sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Terminou o longo amanhecer

Leonardo Boff

Escândalo dos escândalos para as mentes súcubas e alinhadas aos poderes mundiais: um operário, sobrevivente da grande tribulação, representante da cultura popular, um não educado academicamente na escola dos faraós, chegar ao poder central e devolver ao povo o sentimento de dignidade, de força histórica e de ser sujeito de uma democracia republicana, onde "a coisa pública", o social, a vida lascada do povo ganhasse centralidade. Na linha de Gandhi, Lula anunciou: "não vim para administrar, vim para cuidar; empresa eu administro, um povo vivo e sofrido eu cuido".

Linguagem inaudita e instauradora de um novo tempo na política brasileira. O "Fome Zero", depois o "Bolsa Família", o "Crédito Consignado", o "Luz para Todos", o "Minha Casa, minha Vida", o "Agricultura familiar, o "Prouni", as "Escolas Profissionais", entre outras iniciativas sociais, permitiram que a sociedade dos lascados conhecesse o que nunca as elites econômico-financeiras lhes permitiram: um salto de qualidade. Milhões passaram da miséria sofrida à pobreza digna e laboriosa e da pobreza para a classe média. Toda sociedade se mobilizou para melhor.

Mas essa derrota, infligida às elites excludentes e anti-povo, deve ser consolidada nesta eleição por uma vitória convincente para que se configure um "não retorno definitivo" e elas percam a vergonha de se sentirem povo brasileiro assim como é e não como gostariam que fosse. Terminou o longo amanhecer.


Leia este texto na íntegra clicando aqui.

Um comentário:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Não estou dizendo que endosso o que o Leonardo Boff afirma acriticamente. Já disse aqui nesse espaço que tenho as minhas críticas ao Lula e ao PT.

No entanto, resumindo o início do texto do Leonardo Boff: Lula é um POLÍTICO, não um gestor. Ame ou odeie Lula, é preciso reconhecer o raro talento político, retórico, deste líder nato, à moda antiga, segundo Maria da Conceição Tavares, o "maior intelectual orgânico que o Brasil já conheceu". É por isso que conduzirá sua pupila a uma vitória esmagadora.