domingo, 23 de maio de 2010

Internazionale é campeã da Europa após 45 anos

Com o estilo de futebol italiano típico, uma defesa quase intransponível com Samuel, Lúcio e Chivu, protegidos pelo argentino Cambiasso, a Internazionale contou com Diego Milito para definir em contra-ataques e bater o Bayern Munique por 2 a 0, sem muitas dificuldades, conquistando a Liga dos Campeões 2009-2010. A final foi no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. A Inter não ganhava o título desde a temporada 1964-1965.

Atletas da Inter na cerimônia de premiação
O meia holandês Sneijder, considerado cérebro da equipe da Bota, teve atuação apagada.Surpreendentemente, pelo menos para mim, que acostumou a vê-lo na área fazendo gols, o camaronês Samuel Eto’o fez uma partida tática, pela direita, ajudando na marcação.

O time de José Mourinho mereceu o título, embora jogando um futebol feio, de força. Mas com este futebol derrubou o Barcelona, o melhor time do mundo, nas semifinais. Já o Bayern de Louis van Gaal não impôs resistência e dependeu do talento de outro holandês, Robben, que nada pôde fazer contra a muralha da Inter.

Inter que, detalhe, entrou em campo com 11 jogadores não-italianos: Júlio César; Maicon, Samuel, Lúcio, Chivu; Zanetti, Cambiasso, Sneijder; Eto’o, Milito e Pandev.Provavelmente para quebrar essa marca de um time apátrida, Mourinho colocou o zagueiro Marco Materazzi (aquele mesmo, que Zidane derrubou com uma cabeçada em 2006) aos 42 do segundo tempo. Só pra ganhar o bicho, como se dizia antigamente.

A Copa da África do Sul está chegando.

3 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Mais um jogo incrivelmente chato, truncado, sem emoção (ainda mais depois de rever, na véspera, a eletrizante final de 2008 entre Chelsea x Manchester United)... o Bayern quase não ameaçou o guarda-metas adversário... A Internazionale, que Galvão Bueno e todo o time da globo insistem de chamar "o inter", ganhou com toda justiça, mas com um futebol feinho, feinho...

Eduardo Maretti disse...

Curioso que eu revi, algumas horas antes, a final do ano passado, Barcelona 2 x 0 Manchester, que passsou na ESPN. Jogaço, futebol de encher os olhos do Barça (o Manchester foi trucidado). Até parece o Santos - hehehe. A final da temporada 2007-08, Chelsea x Manchester United (os diabos vermelhos ganharam nos pênaltis) eu não lembro direito.

Mas é fato, não só o Galvão, mas muitos insistem em falar "o Inter", o que é muito irritante. Mas eu não vi na Globo, vi na ESPN a final de ontem, apesar do chatíssimo narrador Paulo Andrade,com aquela voz de taquara rachada que berra mais do que narra. Mas, pelos comentários do PVC e do Trajano e pelo esforço da equipe, e tb pra não dar audiência para a rede Bobo, que agora descobriu que a Liga dá audiência e resolveu transimitr, eu prestigiei a ESPN.

Paulo M disse...

Vi na Band. A ESPN é legal pra debater futebol, pra narrações não gosto. E jogo meio chatinho mesmo. A Inter ficou na retranca e nos contra-ataques o tempo todo, e o Bayern naquela impotência ofensiva de dar sono. Afffe...