quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O simbolismo da reabertura do Cine Belas Artes


A reabertura do Cine Belas Artes em São Paulo, prevista para acontecer em cerca de 4 meses, deve ser vista como mais importante do que o fato em si, pelo caráter simbólico. O prefeito Fernando Haddad disse ontem que a reinauguração das salas de cinema “se insere num contexto maior” de sua gestão. Segundo ele, a cultura deve ocupar os espaços públicos como disseminadora da cidadania.


Foto Letícia Macedo


O secretário Juca Ferreira afirmou que o mandato do atual prefeito “resgata uma cidade que estimula o espaço público como espaço da cultura”.

Outro dado muito relevante é que, conforme explicou Haddad, a prefeitura participará da parceria fechada com a Caixa Econômica Federal com um instrumento recém-criado, e valioso, a SP Cine, que vai ter o direito de utilizar as salas de exibição para o cinema brasileiro e para os filmes produzidos pela própria empresa municipal. “A SP Cine vai ter uma sala no Belas Artes, patrocinando o cinema brasileiro ou o que é produzido no Brasil”, disse ele.

No final de dezembro, o prefeito sancionou a criação da SP Cine, agência municipal de fomento ao cinema na cidade, antiga reivindicação de produtores, diretores e atores paulistanos.

Quem conhece São Paulo sabe do simbolismo da reinauguração do Belas Artes, na esquina da Rua da Consolação com avenida Paulista, e do estado de deterioração a que esse local chegou nos últimos anos.

O túnel que passa por baixo da Consolação, do Belas Artes ao Riviera, vai virar um espaço cultural.

Enfim, há quem não dê tanta importância à política cultural de uma gestão. Mas ela revela de fato muito mais do que parece.


Leia mais sobre a reinauguração do Belas Artes em matéria da RBA.

Um comentário:

Gabriel disse...

Grande feito!