sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pensamento para sexta-feira [22] – coisas que chocam

O pequeno trecho abaixo é retirado do texto "Autorretrato", de 1972, uma espécie de entrevista consigo mesmo, do escritor Truman Capote. Está no belíssimo livro Ensaios (editora Leya).


Pergunta: Você prefere animais às pessoas?
Resposta: Gosto dos dois da mesma maneira. Porém, tenho descoberto que existe alguma coisa de sigilosamente cruel nas pessoas que sentem mais carinho por cachorros, gatos e cavalos do que por outras pessoas.

(...)

P: O que o choca? Existe alguma coisa capaz disso?
R: Crueldade deliberada. Crueldade por si mesma, verbal ou física. Assassinato. Pena de morte. Gente que espanca crianças. E gente que espanca animais.
Uma vez, há muito tempo, descobri que meu melhor amigo, então com 18 anos, estava vivendo um romance inteiramente concretizado com a madrasta. Na época fiquei chocado; nem é preciso dizer que agora, pensando nisso, não me choco mais, posso perceber que a situação era provavelmente benéfica para os dois envolvidos. Desde então, não tenho me surpreendido, para não dizer que não me sinto chocado, por nenhum arranjo sexual-moral. Se fosse diferente, eu teria de liderar o desfile dos milhões e milhões de hipócritas da nossa nação.

xxxxxxxxxxxxx

Truman Capote (1924-1984) foi um escritor e jornalista norte-americano, o maior expoente do romance de não-ficção. Capote é considerado o precursor desse gênero. O livro Ensaios, do qual o pequeno trecho acima é retirado, traz o perfil do ator Marlon Brando (narrativa intitulada "O duque em seus domínios"), feito a partir de entrevista num hotel no Japão onde o ator estava hospedado para as filmagens de Sayonara. O texto sobre Brando é considerado por alguns críticos como o primeiro do New Journalism, outra denominação do gênero não-ficção.

Leia sobre o livro: Impressões sobre Ensaios, de Truman Capote: é possível ser jornalista sem ser imbecil

Leia também: Nota sobre A Sangue Frio de Truman Capote

Nenhum comentário: