segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Relembrando maio de 2006: São Paulo sob ataque

O Discovery Channel está apresentando esses dias o programa “São Paulo sob ataque”, uma recapitulação dos eventos que mergulharam o Estado em uma situação de pânico, segundo sinopse do canal pago. Trata-se do fim de semana dos Dia das Mães de maio de 2006, quando a cidade virou um campo de batalha entre membros do PCC e a polícia do Estado de São Paulo.

No especial, um dado estarrecedor (que não é novidade, mas é bom lembrar): nos dias subsequentes à onda de ataques do PCC a policiais civis, militares e municipais, o Instituto Médico Legal amontoava centenas de corpos (mais de 400) em suas dependências. Segundo a polícia, mortos em “confronto”. O que é desmentido pelo próprio programa, que mostra uma outra realidade, mais “tétrica”. O programa é muito revelador da "competência" com que todos os governos de SP têm tratado a questão da segurança pública nas últimas décadas. Os números daquele episódio são muito mais estarrecedores do que a chacina do Carandiru, mas foram pouco divulgados.

No especial são entrevistados os secretários Nagashi Furukawa (Administração Penitenciária de São Paulo) e Saulo de Castro Abreu Filho (Segurança Pública do Estado), além do então governador Cláudio Lembo (no lugar do então licenciado Geraldo Alckmin) e a jornalista Fátima Souza. O depoimento mais tocante é o da mãe de um jovem inocente assassinado pelos policiais. O caso de seu filho, assim como muitos outros, foi arquivado.

Enquanto eu publico este texto (meio da tarde de segunda, 6), está começando uma apresentação do programa. A outra, segundo a programação do Discovery, será às 23h desta segunda de feriadão.

São Paulo sob ataque
Discovery Channel
6 Setetembo – 23 horas

Quem não puder assistir, pode acessar clicando aqui (são 5 partes de 10 minutos cada).

Nenhum comentário: