sábado, 4 de outubro de 2014

Aécio Neves pode ter conseguido passagem ao segundo turno no debate da Globo







24 horas depois do confronto da Globo na quinta-feira, 2, após refletir e lembrar, durante o dia, dos embates desse que foi o melhor debate em muito tempo (incluindo os de eleições passadas), acho que, se tiver segundo turno, Aécio Neves pode ter conseguido ultrapassar Marina no encontro da Globo.

Lembrando a velha metáfora do boxe, onde reinaram Muhammad Ali e Mike Tyson, Aécio entrou com sangue nos olhos e, apesar de sua postura ardilosa e historicamente udenista, aliado à extrema direita representada por Pastor Everaldo, ele se destacou com um discurso direto e objetivo.

Nos bastidores do PT, existe a discussão sobre quem seria o adversário mais difícil no segundo turno. Uns acham que seria Marina, mas mesmo para esses parece que vai ficando claro que Aécio vai ser mais complicado de enfrentar.

Porque Aécio é mais coerente do que Marina, tem mais estrutura político-partidária, aglutina de forma mais consistente o ideário da direita, é mais difícil de ser desconstruído, tem mais condições de estabelecer interações com as forças políticas que Marina, presa à armadilha que construiu a si própria com o mantra da "nova política", tenta agora tardiamente conquistar, além de reconquistar o eleitorado que havia ganhado e perdeu, para Dilma e Aécio, tarefa quase impossível numa eleição.

As circunstâncias desconstruíram Marina, como Michel Temer previu. Consiga ela ou não passar ao segundo turno.


5 comentários:

Gabriel Megracko disse...

Dilma leva no primeiro tempo. Padilha no segundo. Daqui até a hora da votação o PT cresce muito. Segundo as últimas projeções, a chance de isso acontecer é bem grande. Mas, até lá, nada feito.

Lourival Sakiyama disse...


Caro Eduardo e Eleitores,

Difícil saber o que de fato vai ocorrer. Três cenários são possíveis: não haver segundo turno; Aécinho enfrentar Dilma; ou Marina conseguir superar a rejeição e desafiar a Presidenta.
Se for Aecinho, pesará contra a situação de perder duplamente a eleição no seu quintal. Como convencer os eleitores do país que seu projeto é o melhor, se nem na sua terra natal, segundo colégio eleitoral do país, ele conseguiu êxito?
Quanto à Sampa, ainda que Padilha esteja em franca desvantagens na pesquisa, podemos ter surpresa. Segundo turno não esta fora do horizonte.

Eduardo Maretti disse...

Acho que dos cenários possíveis, os mais prováveis são Dilma vencer já amanhã ou ir com Aécio ao segundo turno. Em São Paulo, é imprevisível. Em 2010 também tinha a mesma incredulidade diante da possibilidade de Alckmin ganhar no primeiro round, o candidato do PT era Mercadante, muito mais conhecido que Padilha, e mesmo assim deu Alckmin no primeiro turno. Mas este ano tem a crise da água. Vamos ver como se comportam os 32 milhões de eleitores do estado, boa parte dos quais são os reaças do interior, onde acho muito difícil Padilha ganhar, até porque ele é muito desconhecido pela maioria deles, fora o antipetismo paulista.

Eduardo Maretti disse...

"Tracking do PT indica 2º turno", diz revista Fórum: "Pesquisa interna do PT, fechada ontem (3), mostra Dilma Rousseff com 40% das intenções de voto, Marina Silva com 23% e Aécio Neves com 21%.
A principal dúvida agora é quem irá para o quase certo segundo turno contra Dilma".

Lourival Sakiyama disse...


Caro Eduardo e Eleitores,

Confirmando um virtual segundo turno entre Dilma e Aecinho, a artilharia está pronta: Senador pouco assíduo ao trabalho; Armínio Fraga já é grande conhecido; Derrota dupla em Minas; Seu partido já governou o país; Aeroporto do Tio-assunto adormecido mas não esquecido; José Serra e seu figadal ódio pelo correligionário;
A grande arma da oposição será sem dúvida o caso Petrobrás, mesmo correndo em segredo de justiça, haverá especulação a despeito da delação dos envolvidos.
Para finalizar, arrisco um palpite: será surpreendente a votação na sra Luciana Genro, que será o diferencial entre ter ou não segundo turno.