espetacular classificação do time à final da Copa do Brasil, ao eliminar o Grêmio, o que fez o treinador? Menos de 24 horas depois do jogo contra o Tricolor gaúcho, impôs uma concentração para os solteiros da equipe!, que fizera uma sequência de oito mata-matas seguidos, com o saldo de um título e uma final para depois da Copa do Mundo. Imposição ao estilo de Oswaldo Brandão no século passado, ou meio século atrás. Desde então, o ambiente no elenco e deste para com o treinador se deteriora a olhos vistos. O autoritarismo não serve mais no relacionamento com os jovens no ano de 2010.

No campo
Já como técnico, Dorival Júnior foi campeão duas vezes no primeiro semestre porque tinha um elenco fora do comum, e mesmo assim quase perdeu o Paulistão para o Santo André e por pouco não deixou escapar a CB também. O time é uma peneira, os buracos na defesa e no meio de campo estão lá para quem quiser ver. Uma hora ele escala Madson, em outro jogo sequer relaciona o meia; Zé Eduardo em um momento é titular, no outro não é escalado e nem joga; titubeia em colocar ou não Alan Patrick no time. E por aí vai.

Na minha opinião, a missão de Dorival Júnior está encerrada no Santos. Adiar a decisão só vai agregar mais e mais problemas.

PS [1] às 14h40 - A diretoria do Santos preferiu aceitar a punição pedida pelo treinador e Neymar foi suspenso, não viajando a Campinas para enfrentar o Guarani amanhã. A não ser que haja algum acordo não divulgado, para mim a solução é inadmissível sob todos os aspectos. Destaco: 1) o clube se rendeu à chantagem; 2) com essa chantagem vitoriosa, o punido é o Santos, além do Neymar; 3) esse clima de punições e deterioração de ambiente está lembrando o armado por Nelsinho Baptista em 2005, às vésperas de uma partida contra o Corinthians, com o resultado desastroso que todos os santistas conhecem; 4) a onda moralista de Dorival Júnior ganha, pelo menos num primeiro momento.

Lamentável.

PS [2]
- Xico Sá escreveu, na Folha de S. Paulo de ontem, um belo texto intitulado "Carta ao jovem Neymar". Vale a pena ler. Está aqui. (só para assinantes)

9 comentários:

João disse...

o professor dorival é ridículo. eu q não sou santista to me divertindo...

Felipe Cabañas da Silva disse...

Então... eu concordo com quase tudo o que você afirma, mas quando fala do psicólogo fala com certo desdém. Eu acho o seguinte: o Neymar precisa de psicólogo, o Dorival Júnior precisa de psicólogo, eu e você precisamos de psicólogo. Eu frequento os divãs há algum tempo e recomendo a todo mundo. É sensacional. Você faz descobertas incríveis e é preciso eliminar o estigma de que psicólogo é coisa de dementes (não estou dizendo que você pense isso, mas vivemos numa sociedade que pensa assim). O problema é recomendar psicólogo por motivos moralistas, e exclusivamente comportamentais, e não para que o Neymar saiba lidar melhor com o sucesso súbito, a alta exposição, a pressão e o dinheiro. Tem homens feitos de 40 anos que não conseguem lidar com coisas do tipo. Ele que está saindo da adolescência não precisa de orientação?

Os psicólogos têm a verdade? Absolutamente não. Mas acho que merecem algum respeito (nem todos - hehehe)

Abs!

Eduardo Maretti disse...

Felipe, de modo algum quando falo de psicólogo eu falo com desdém. É uma interpretação sua, que não tem a ver com o que eu penso. Tenho amigos psicólogos, e eu mesmo às vezes enveredo por análises psicológicas, sou um bom psicólogo empírico ... he he.

Talvez vc tenha feito uma associação (inconsciente?) com o verso dos Titãs: "Polícia para quem precisa de polícia". Mas não é isso. Agora,que o professor Dorival precisava de um belo divã, isso precisava!

pedro de s. vicente disse...

Cai fora Dorival. Sai da Vila... Volta pra Coritiba onde é o seu lugar... e aproveita e leva o K9 junto

Victor disse...

Que o Neymar foi imaturo todos concordamos que foi. Por este desequilíbrio pagou uma multa, prejuízo material,e pediu desculpas pela telinha, prejuízo moral.
Ser técnico, do atualmente, mais badalado clube do Brasil, é algo que infla o naturalmente inflado ego. Mas o Dorival me pareceu, em outras declarações, bem ponderado. Isto é, capaz de administratar esta sensação de ser o todo poderoso. Isso me faz crer que existe algo além do que é mostrado. O que será que está por trás desta questão, realmente?
Uma possibilidade é a de que, saiu hoje no Terra, esta "carteirada" do Dorival,levantou a hipótese de que ele foi convidado pelo São Paulo. Financeiramente deve ser muito boa a proposta, e para não ficar com o estigma de mercenário, arruma confusào no Santos, sai e passado algum tempo vai para o São Paulo. Será? Vamos aguardar os próximos capítulos para avaliarmos a complexidade da "psique" humana.

Victor disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Victor disse...

Desculpe, acabou indo duas vezes o mesmo comentário. Li no Terra que o Dourival segue para o prózimo jogo sem o Neymar, que terá sua situação reavaliada na segunda. Agora se os outros jogadores forem solidários ao Neymar a coisa vai ficar feia para o Dourival.

Paulo M disse...

Concordo com todo mundo rsrs. O Neymar precisava de um corretivozinho, sim, que já lhe tinha sido aplicado pelo clube. Isso que o Victor falou tem a ver, de o Dorival de repente estar dando uma forçadinha de barra pra justificar uma transferência pro São Paulo. E, "com essa chantagem, o punido é o Santos" mesmo, como diz o Edu no post. Me lembro das dificuldades que Luxemburgo tinha pra administrar o time do Palmeiras nos anos 90, principalmente as intempéries de Edmundo. Uma vez, perguntado sobre se não ia retirar o atacante do time depois de uma briga com o Animal, Luxa respondeu: "É um grande jogador, não posso punir o Palmeiras." Acho que o Santos até pode pleitear o título de 2010, desde que interesses e vaidades sejam esquecidos. Neymar hoje, contra o Guarani, e sempre para o time da Vila Belmiro, é imprescindível.

Gabriel Megracko disse...

De minha parte, acho que o Neymar foi impecável mandando o Sr. Dorival usufruir de uma grande cenoura para satisfazer seus desejos mais misterioros. O digníssimo presidente do S.F.C. é uma pessoa muito articulada e fala coisas bastante interessantes. Agora, punir o Neymar, que deu tantas alegrias e deixar aquele imbecil como descomandante, que quase tirou as alegrias que Ney e cia. deram, é um insulto. Estou de greve e convido os demais santistas a fazerem o mesmo. Enquanto esse parasita, aproveitador de um bom momento de um clube, estiver no comando, o buraco vai aumentar...