quarta-feira, 12 de maio de 2010

Começa o festival de Cannes


Começa hoje o mais glamouroso festival de cinema, em Cannes. Vendo a lista de filmes que serão exibidos em competição, gostaria de poder assistir a alguns. O problema é o hiato entre o desejo e o possível: o vencedor da Palma de Ouro de 2009, A Fita Branca, do diretor austríaco Michael Haneke, só estreou no Brasil em fevereiro deste ano (está no Belas Artes).

Os filmes que me chamam a atenção (pelos diretores) e que veria, se possível (mas não será, tão cedo):

- Biutiful (Lindo), de Alejandro González Iñárritu (o diretor do ótimo Babel - 2006)

- Copie Conform (Cópia Autenticada), do iraniano Abbas Kiarostami

- La Princesse de Montpensier (A Princesa de Montpensier), de Bertrand Tavernier, diretor do excelente A Isca (L'Appât - 1995), ganhador do Urso do Ouro em Berlim

- Film Socialisme (Filme Socialismo), de Jean-Luc Godard

Fora os filmes em competição, há sempre a chance de ver em primeira mão o novo filme de um velho e bom cineasta. E advinha quem mostra uma película recém-saída do forno? Ele mesmo, Woody Allen, cujo Tudo pode dar certo ainda está em exibição em São Paulo. Em Cannes, ele apresenta You Will Meet a Tall Dark Stranger (Você Conhecerá um Estranho Alto e Negro).

Não custa lembrar que, em 1962, um filme brasileiro – O Pagador de Promessas, dirigido pelo brasileiro Anselmo Duarte – ganhou pela primeira e única vez o principal prêmio de Cannes, justamente a Palma de Ouro.

Nenhum comentário: