sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pensamento para sexta-feira [29] - Aspirina



Podemos dizer que este é um post de utilidade pública: é recomendado pelos médicos, principalmente a quem fuma, tomar aspirina diariamente. A médio e longo prazo, esse hábito pode salvar uma pessoa de um infarto. Um grande amigo meu, cujo filho é médico, disse-me dias atrás que há 20 anos ingere religiosamente uma aspirina por dia, do comprimido adulto. Minha cunhada Elisa, também médica, igualmente recomenda, mas em seu caso a receita tem ligeira variação: duas aspirinas infantis por dia.

Ocorreu-me publicar este post após receber um e-mail de Alexandre Indiana sobre o assunto. Diz ele:

Por Alexandre Indiana

Aspirina é muito bom. Eu carrego sempre no bolso. Não sigo a ferro o sistema [de tomar uma dose por dia, religiosamente], mas qualquer dorzinha vou lá tomar uma aspirina. Ou me dá na telha, tomo uma.

Foi comprovado cientificamente que ela é eficaz na prevenção de alguns tipos de tumores, incluindo o de intestino. Mas muita aspirina pode causar problemas estomacais, mas vai de cada um.

2 comentários:

Victor disse...

Minha mãe tomava sempre e viveu até os 96 anos eu não continuei este hábito, mas sempre tenho uma cartelinha aqui na gaveta.

Paulo M disse...

Imaginem só, descobriram que uma simples aspirina por dia (um comprimidozinho que existe há décadas pra sarar dor de cabeça) evita infartos, derrames e alguns tipos de câncer. Mas ainda não sabem como curar o câncer rs. Fico pensando no quanto temos (nós, do povo) de driblar na vida como preço de interesses escusos de quem está no "volante do planeta", como disse o Chico Buarque. "Pior" é que o papo da aspirina parece quente mesmo. Afina o sangue. Uma mulher esses dias me falou que sua mãe tinha o hábito de comer um dente de alho por dia. Perguntei: "Deu resultado?" Ela disse: "Não sei, mas morreu com 90 anos". Deve haver muita coisa bem mais simples do que o que Freud explica.