domingo, 11 de abril de 2010

Zagueiro Durval faz o gol que
praticamente põe o Santos na final

A vitória do Santos sobre o São Paulo por 3 a 2 neste domingo foi justa e lógica. Com gol da vitória de um zagueiro nos estertores da peleja. Mais difícil do que esperavam santistas mais empolgados. Como aconteceu na vitória do Peixe sobre o Corinthians (2 a 1) e na derrota para o Palmeiras (4 a 3), o time da Vila deixou o adversário reagir.

Na semifinal com o São Paulo, as dificuldades do time da Vila decorreram muito por méritos do time do Morumbi.




Foi um grande jogo e os dois protagonistas estiveram à altura das tradições. Ricardo Gomes e seus comandados fizeram o possível. O São Paulo jogou com dez jogadores durante boa parte do jogo. No início do primeiro tempo (até o tomar o gol) e em boa parte do segundo teve mais posse de bola e dominou o meio-campo, mesmo sem Marlos a partir dos 32min da primeira etapa.

Assim, e com raça, o São Paulo chegou ao empate aos 22min do segundo tempo, depois de ter 2 a 0 contra. Mas precisando ganhar (e portanto tendo de jogar aberto) contra o time de Neymar e Robinho, sem esquecer de André mais enfiado, e com o apoio de Ganso e Marquinhos, e Léo pela esquerda... Fica difícil para qualquer time evitar a derrota, convenhamos.

O Santos jogou com o regulamento debaixo do braço, levou uma pressão federal, mas calculada, confiou no poder de seu ataque e foi premiado com um gol do zagueiro Durval. O impressionante do atual time do Santos é que o golpe mortal é imprevisível. Contra o São Paulo, por exemplo, Neymar, Robinho, Ganso e André tiveram atuações apagadas. Mas o desgaste físico e mental para marcar esse quarteto é enorme e uma hora ou outra os espaços aparecem. E aí não tem defesa.

O São Paulo de Ricardo Gomes jogou com elegância, duro, mas na bola. O cartão vermelho do são-paulino Marlos (conseqüência do segundo amarelo) foi rigoroso, mas o juiz manteve o critério que ele mesmo mostrou desde o início ao dar um cartão injusto para Neymar em falta sobre Dagoberto. Discordo desse critério do limitado árbitro Marcelo Rogério, mas pelo menos ele usou a mesma medida para os dois times.

O São Paulo perdeu seu quinto clássico seguido na temporada: para Portuguesa (3 a 1), Palmeiras (2 a 0), Corinthians (4 a 3) e Santos duas vezes (2 a 1 na fase de classificação e 3 a 2 na semifinal). É uma sequência no mínimo desconfortável.

Vale registrar: o jogo do Morumbi, mando do São Paulo, em que o Santos praticamente sacramentou sua ida à final do Campeonato Paulista tinha 35 mil pessoas. Em Santos 2 x 1 Rio Claro, no domingo de carnaval, 32 mil santistas empurraram o Peixe à vitória no Pacaembu.

São Paulo 2 x 3 Santos

São Paulo
: Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Hernanes, Jorge Wagner (Fernandinho) e Marlos; Dagoberto (Marcelinho Paraíba) e Washington (Cicinho)
Técnico: Ricardo Gomes

Santos: Felipe; Wesley, Edu Dracena, Durval e Leo; Arouca, Marquinhos (Zé Eduardo) e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar (Madson) e André (Pará)
Técnico: Dorival Júnior

Árbitro: Marcelo Rogério
Auxiliares: Vicente Romano Neto e David Botelho Barbosa
Público: 35.695
Renda: R$ 1.578,325,25

Gols: Junior Cesar (contra, para o Santos), aos 25min, André (S) aos 40min do primeiro tempo; Hernanes (SP), aos 8min, Dagoberto (SP), aos 22min, Durval (S), aos 45min do segundo tempo

PS: Grêmio Prudente 1 x 2 Santo André

O Santo André ganhou de 2 a 1 do Grêmio Prudente no Prudentão. Quer dizer, Santos x Santo André deve ser a final do Paulistão 2010. A tabela da volta do mata-mata paulista é:

18 de abril de 2010
Jogos de volta

Santos x São Paulo – 16h – Vila Belmiro (transmissão: TV Globo, Band e Sport TV)
Santo André x Grêmio Prudente – 18h30 – Bruno José Daniel (Sportv)

Atualizado às 22h33

4 comentários:

Olavo Soares disse...

É, Maretti. Foi foda, mas vencemos. Meu pessimismo convencional me impede de dizer que já estamos na final, mas as coisas caminham muito pra isso.

Para o Brasileirão (que começa logo após o final do Paulista, não haverá muito tempo pra pensar), precisamos de um lateral-direito, urgente. Senti muita falta disso hoje.

João disse...

como o palestra tá fora mesmo to vendo de camarote e eh legal pra caramba. concordo com o post que o santos "levou uma pressão federal, mas calculada". mas numa hora dessa o calculo da errado e a casa cai...

alexandre disse...

bom jogo, decidido no detalhe do gol nos últimos minutos, o São paulo se faz mais uma vez freguês. Parabéns a vcs, santistas. O título paulista está próximo.

Carmem disse...

olhe, as "pérninha" dos meninos tremeram, sim, no começo;...no começo. Tanto que o Neymar fez uma falta desnecessária, que o juíz, sei lá querendo o quê, deu cartão amarelo e a partir daí teve que se ater ao critério.

Mas olhe, tem muita gente que diz a frase: "é isso o que separa os homens dos meninos" e eu acho que quem separa muito: "não é uma coisa nem outra, muito menos as duas juntas".

Pena que não vi no estádio mas o passe do Neymar pro André já teria valido o ingresso, pagaria de novo pra ver o Robinho roubando a(s) bola(s)-como sempre- armando o time e que resultou no gol contra (com o maior mérito do nosso Léo)!!! Daí tem a nossa estrelinha, que com "sabedoria" (do Dorival) entrou e foi decisivo, o Madson!

Como santista legítima ainda estou apreensiva, vamos ver, porque: "clássico é clássico e vice-versa" mas torcer pro Santos é um orgulho que nem todos podem ter!