quinta-feira, 20 de maio de 2010

Santos faz 3 a 1, elimina o Grêmio na Vila e Silas morre pela boca


Santos FC/Divulgação
A vitória do Santos por 3 a 1 contra o Grêmio, que dá ao time da baixada santista a condição de disputar uma inédita final de Copa do Brasil contra o Vitória, em 28 de julho e 4 de agosto, foi mais uma vez sofrida, bela e incontestável (veja os gols abaixo), como têm sido as decisões de que tem participado o time de Neymar, Ganso, Robinho, André e companhia. Nos mata-matas contra Santo André, Atlético/MG e Grêmio, o Santos mostrou mais uma vez que não gosta de jogo fácil, mas de futebol bonito.

O Grêmio, que venceu por 4 a 3 em Porto Alegre, diga-se, foi um adversário que só valorizou a vitória paulista. Até os 25min do primeiro tempo, dominando o meio campo, e se aproveitando de atuações apagadas dos craques alvinegros, que erravam passes sem parar, ameaçou a meta de Felipe constantemente. A partir dos 25, porém, o Santos conseguiu acalmar os nervos que estavam à flor da pele, pôs a bola no chão e começou a conquistar a vitória.

O maior problema do Peixe era a ausência de Arouca, suspenso. Mas, descontada a primeira metade do primeiro tempo, quando os gaúchos dominaram as ações, pode-se dizer que Rodriguinho, no lugar de Arouca, cumpriu a missão com competência.

Final da ópera
O segundo tempo veio com um Santos disposto a mostrar que não foi o time mais badalado do primeiro semestre por acaso. Com a Vila lotada, os comandados de Dorival Júnior fizeram três golaços. Depois do gol de Paulo Henrique, daqueles decisivos e definitivos, o Grêmio se expôs e seu gás acabou. Eram 6 minutos do segundo tempo.

O técnico gremista, Silas, falou em entrevista, antes de começar a segunda etapa, que o plano era segurar até os 15 minutos, porque a partir daí os espaços se abririam. Mas com o gol tão cedo, ele morreu pela boca, porque a partir da vantagem santista os espaços se abriram para o Santos.

Depois de impor um rolo compressor e encurralar o Grêmio em seu campo, e mesmo com o 1 a 0 que já lhe dava a classificação, o time da Baixada fez 2 a 0 aos 24: Robinho (e que golaço!) encobriu o goleiro Victor de primeira, com tamanha categoria que me fez pensar: por Robinho eu torço pela seleção brasileira na Copa. Não por ele ser do Santos, mas por pinturas como essa, que nos fazem adorar o futebol.

Voltando, aos 29, Rafael Marques achou um gol para um Grêmio já praticamente batido, que começava a apelar para a violência e até então, no segundo tempo, não tinha ameaçado a meta alvinegra. E voltou ao jogo. Foram 11 minutos de agonia, mais para a torcida do que para o time do Santos, que se manteve concentrado. E o contra-ataque que Wesley consumou de maneira magistral aos 40, fulminante, driblando o goleiro Victor (que na minha opinião saiu mal e precipitadamente), matou o Tricolor.

O Grêmio perdeu a cabeça e terminou a partida dando porrada, apequenando (ou confirmando?) suas próprias tradições.

Silas
Algumas palavras sobre o treinador do Grêmio. Silas falou bastante, e mais do que devia, durante a semana. Disse, por exemplo, relembrando seus tempos de jogador do São Paulo: "Meu retrospecto na Vila Belmiro é muito bom. Acho que não perdi lá, ou pelo menos não me lembro”. E acrescentou: “não acho difícil jogar lá. É como o Alfredo Jaconi (estádio do Juventude de Caxias do Sul)”.

Os jogadores do Santos ouviram isso, claro. O pretensamente esperto técnico só motivou o adversário.

Após o jogo e a vitória peixeira, Neymar desabafou: “falam que eu sou cai-cai, mas quem caiu foi o Grêmio”. E, na entrevista coletiva, o zagueiro Edu Dracena respondeu ao comandante gremista: “[O Silas] tá começando agora. No futuro pode ser um grande treinador”.

Tira teima
Esta foi a terceira semifinal entre Santos x Grêmio na década. Em 2002, o Peixe de Leão, que veio a ser campeão brasileiro, eliminou o Grêmio de Tite ganhando de 3 a 0 na Vila e perdendo de 1 a 0 no Olímpico. Em 2007, o Tricolor gaúcho de Mano Menezes tirou o Alvinegro da Libertadores com 2 a 0 a favor em POA e 3 a 1 contra na Vila.

E, pela Copa do Brasil, neste 2010, o Santos de Dorival Júnior bateu o Grêmio do falastrão Silas. Jogando futebol.

Atualizado às 20h28

Veja os gols de Santos 3 x 1 Grêmio


2 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

uma coisa que os esportistas aprendem mais dia menos dia, por bem ou por mal, é a ter humildade e estabelecer uma relação madura com seus adversários...

no jogo de hoje flamengo x la U acontece uma coisa parecida... o técnico do time chileno chamou a dupla de ataque do flamengo de gorda e lenta... espero que ele não seja obrigado a engolir mosquito, porque adriano e vagner love não é uma dupla de ataque a se desprezar... afirmo isso como corintiano, já que os dois gols que tiraram o corinthians da libertadores foram marcados por essa dupla de ataque gorda e lenta...

Glauco disse...

A diferença, Felipe, é que o treinador chileno falou isso internamente e um áudio vazou, enquanto o Silas falou publicamente. Não sei se vai aprender não, tem dado mostras de falta de humildade e se Luxemburgo não aprendeu até hoje, pode ser que o tricolor também não consiga fazê-lo...

Mas foi um segundo tempo fantástico mesmo e só golaços. Pena que o Marcel perdeu aquele gol feito, senão a goleada se estabeleceria e seria mais fiel ao que foi a segunda etapa. Mesmo assim, está bom demais!