quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Com vitória na Vila Belmiro, Corinthians fica mais perto do título

A vitória do Corinthians por 3 a 2 sobre o Santos, na Vila Belmiro, foi recebida com um entusiasmo exagerado pelos corintianos, e com um pessimismo meio idiota por uma parte da torcida santista, sempre chata. É preciso aceitar a derrota e reconhecer os méritos do adversário. Os santistas parece que estão sempre à procura de culpados. Mas, clássico é clássico, santistas.

Foi, como manda a tradição, um grande jogo. A vitória do Corinthians foi incontestável. Se o Santos tivesse ganhado, teria sido também incontestável. Coisa de jogo. No time da Vila, o diferencial foi Neymar, o melhor jogador do Peixe na partida. O Santos jogou com a vontade, mas, comandado pelo interino Marcelo Martelotte, taticamente não existiu. Como vinha acontecendo durante toda a temporada com Dorival Junior, a defesa continuou entregando, vendida por um meio de campo incapaz de defender bem e, sem Ganso, sem condições de armar. No Corinthians, o destaque é justamente o meio campo, com Jucilei e Elias, duas joias que desequilibram (o meio de campo do Corinthians ganhou o jogo).

O Santos poderia ter vencido, se Marcel e Danilo não tivessem batido cabeça quando o placar marcava 2 a 1 para o time da casa e o gol se perdeu, ainda no primeiro tempo. Perder gol contra o Corinthians, num clássico, é quase sempre fatal. Fora que a defesa santista é uma baba, faz muito tempo.

Hoje, só o Cruzeiro ameaça o título do Corinthians. O Fluminense já era. Mas o Santos (sua pentelha torcida tem que reconhecer) já é um dos times mais vitoriosos na temporada.

Dorival Junior vai para o São Paulo.

E 2011 vem aí.

Veja os gols de Santos 2 x 3 Corinthians:



Canonização de Dorival Júnior vs. demonização de Neymar*

Ontem, o jornalista Luiz Zanin, do Estadão, escreveu a respeito de Neymar. Disse o que muitos ignoram ou fingem ignorar, por hipocrisia, má-fé, moralismo ou falso moralismo. Abaixo, um trecho do texto “A reconstrução do Santos” (link aqui para ler na íntegra).

Encerrado o atual processo de canonização de Dorival Jr. e demonização de Neymar, será preciso fazer algumas coisas.

“Uma delas, recuperar a imagem do jogador diante da opinião pública. Certa imprensa conservadora (e parte da torcida) jamais lhe tolerou a irreverência (...) Tampouco engoliu o fato de o jogador ter resolvido ficar no Brasil ao invés de ir para a Inglaterra, pois isso significa uma quebra de expectativa – ‘O Brasil é um país que não presta e deve ser deixado o mais rápido possível por quem pode fazê-lo’. Ou: ‘não se chuta um monte de dinheiro imediato, porque isso é contra a natureza das coisas’. Nada disso se perdoa e a torcida contra é enorme.


*Atualizado às 18h42 de quinta-feira, 23 de setembro

3 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Eu dizia aqui tempos atrás: o Fluminense não é tudo isso. Com o Santos com problemas, o Inter envolvido no mundial e o Fluminense em decadência, concordo que o Cruzeiro passa a ser o principal adversário... Esse argentino Montillo está jogando uma barbaridade... Ainda tem muito campeonato pela frente e o timão não pode entrar no já ganhou, mas que vem jogando futebol de campeão vem...

Paulo M disse...

O Corinthians jogou melhor mesmo, é eficiente nos passes e na marcação. O Santos no segundo tempo jogou muito mal. E houve o detalhe do gol irregular validado pela arbitragem. O segundo gol corintiano também nasceu de uma roubada de bola com falta clamorosa em cima do Neymar. Excetuando isso, resultado justo.

Eduardo Maretti disse...

É verdade, Paulo. Só não falei isso tudo no post para não virem encher o saco dizendo que é "chororô de perdedor". E não é só você quem disse isso.

Sabe como é. Corintiano acha que errar para eles é natural como o sol que nasce todos os dias, mas errar contra é imoral, escandaloso e absurdo.

abs