terça-feira, 14 de setembro de 2010

O calvário do transporte público na Grande São Paulo

Fotos: Eduardo Metroviche/Visão Oeste
Os problemas de transporte vividos pela população da Região Metropolitana de São Paulo não se restringem aos atrasos na entrega de estações do metrô, lentidão na ampliação da rede, promessas não cumpridas, regiões importantes da periferia esquecidas pelo governo estadual, falhas frequentes e quase diárias no sistema.

Para tornar a situação ainda mais dramática, faltam ônibus e a malha ferroviária de trens urbanos, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), não ajuda a população. Os usuários vivem uma realidade humilhante dia a dia, semana após semana, por meses e anos a fio, e parecem achar natural, já que continuam votando nos mesmos governantes de sempre, os candidatos do PSDB de Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Geraldo Alckmin.

No bairro da Paulicéia, divisa de Diadema com São Bernardo do Campo, ABC Paulista, uma pessoa pode ficar uma hora, no mínimo (conheço relatos de uma hora e meia), esperando um ônibus que a leve à zona Sul da capital. Aqui, um problema grave: quando duas cidades não se interligam por trem, o cidadão depende do transporte intermunicipal de ônibus, feito por empresas que cobram o que querem, fazem e deixam de fazer o que bem entendem.

Do outro lado da Grande São Paulo, em Osasco e cidades vizinhas, problemas no transporte público também não faltam (foto abaixo). “Superlotação, empurra-empurra, atrasos, quebras, paralisações, falta de investimentos” é a realidade dos usuários dos trens da CPTM, conforme relata o repórter Leandro Conceição, no jornal Visão Oeste, de Osasco.

Como no caso do metrô, o governo estadual não promete nada e o que prometeu não cumpriu. Antes da campanha ao governo do estado, pudemos assistir a uma maciça onda de propagandas na TV prometendo o paraíso e bilhões em investimentos. Agora, o governo estadual diz que melhorias no sistema da CPTM só em dois anos. “Segundo o governador paulista, Alberto Goldman (PSDB), que assumiu para José Serra fazer sua campanha à presidência, o número de falhas nas linhas da CPTM só deve cair dentro de dois anos, quando for concluído o processo de modernização do sistema”, diz ainda a matéria do Visão Oeste. Leia a reportagem clicando aqui.

Leia também, neste blog:

Os problemas no metrô não acabam (sexta-feira, 10 de setembro)

Em meio a adiamentos do cronograma, tragédia que matou sete pessoas fez três anos.

3 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

O futuro em São Paulo se mostra um tanto quanto obscuro, já que São Paulo e Minas Gerais provavelmente serão as trincheiras da oposição dizimada. Os dois maiores colégios eleitorais do país, onde o tucanato pretende se reorganizar para enfrentar o lulo-petismo em 2014.

E a oposição promete começar a ficar ruidosa, pois a perspectiva de mais 4 anos alijados do poder está deixando o tucanato mais histérico.

Ow, Edu, andei esperando que você fizesse um post sobre a mais recente onda de fabricação de escândalos, notadamente envolvendo o subjornalismo de direita da Veja... Estão tentando salvar o naufrágio Serra usando o quarto poder, o que é clássico na história recente do Brasil.

Felipe Cabañas da Silva disse...

E, obviamente, os "escândalos" só fazem afundar mais o "seu Zé". A pesquisa CNT/Sensus dessa semana que acabo de ver dá 26,4% a Serra e 50,5% a Dilma. Começo a achar que se a Marina Silva encaixar um discurso e uma estratégia de propaganda mais convincente (no que os Verdes, de um modo geral, são bons), pode ultrapassar o Serra. Seria sensacional.


A depressão é tanta que o "grande e experiente político" paulista já começa a perder o tino nos debates, gaguejando ou deixando estourar o tempo, etc. Vejam no seguinte link:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/798334-comando-tucano-se-queixa-de-atuacao-de-serra-em-debate.shtml

Eduardo Maretti disse...

Fala, Felipe. Entendo sua expectativa frustrada sobre eu não postar nada sobre mais esse "escândalo" fabricado pela fábrica de lixo chamada Veja, entre outras coisas infestadas de chorume. É que, com o perdão do trocadilho, estou "cansado" disso. Enojado mesmo. O negócio não tem fim. Estou meio budistas com esse papo podre dessa mídia brasileira. Mas o fato é que Dilma está eleita e eles vão ficar chupando e falando sozinhos.

abraços!