sexta-feira, 23 de abril de 2010

Libertadores e Copa do Brasil: a hora da onça beber água

Fotos: Eduardo Metroviche/Marino Azevedo/VIPCOMM
Apesar da crise do Flamengo, não vi nenhum corintiano ou comentarista sério considerar o time do Parque São Jorge favorito para passar às quartas-de-final da Libertadores. Num confronto dessa magnitude, que começa já na quarta que vem, o Rubro-negro pode buscar forças até então adormecidas. O resultado é imprevisível. Enquanto o Flamengo se classificou na bacia das almas, o Corinthians pegou um grupo tão ruim na primeira fase que sequer dá pra saber que futebol o time está jogando.

Ambos têm dois grandes centroavantes do passado, Ronaldo e Adriano, que lutam contra a visível falta de condições físicas. O time da Gávea terá novo técnico para o duelo. E um novo técnico pode reverter a crise dando ânimo novo. É curioso, mas treinadores recém-contratados sempre dão um arranque inicial forte, principalmente quando assumem times com o potencial do Flamengo, que ganhou o Brasileiro de 2009 não à toa. Se o clube carioca contratar o ardiloso e competente Joel Santana, o Timão vai ter que brigar muito para não ver ruir o sonho de Libertadores no ano do centenário.

Como se pode ver abaixo, as dificuldades são semelhantes nas duas chaves da Libertadores.


Na da esquerda, aparentemente, Corinthians ou Flamengo, Vélez e Once Caldas devem seguir às quartas-de-final. Desses, acho que, tirando o Once Caldas, todos podem chegar ao título.

Na chave da direita, arrisco São Paulo, Cruzeiro, Estudiantes e Internacional ou Banfield nas quartas. Não boto nenhuma fé no Inter. Os três primeiros podem levantar a taça. Tricolor e Raposa, passando pelas oitavas, fariam duelo já nas quartas (replay de 2009, quando o time de BH eliminou o São Paulo, mas perdeu o título para o Estudiantes de Verón).

COPA DO BRASIL

Pena que as datas da Libertadores coincidem até no horário com a Copa do Brasil, pois vou ter de abrir mão de ver Corinthians x Flamengo para assistir a Santos x Atlético/MG pelas quartas. Um duelo que promete: os meninos da Vila vão reencontrar Vanderlei Luxemburgo, que, embora decadente, tem nas mãos um time rápido, com Diego Tardelli comandando o ataque.

Depois de eliminar o São Paulo fazendo barba, cabelo e bigode, só falta o Peixe de Neymar (foto Eduardo Metroviche) matar o Santo André para conquistar o Paulista (leia aqui sobre a final, em matéria do jornal Visão Oeste). Não acredito em zebra, mas que elas existem, existem...

O Galo vai ser outro bom teste, mas o Santos é favorito também. Está numa chave (a vermelha) muito mais difícil do que o Palmeiras, por exemplo. Passando pelos mineiros, terá pela frente Fluminense ou Grêmio na semifinal.

O Palmeiras, que fez bom jogo ao eliminar o Atlético/PR, pega no máximo o ridículo Vasco da Gama na semifinal, isso se o time carioca não cair diante do Vitória.

Quartas-de-final

28/04 - 21h50 - Atlético-MG x Santos (Mineirão)
29/04 - 21h30 - Fluminense x Grêmio Maracanã


28/04 - 21h50 - Vitória x Vasco Barradão
29/04 - 19h30 - Palmeiras x Atlético-GO (Palestra Itália)

9 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

nao tenho medo do flamengo... aliás, nao tenho medo de nenhum dos brasileiros desta libertadores... com relaçao a sao paulo, inter e cruzeiro, (em relaçao ao sao paulo principalmente), o retrospecto do corinthians em decisoes é muito positivo... com relaçao ao flamengo já é mais complicado... é claro que nao dá pra dizer que o corinthians é favorito, mas que o corinthians passa por melhor fase passa... tem um time mais sólido, mais bem preparado, com mais personalidade... e, principalmente, um treinador muito bom... todo respeito ao joel santana, mas mano menezes é um técnico muito superior... enfim, vai ser quente essas oitavas de final... meu chute para as quartas é corinthians, universidad de chile, velez e once caldas...sao paulo, nacional, estudiantes e inter... na minha opiniao o cruzeiro cai... FUI

Paulo M disse...

Peraí, Cabañas, volta aqui! Olha, que o Corinthians está em melhor fase, está. Mas ontem escutei uns poucos e tímidos rojões aqui perto de casa depois da vitória do Timão. Achei que os corintianos hoje estavam com uns 37 e meio de febre. Se vc não tem medo do Flamengo, tem muito corintiano que estava torcendo contra ontem só pra escapar do algoz rubro-negro. O Corinthians não dá sorte com cariocas. E dizem que a bola não perdoa. No Brasileirão 2009 fizeram aquele teatro, e agora vão ter de se engalfinhar na Libertadores. Quanto à Copa do Brasil, acho que os adversários que podem ameaçar o Santos são o Atlético-MG e o Grêmio, caso este passe pelo Flu. Se o Santos passar por aí, ganha a final. Fui. He he

João disse...

e que titulos que o mano ganhou??? dois da segundona, uma copa do brasil, um paulistinha e soh.

dah uma olhadela no wikipedia e vai ver quem eh melhor, joel ou mano...

Creisu disse...

Ô santista toma tento. Se vc não sabe como o Corinthians tá jogando é porque não vê os jogos. Independente do grupo o time começou a ganhar uma padrão de jogo sim e isto já tem pelo menos uns 6 jogos. De lá pra cá vencemos todos os confrontos, incluindo vitórias sobre Cerro que é copeiro e sobre um tal São Paulo. O time ganhou padrão, ainda que seja um padrão Mano, muito parecido com o do Parreira excrusive. Neste esquema ele abandona os três atacantes e estrutura um time bem mais conservador, mas muito rápido e eficiente. É um time pra Libertas.
Sobre o confronto com o Meigo logo de cara tb acho que tudo pode acontecer, é time grande, do povo, com um bom elenco e atual campeão, fora isso que nos coloca em pé de igualdade, acredito sim que o Corinthians está no seu trilho e vai vencer os confrontos, não por acaso, mas pelo padrão recém adquirido, que vc ainda não notou, e pela gana do time em dar este presente ao Sport Club Corinthians Paulista.
Abraço, Tiago.

luciano disse...

Pro amigo q acha q o Joel eh melhor q o mano....

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/04/24/apos-pedidos-joel-santana-recusa-fla-e-aceitar-continuar-no-botafogo.jhtm

Felipe Cabañas da Silva disse...

companheiros, essa presidenta do flamengo tem colhao viu... ta que eu pariu!

Luciano disse...

Caro Sr. Felipe Cabanas.... isso não se chama colhão.... se chama MIGUÉ....

Felipe Cabañas da Silva disse...

sr. luciano beegees... a mulé demite toda a cúpula responsável pelo futebol cinco dias antes de um clássico nacional na libertadores da américa e você diz que ela não tem colhão... tem mais que você... he he he

Eduardo Maretti disse...

Prezados, concordo com João, acho que o Joel ainda tem mais cancha, mais títulos, mais tarimba que o Mano... mas de ontem pra hoje a chance de vocês aumentou, exatamente pelo "Não" do Joel ao Flamengo (conforme link do Luciano).

Boa sua análise tática, caro Creisu... Mas eu vi o Corinthians jogar sim várias vezes este ano... E repito, os times que enfrentou na Libertas até agora... O Cerro ERA copeiro, nesta temporada acho que nem o campeonato paraguaio rola pra eles. Fala sério! Mas meu palpite é que o Timão leva essa do Flamengo.A bagunça na Gávea não parece tão fácil de arrumar, tá grave. O grande mata-mata de vcs deve ser contra o Vélez na semifinal.

Acho que a Patrícia tá tentando, mas tem que lutar contra o chamado status quo, Felipe... às vezes só colhão não basta. Mas acho incrível a figura de uma mulher comandando o Flamengo dessa maneira. Não é qualquer uma não. Só não sei se aguenta.

Vou tomar uma. Fui. He he