sábado, 15 de agosto de 2015

Agustín Mario Cejas (1945-2015)



Reprodução


Cejas era um dos meus ídolos na infância. Em certo momento, para mim, o goleiro argentino era lo más grande de todos. Quando comecei a me ligar em futebol, a torcer e sofrer pelo Santos com suas camisas brancas ou listradas alvinegras, eu gostava de jogar no gol. Brincava de ser goleiro, e nessas ocasiões eu era ele. Como é bom ser criança. Apesar da beleza do manto branco ou listrado, eu "sonhava ter aquela camisa azul com detalhes em preto", como disse o amigo santista Roberto Iizuka no Facebook.

Mas Cejas também jogava com uma camisa preta, e também com uma camisa cinza. Foi ele quem me fez a partir de então ser sempre atento aos goleiros, ter sempre admiração por eles, querer ser um deles.

Agustín Mario Cejas nasceu em Buenos Aires (1945), onde morreu nesta sexta-feira, 14 de agosto de 2015, aos 70 anos, de Alzheimer. Começou a carreira no Racing de Avellaneda. Jogou no Santos de 1970 a 1974, período em que atuou no Alvinegro em 253 jogos.

Conta a lenda (que me foi passada pelo primo e amigo palmeirense Marco Ferreira, pois não vi o lance) que certa vez o lateral direito Nelinho, do Cruzeiro, ia bater um pênalti. Todos daquela época lembram da bomba de Nelinho. Ele correu para a bola e bateu. No centro do gol, de pé, sem sair do lugar, Cejas encaixou o bólido. Parece que foi assim. Ouviu-se numa fração de segundo o som surdo do pé batendo na bola e ela batendo no peito do goleiro, um som em duas sílabas: tu-du.

Cejas foi um dos grandes que fizeram a camisa do Santos reluzir e que justificam o "orgulho que nem todos podem ter", que é o orgulho de ser torcedor do Santos Futebol Clube.

Descanse em paz.

2 comentários:

Marco antonio ferreira disse...

grande Cejas, grande como goleiro e grande de tamanho, devia ter uns dois metros. mas mais que tudo tinha estilo. O lance do penalti, corrigindo, não foi Nelinho, foi Marinho Chagas, outro craque. Mas isso era no tempo em que havia Futebol no Brasil, e no mundo. Grande Cejas era estrela e as estrelas brilham mesmo depois de mortas. hasta la vista hermano.

Eduardo Maretti disse...

Cejas tinha 1,93 m de altura.
Valeu a correção.
Abraço