domingo, 19 de outubro de 2014

Meu pai e Aécio Neves


Roseli da Costa


Esse aí da foto acima, com a vassoura e a pazinha varrendo o quintal, é seu Oswaldo, meu pai.

Ontem conversei com ele por telefone, entre outros assuntos, sobre eleições. Meu pai é um paulistano e paulista típico.

Seu Oswaldo, que tem 85 anos completados em junho, estava indignado com "a falta de respeito" de Aécio Neves ao chamar Dilma Rousseff de "mentirosa".

Disse ele literalmente: "o cara chama a presidente da República, eleita pelo povo brasileiro, e mulher, de mentirosa, e fica por isso mesmo? Não tem como falar pras pessoas da assessoria da Dilma que ela não pode admitir isso?"

Seu Oswaldo vota na Dilma. Ele não é petista. É uma pessoa de classe média, fruto do milagre econômico dos anos 1970, que começou a trabalhar aos 10 anos de idade (em 1939, no início da Segunda Guerra) e viu a catedral da Sé ser erguida e inaugurada em 1954, quando tinha 25 anos.

Seu Oswaldo sabe, como muitos brasileiros, que o PSDB de Fernando Henrique e Aécio Neves não tem o menor compromisso com os trabalhadores ou com com os aposentados. Ele sabe isso tanto intuitiva como concretamente. Acho que meu pai é um personagem representativo de São Paulo.

Tenho a impressão de que o voto em Dilma vai crescer no estado, muito por causa das mentiras e ataques de Aécio Neves, que não colam, e o povo brasileiro amadureceu. Em São Paulo é que o bicho pega.

De resto, no Nordeste inteiro, no Rio de Janeiro e provavelmente em Minas Gerais, Dilma deve ganhar. Pernambuco, terra de Eduardo Campos, é uma incógnita. Lá, Marina venceu no primeiro turno. Tenho a impressão de que em Pernambuco Dilma vence. No Rio Grande do Sul, o governador Tarso Genro deve perder a eleição para o candidato do PMDB ao governo do estado, José Ivo Sartori. Mas Dilma ganhará no estado. Aécio deve vencer em Santa Catarina e Paraná, os dois menores estados do Sul.

As principais incógnitas são:
- como vai ser a votação em São Paulo?
- Dilma vai ganhar em Minas? Acredito que sim.
- Dilma vai ter uma dianteira importante em Pernambuco?
- quantos dos eleitores de Marina vão votar em Aécio ou Dilma?

Parece-me que as possibilidades de Dilma ganhar são grandes, se não houver "incidentes de percurso". A oposição (mídia, mercado financeiro, Estados Unidos, Aécio Neves) tenta ganhar ou já de antemão desgastar um possível segundo mandato de Dilma.

Seja como for, fica registrada a opinião do seu Oswaldo, meu pai.


Um comentário:

Lourival Sakiyama disse...

Caro Eduardo e Leitores,

A vida foi dura com Dilma, principalmente nos anos de chumbo. A imaginar o que passou quando presa e torturada, ou até algo mais grave, se é que há, enfrentar o Aecinho é pouca coisa. O playboi brucutu fora educado para ser viril, tratar mal os desiguais e não enfrentar problemas visto a blindagem que o protegia.
O Rei Está Nú. Ao ser questionado e confrontado parte para o ataque, atitude típica de políticos que não possuem história, a não ser pela herança, tão pouco conteúdo. Que o diga o povo mineiro. Não o comparo àquele que atropelou e matou dois jovens em Curitiba, dirigindo embriagado. Um perfeito delinquente. Aecinho é pior! Tem a presunção de ser presidente de um país sem ao menos conhecê-lo profundamente, se vale dos piores expedientes na política: a soberba, arrogância e a mentira. Sendo ou não eleito presidente (ESPERO QUE NÃO!), Aecinho não será mais visto como antes. Sua exposição ao contraditório revelou uma figura menor do que imaginávamos.

PS. minhas homenagens ao sr Oswaldo, que tive a honra de conhecer e prosear um pouco.