terça-feira, 11 de maio de 2010

Dunga mantém "coerência", privilegia "soldados" e deixa craques de fora

Treinador na coletiva
Nem Paulo Henrique Ganso, nem Neymar. Dunga manteve a chamada coerência, com quase a mesma lista da partida contra a Irlanda, no início de março (veja abaixo os 23 convocados para a Copa do Mundo e *mais os sete da "lista de espera"). Grafite no lugar do deprimido e gordo Adriano, que não tinha mesmo que ir, foi uma solução normal (outra opção era Diego Tardelli) assim como Ronaldinho Gaúcho, um deus de papel. Espero que não estejam nem na lista dos sete que será divulgada no fim da tarde.

Não dá para dizer que Dunga está errado, considerando que seu discurso sempre foi o da lealdade ao grupo com que fez uma campanha vitoriosa nas Eliminatórias e ainda conquistou a Copa das Confederações (2009) e a Copa América (2007). Mas o fato é que jogadores talentosos substituídos por um elenco do soldados leais é extremo. É muito pouco.

Dupla santista ficou de fora
Eu levaria Ganso, principalmente, e Neymar. Por que não?Josué, Kléberson e Júlio Baptista, na minha opinião, são aberrações nesse time, considerando tantas outras possibilidades. Há quem não entenda a não convocação do goleiro Victor, do Grêmio, preterido. Irão Gomes (que sempre achei um frangueiro) e Doni, que nem está jogando na Roma.

“Eu não quero coerência por ter coerência, quero que os jogadores acreditem no que eu falo”, disse Dunga na coletiva. É uma frase emblemática que resume o pensamento do treinador que comandou por três anos e meio a seleção.

Agora, na lista há quatro considerados “meias”: Kaká, Ramires, Elano e Júlio Baptista. Nenhum deles é um meia. Nem Kaká, que joga como os jogadores que antigamente chamávamos ponta-de-lança (Leivinha, do Palmeiras, por exemplo).

Meias são Alex, do Fenerbahce (foto), Ricardinho (Atlético/MG), Diego (Juventus de Turim) e Paulo Henrique Ganso. Mas não teremos nenhum deles lá. Eu levaria Ganso ou Alex.


Os 23 convocados por Dunga:


Goleiros
Júlio César (Inter/ITA)
Doni (Roma/ITA)
Gomes (Tottenham/ING)

Laterais
Maicon (Inter/ITA)
Daniel Alves (Barcelona/ESP)
Michel Bastos (Lyon/FRA)
Gilberto (Cruzeiro)

Zagueiros
Lúcio (Inter/ITA)
Juan (Roma/ITA)
Luisão (Benfica/POR)
Thiago Silva (Milan/ITA)

Volantes
Felipe Melo (Juventus/ITA)
Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE)
Josué (Wolfsburg/ALE)
Kleberson (Flamengo)

Meias
Kaká (Real/ESP)
Ramires (Benfica/POR)
Elano (Galatasaray/TUR)
Júlio Baptista (Roma/ITA)

Atacantes
Luís Fabiano (Sevilla/ESP)
Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal/ESP)
Grafite (Wolfsburg/ALE)

A lista dos sete (*atualizado às 17h58)

A chamada "lista de espera", composta por jogadores que podem substituir algum (uns) dos 23 inicialmente convocados, é composta pelos seguintes atletas:

– Paulo Henrique Ganso (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Milan), Alex (Chelsea), Diego Tardelli (Atlético-MG), Sandro (Inter), Marcelo (Real Madrid) e Carlos Eduardo (Hoffenhein).

Marcelo podia muito bem ir no lugar do discreto e fleumático Gilberto (aliás, para que quatro laterais?). Ganso podia entrar no lugar de vários. À escolha. E o Gaúcho, como eu disse, não levaria de jeito nenhum. Nem no lugar do Josué.

O tal Carlos Eduardo nunca vi jogar.

9 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Sobre Paulo Henrique Ganso, concordo. Sobre Neymar, não. Não acho que a questão da maturidade e da experiência possa ser desprezada. Dezoito aninhos. O garoto cheira a leite e sua maior experiência de pressão foi uma final de campeonato paulista. Jogar uma copa do mundo envolve muita gente, são muitos interesses em jogo, muitas situações (como prorrogações e pênaltis) que requerem um mínimo de vivência. E, na minha opinião, de 18 para 21 anos muita coisa muda. E o Ganso, embora seja só um pouco mais velho, já mostrou estar um pouco mais maduro. A menos que você ache que o Neymar é o Pelé, é melhor comemorar ele não ter entrado nessa fogueira. Afinal, não queremos um revival de Ronaldo-98. Além do mais o Ganso, numa seleção, como você bem notou, carente de Meio-Campo, foi um desperdício. Uma estupidez típica de um sujeitinho como o Dunga.

Concordo em relação ao Adriano e discordo em relação ao Ronaldo Gaúcho. Uma seleção que tem Josué e não Ronaldo Gaúcho?? Tudo bem que jogadores como ele são bastante midiáticos, e que a eleição pra melhor do mundo não diga muita coisa, mas daí a vê-lo como um "deus de papel"...

É um jogador que, na minha opinião, merece respeito. Acontece que jogaram nas costas dele a responsabilidade pela pífia atuação da seleção como um todo em 2006. Isso para não falar da birra do sr. Dunga, que já é outra conversa.

Mas é isso. O sargentinho Dunga convocou seus 20 soldadinhos. E duvido que o Brasil passe das quartas de final. Ainda bem. Assim quem sabe a gente se livra de mais uma toupeira na seleção brasileira (essa riminha pobre no final foi sem querer).

Felipe Cabañas da Silva disse...

ah... só pra complementar... o Dunga ficou bastante confiante em sua seleção pelos títulos da copa américa e da copa das confederações e pela excelente atuação nas eliminatórias... a imprensa comprou o peixe... e a nação está acreditando que o Brasil vai ser hexa... só que copa do mundo é outro papo... Duvido... duvido... mas como a maioria das minhas previsões futebolísticas esse ano falharam, vou ficar em silêncio...

Chico disse...

Michel Bastos e Gilberto vão o Marcelo do Real Madri não. Deixa Ganso fora.Enche o time de brucutos ou uns que nem isso são, como o bambi Josué. O tal do Doni, meu deus isso é goleiro? Felipe Melo? Credo. Acho que vou torcer pra Argentina...

alexandre disse...

se com respeito fosse às origens do futebol arte do brasil, com certeza a convocação do Neimar, pura arte, pra mim, seria de lei. Esse negócio de "experiência" pra mim não serve, até pque qdo o brasil foi campeão, bi e tri mundial, na época não tinha esse comércio fabuloso do nosso futebol atual. No entanto o melhor futebol do mundo era aqui, e ainda é, mas não se dá chance ao que há de mais belo no futebol: a arte. Então vamos ver esse time do brasil jogar, sem nem ter um meia nato, nem Neimar. Desculpe, não quis rimar, foi também sem querer.
abraços

Paulo M disse...

Concordo com o Alexandre e com o Chico. E se o grupo está fechado faz tempo, é panela. O que mais deve ter na seleção brasileira é panelinha, e panelinha de repente bancada por patrocinadores, ou sei lá quem... O único homem bom de criação nesse time é o Kaká, que não está bem fisicamente. Mas Josué!
Kleberson! O Gilberto Silva parece um carro velho... Só concordo com a não convocação do Ronaldinho, que faz firula só contra o Español, o Tenerife e o Valadoli. Esse papo de experiência pra mim é frescura. Por que não o Ganso e o Neymar? Acho que eles são mais brasileiros do que esses que vão jogar de gravata. Parece que há um medo de informalizar a seleção, que está burocrática desde a era Parreira, o que destoa do espírito de improvisação que têm os brasileiros por natureza. Mas beleza, tudo tem que ser (aparentemente) correto. Então, tá, vamos torcer pro Brasil. Como diria Caetano, "o certo é saber que o certo é certo".

alexandre disse...

legal, Paulo M, concordo e assino. Não vou conseguir torcer pra isso aí. Que seleçãozinha feia essa, bah..

Eduardo Maretti disse...

Sei não, mas acho que vai ter muito brasileiro torcendo pra seleção argentina he he

Paulo M disse...

Eu torceria pra Holanda.

Edu Maretti disse...

Num certo bolão aí, eu apostei na Holanda...