terça-feira, 6 de abril de 2010

Metrô: na Linha 4 Amarela, tudo igual e sem previsões

Foto: Divulgação
Um dos temas que mais têm atraído os leitores a este blog à procura de informações é a Linha 4 Amarela do metrô.

Falei com a assessoria de imprensa da Companhia do Metrô, que me disse hoje, dia 6 de abril, praticamente o mesmo dos posts anteriores: metrô adia inaugurações e cronograma emperra. "Não tem datas [previstas]. Todos os protocolos de testes estão sendo finalizados" para que as estações Faia Lima e Paulista (foto acima) sejam entregues ao público, informa a assessoria.

Segundo ela, os atrasos não têm nada a ver com o lançamento da candidatura de José Serra à presidência da República. As inaugurações não estariam sendo postergadas para coincidir com o fato político mais importante para o tucanato. A imprensa da companhia diz que, como os sistemas e trens são novos, os testes têm que ser feitos com cuidado.

O fato é que, dia 23 de março, a Folha de S. Paulo informava que as estações Paulista e Faria Lima seriam inauguradas "nos próximos dias". Já se passaram 14 e nada.

A estação Butantã, que está em obras (para quem passa por lá, aparentemente em fase final de acabamento), deve ser inaugurada "até o final do ano", informa a assessoria. A estação interessa a toda região Oeste da Grande SP.

De resto, a Linha 4 Amarela, no dia em que for finalizada, o que ninguém pode prever, será a seguinte: Luz – República – Higienópolis – Paulista – Oscar Freire – Fradique Coutinho – Faria Lima – Pinheiros – Butantã – Morumbi – Vila Sônia.

A promessa do governo Serra era entregar seis estações dessa linha em fins de 2008. O cronograma foi sendo postergado e, hoje, só se prevêem para breve as estações em vermelho acima. De 11, só duas.

O agora ex-governador Serra, porém, não fica nem vermelho ao dizer: "Não há atraso. Não houve promessas, houve metas".

4 comentários:

Olavo Soares disse...

Tá muito feia essa história. A população precisa de metrô e se complica por causa disso.

Anselmo disse...

a francisco morato-rebouças-consolação me deixam apreensivo com a inauguração. qdo tem funcionário soccicam nos pontos do corredor, tudo vai melhor. qdo nao tem, é praticamente o caos. se chove então, afê!

vou comprar uma bicicleta nova.

Paulo M disse...

E o Kassab e seu secretário Alexandre de Moraes preocupados em fazer motovia. Olha, depois de uns doze anos de malufismo, contando o mandato do digníssimo e finado Pitta, mais não sei quantos de psdbismo no governo do Estado e na prefeitura, parece que a democracia aqui não passa de um instrumento alternativo pras mesmas coisas sempre continuarem com outra capa, pois o povo tb não sabe nem pode saber votar nem reivindicar nada. Como eu disse outro dia num comentário aqui no blog, a Cidade do México tem 200 km de metrô! São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, tem 60! Há poucos dias, os professores foram reivindicar salário e levaram borrachada. Conversei com um deles que me mostrou ferimentos graves no corpo. Ts ts ts ts, tá tudo errado!!

Edu disse...

Paulo, só pra acrescentar: quando gente fala de "democracia aqui", vamos deixar claro que "aqui" é São Paulo, estado e capital. Onde se bate em professor com tropa de choque, onde as mentiras grassam e onde a ignorância vence. Não sei até quando.