segunda-feira, 3 de maio de 2010

Paulo Henrique Ganso leva o Santos
ao 18° título paulista

O Santos é campeão paulista de 2010. Não podia ser diferente, mas ninguém esperava uma parada tão dura, uma final tão espetacular [após o primeiro jogo, vencido pelo Santos por 3 a 2]. Meio minuto, 1 a 0 para o Santo André. O empate, gol de Neymar, foi um gol “de Pelé”, mas só que foi de Neymar. Aí é que está. Chega de falar de Pelé! O Santos já está em Neymar, já passou por Robinho. E foi campeão liderado por Paulo Henrique Ganso. [Foi o sexto título do clube conquistado no Pacaembu - veja PS abaixo do post]

Infelizmente, a arbitragem foi protagonista do jogo. Primeiro, ao perder o comando, deixar o confronto virar confronto. O Santo André fez um grande jogo, mas catimbado, tentando conturbar. E conseguiu, bem ao estilo barraco de time pequeno.

A arbitragem anulou um gol legítimo do Santo André, quando ainda estava 1 a 1. Mas o Ramalhão logo em seguida fez 2 a 1 com justiça. A partida seguiu catimbada, por parte dos andreenses. O juiz Sálvio Spinola, depois de duas confusões seguidas, expulsou o atacante Nunes do Santo André e o lateral Léo, do Santos. A expulsão de Léo foi para compensar, porque Nunes deveria ter sido expulso sozinho. Sinceramente.

O Santos empatou, mas caiu na armadilha do time do ABC, e Marquinhos (peça importante, o bispo do jogo) fez uma falta grotesca. Foi expulso com justiça. Fim do primeiro tempo: Santo André 3 x 2 Santos. O Peixe com 9 jogadores contra 10.

Veja os gols do jogo:



No segundo tempo, o Santos administrou. Uma espécie de jogo de xadrez ficou claro no campo do Pacaembu. Paulo Henrique foi a rainha do título, se estamos falando de xadrez. Conseguiu inclusive evitar o erro final de Dorival Júnior, que já havia tirado Robinho e Neymar para pôr André e Roberto Brum, respectivamente. (Já pensou, você tirar Robinho e Neymar do seu time numa final?).

Enfim, Neymar saiu, Brum entrou e foi expulso, e o Santos ficou com oito contra dez.

Mas foi campeão mesmo assim. E ponto final. O futebol venceu.

FICHA TÉCNICA
Santos 2 x 3 Santo André
2/05/2010 – Pacaembu – São Paulo

Gols: Nunes, aos 30s, Neymar, aos 7 min e aos 32min, Alê, aos 20min, Branquinho, aos 44 minutos do primeiro tempo.

Santos
Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar (Roberto Brum) e Robinho (André) (Bruno Aguiar)
Técnico: Dorival Júnior

Santo André
Júlio César; Cicinho (Rômulo), Cesinha, Halisson e Carlinhos; Ale (Edson Pio), Gil, Branquinho (Rodrigão) e Bruno César; Rodriguinho e Nunes
Técnico: Sérgio Soares

Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes (SP)
Assistentes: Maria Eliza Barbosa e Daniel Paulo Ziolli
Público pagante: 35.001
Renda: R$ 2.349.455,00

Cartões amarelos: Júlio Cesar, Rodriguinho, Carlinhos, Cicinho, Ale, Rômulo e Halisson (SAD); Pará, Neymar e Paulo Henrique Ganso e Edu Dracena (SAN)
Cartão vermelho: Nunes (SAD); Léo, Marquinhos e Roberto Brum (SAN)

PS [atualizado às 16h39]: este foi o sexto título do Santos no estádio do Pacaembu. Desde 1967, o clube não gritava "É campeão" nesse campo. Mais um tabu derrubado.

No Pacaembu

Títulos conquistados
1956 – Santos 4 x 2 São Paulo – Paulista
1959 – Santos 3 x 0 Vasco da Gama – Rio-São Paulo
1962 – Santos 5 x 2 São Paulo – Paulista
1966 – Santos 0 x 0 Corinthians – Rio-São Paulo
1967 – Santos 2 x 1 São Paulo – Paulista
2010 - Santos 2 x 3 Santo André – Paulista

Títulos perdidos
1959 – Santos 1 x 2 Palmeiras – Paulista
1966 – Santos 2 x 3 Cruzeiro – Taça Brasil
1995 – Santos 1 x 1 Botafogo – Brasileiro
2009 –Santos 1 x 1 Corinthians – Paulista

17 comentários:

Gabriel Megracko disse...

Quem é esse?
“Fui provocado, xingado, beliscado e tomei soco e pontapé, mas tudo isso faz parte do futebol. Se não pararem nosso time com falta, vamos parar dentro do gol”
Esse é NeyMar.

Paulo M disse...

Caros santistas, o título foi justo, mas tb não se pode relegar o mérito do adversário a um suposto item da partida como se fosse o único. O Santo André jogou muito, sim. Provocações, xingamentos e beliscões são normalíssimos num jogo como esse. Foi um grande jogo e, fora alguns erros de arbitragem, eu diria quase perfeito mesmo. Parabéns às duas equipes.

Gabriel Megracko disse...

Caro tio, os seus comentários são pertinentes, mas, por mim, o Santo André que vá pro inferno. Tão dizendo que ganharam o título. O juiz expulsou dois jogadores do Santos para compensar o gol anulado. Compensou e reverteu. Melhor que tivesse dado o gol; era 2x1 e seria outro jogo. Teve pênalti pro Santos... enfim... o juiz estava tão perdido quanto o Dorival. Adeus juiz, Adeeeus, Santo André. Canta Dorival!

carmem disse...

ufa! foi no sufoco mas foi e com grande merecimento pelo campeonato todo. esse time fez todo mundo voltar a gostar de futebol. e, tá lôko, o que é esse Ganso!!!

Paulo M disse...

Megracko, concordo com algumas coisas e discordo de outras. Na verdade acho que a Carmem expressou bem. É isso rs, o Santos levou um sufoco de um time cheio de méritos (o que valoriza a vitória, vc parece crer que o bom futebol do adversário reduz os méritos do Santos). Concordo tb com o que vc fala da expulsão do Roberto Brum, rigorosa (acho que ele não tinha o cartão amarelo). Discordo de que não tenha sido justa a expulsão do Marquinhos e de que aquilo foi pênalti. Valeu.

Anônimo disse...

Algumas coisas a serem observadas:

O reizinho Neymar precisa se fortalecer, tomar umas vitaminas, sei lá... Tem que parar de cair quando venta perto dele. E os juízes têm que parar de cair nessa.

No início do primeiro tempo, os jogadores do Santo André provocaram mesmo. Mas será que os menininhos da Vila são anjos?

Como já dito, o juiz anulou um gol legítimo do Santo André.

No segundo gol do Santos, o Robinho roubou a bola fazendo falta. Ou solada não é falta?

E, no segundo tempo, quem catimbou, enrolou, jogou a lá time pequeno foi o Santos, pois o Santo André se agigantou.

Parabéns ao Santos pelo título, mas que o Santo André mereceu, ah, como mereceu!

Gabriel Megracko disse...

A expulsão do Marquinhos foi absolutamente justa. Mas, quanto ao resto, dessa vez me dou ao luxo de não analisar o jogo racionalmente, porque o jogo não foi racional, foi absurdal.
grande abraço!

Eduardo Maretti disse...

"foi no sufoco mas foi e com grande merecimento pelo campeonato todo." EXATAMENTE!

E torcida contrária,despeito e inveja fazem parte. Só nos fortalece.

"esse time fez todo mundo voltar a gostar de futebol." Nem todos, Carmem, nem todos.

Gabriel Megracko disse...

Leandro,

Primeiramente, descobri o time que você torce pelo seu comentário.
Não sou de comentários de baixo nível e não os farei. No futebol a polêmica é ingrediente básico. Naturalmente, você ficou decepcionadíssimo com aquela deliciosa bola na trave aos 44 do segundo. Pelo que pude ver, o tricolor não daria conta de meio time do Santo André, numa final.
Gol validado do Santo André e as expulsões não teriam ocorrido daquela maneira. 11 contra 11 era nosso mais facilmente. Léo e Brum foram expulsos pra compensar o Gol anulado. Não teria sido 4x2 porque teria Léo e Brum em campo e provavelmente, Marquinhos também; nervos mais calmos.
No mais, se você é um torcedor fanático, deve ter ficado até pálido ou muito nervoso. Eu fiquei feliz. Não fique bravo, por favor, hoje tenho direito. Rsssantos!
Abraço.

Anônimo disse...

Gabriel. Acredito que não fiz nenhum comentário de baixo nível.

Quer dizer que criticar o Santos agora é baixo nível?

Repito: parabéns ao Santos, pelo campeonato que fez, o time merecia o título. Jogou muito.

Mas o que está em pauta é o jogo de ontem, a hora da decisão...

O Robinho roubou a bola solando no segundo gol santista... o juiz anulou um gol legítimo do Santo André... se venta perto do Neymar ele cai e o juiz da falta...

As expulsões do Marquinhos e do xarope do Brum foram pra lá de justas, não foram pra compensar nada.

Estranho os que dizem que são amantes do bom futebol dizerem que aquelas expulsões não foram corretas.

As expulsões do Léo e a do Nunes são contestáveis..

Os menininhos da Vila são intocáveis... incrível, ai de você se criticar... é porque não gosta de futebol.

Gosto sim do bom futebol, e muito. Não estou nem um pouco feliz com o futebol ridículo que meu time vem jogando.

Agora, o que está em pauta é o jogo de ontem. E na hora da verdade os menininhos da Vila foram dominados pelo Santo André, que merecia ter ganho até de 5.

E, na boa, será que um paulistinha é digno de inveja?

Meu time foi campeão da Copa São Paulo de Juniores este ano. Então, acho que estamos empatados. Ou não?

Fernando Augusto disse...

Parabéns ao Santos. Pelo o que mostrou em todo o campeonato mereceu o título.

Sobre a arbitragem, acredito que tenha errado pros dois lados, se considerarmos os dois jogos. Mas ontem beneficiou mais o Santos.

As críticas que alguns vem fazendo aos "meninos da Vila" acontecem não por inveja. Mas a puxação de saco da Globo é de matar. Querem que até os torcedores rivais se encantem com o Santos. Sai fora...

A mesma coisa aconteceu no primeiro semestre do ano passado, quando era proibido torcer contra o Corinthians porque tinha Ronaldo em campo.

Secar os times rivais faz parte do futebol. Se eu for torcer apenas pelo futebol bonito vou deixar de ser torcedor e virar comentarista esportivo.

Gabriel Megracko disse...

Vai que vai. Quarta tem mais!

Eduardo Maretti disse...

Sensato seu comentário, Fernando. Mas se a Globo se apropria daquilo que vende e dá audiência, a culpa não é do Santos.

O que acho lamentável é ficar discutindo arbitragem depois de um jogo desse naipe e de um campeonato como esse. Infelimente tive que falar da arbitragem no post, porque o tal Spinola fez de tudo pra estragar esse grande jogo.

Toda a confusão começou quando Neymar tomou um bico na canela na entrada na área e caiu. Não foi o vento não. Aí, dois brucutus do Santo André partiram pra cima do moleque, que estava no chão. Quer dizer que no futebol cair é proibido? Foi falta na entrada da área, o Spinola não deu, os caras foram pra cima e não é papel deles, e sim do juiz, que se omitiu. O tal Nunes, antes do primeiro jogo, avisou no Globoesporte que ia catimbar, procurar enervar os santistas, provocar etc etc. Ele disse e fez.Se esse malaco tivesse só jogado bola de repente até poderia ter feito o gol do título de seu time, mas preferiu agir como maloqueiro. Foi expulso deliberadamente, mas conseguiu levar o Léo junto, que não deveria ter sido expulso. Jamais teria tido barraco em campo se dependesse do Santos, que entrou para jogar futebol e foi campeão jogando futebol.

O Marquinhos mereceu ser expulso.Mas a expulsão do Brum foi outro erro. Pode ver o teipe: o cara deu dois passos depois de tomar a falta, aí deu um tranquinho para trás e caiu. Ningém cai para trás se está correndo para a frente, a não ser que seja puxado ou esteja fingindo. Foi um teatrinho e o juiz caiu.

Enfim, o jogo valeu pelo título e pelos dois golaços espetaculares do Santos, que foi muito mais do que merecidamente campeão.

Para o Santo André, o vice campeonato está de muito bom tamanho.

Glauco disse...

O ex-árbitro Arnaldo César Coelho, que não pode ser acusado de "santista" até porque, como comentarista, acusa Neymar de ser "cai-cai" (algo corroborado por gente que talvez se intitule como anti-Globo) e nem como profissional, já que em 1983 prejudicou o Santos contra o Flamengo, disse que "se o Arouca não tivesse caído daquele jeito, o juiz teria marcado pênalti". Ou seja, os "cai-cai" do Santos têm que "cair direito" quando sofrem falta...

Aliás, ele disse também que o Brum não merecia ser expulso. Não precisei da opinião dele pra concordar que a expulsão foi um erro, como o Edu ressaltou. A propósito, não pode um jogador tomar cartão ainda no chão como aconteceu com o Marquinhos. É básico isso, Sálvio...

Mas o Neymar sofreu pênalti no primeiro jogo. Penalidade, aliás, que lhe custou a partida em Belo Horizonte na Copa do Brasil, prejudicando o Peixe. Isso ninguém diz. Como também foi solado nessa mesma partida, falta semelhante à que rendeu uma expulsão a Ribery do Bayern na Liga dos Campeões. E aí, Paulo César de Oliveira, jogador do Santo André não merece cartão?

Se houve erros de arbitragem, foi para ambos os lados. Talvez, seguindo o rigor da regra, o São Paulo nem merecesse ir para as semifinais, já que seguiu depois de um jogo contra o Santo André em que teve um gol impedido anotado e outro do time do ABC injustamente anulado. É bom lembrar esse tipo de coisa antes de julgar qualquer partida...

Fernando Augusto disse...

"... acusa Neymar de ser "cai-cai" (algo corroborado por gente que talvez se intitule como anti-Globo)"

foi pra mim? não entendi...

Unknown disse...

o Santos mereceu ganhar o título pelo campeonato inteiro e mereceu perder pelo último jogo...

entrou de salto alto... Robinho chegou a dizer que esse time do Santos ganharia a copa do mundo... Menos, menos...

O Santos André dominou o jogo com 10 contra 8, com 10 contra 9, com 10 contra 10 e com 11 contra 11... O Santos ganhou o campeonato merecidamente porque fez a melhor campanha... mas ganhou com o regulamento debaixo do braço e se aquela bola aos 44 do segundo tempo entra toda a "alegria" dos "meninos da vila" ia cair na berlinda pelas mãos da própria imprensa que agora os está endeusando...

Eduardo Maretti disse...

Se aquela bola entra, se, se se, se, se, se se se se se se se se se se se se...

"O Santo André mereceu ganhar o último jogo e o Santos mereceu ganhar o título" (Fernando Calazans - na ESPN-Brasil).

Ponto.

Acabou, galera. O Santos É CAMPEEEEÃO! Conformem-se. Motivos para chorar não faltarão, talvez muito em breve.