domingo, 29 de setembro de 2013

Portuguesa espetacular, Corinthians em crise e medíocre Santos é o melhor paulista no Brasileiro


Se a Portuguesa já foi destaque na semana passada, ao derrotar o Internacional no Sul por 1 a 0, o que vamos dizer hoje, quando aplicou a sonora, eu diria ensurdecedora goleada de 4 a 0 no Corinthians de Tite no estádio Morenão, em Campo Grande (MS). Por que em Campo Grande? Porque o clube da zona leste da capital foi punido, junto com o Vasco da Gama, pela pancadaria protagonizada pelas torcidas dos dois times no dia 25 de agosto, no empate de 1 a 1 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
(**Erramos: ao contrário do que eu disse acima, o jogo foi em Campo Grande porque, devido a problemas financeiros, a Portuguesa "vendeu" o mando de campo do clássico contra o Corinthians, que seria no Canindé, a um grupo de empresários. "Erramos" à parte em relação a esse jogo da Portuguesa, ressalte-se que o Corinthians foi realmente punido devido à pancadaria do jogo contra o Vasco.* Por conta disso, seu próximo jogo, que seria no Pacaembu, contra o Bahia, quarta-feira, será realizado em Mogi Mirim.)



A última vez que a Lusa goleara o rival da capital por 4 a 0 foi no longínquo 29 de maio de 1968, pelo campeonato paulista.

A Lusa dá uma boa respirada e chega a 11° lugar, com 31 pontos, ficando a 6 pontos da zona do rebaixamento, já que o Criciúma, 17°, o primeiro dos quatro que cairiam hoje, tem 25. A Portuguesa ganhou uma gordurinha oportuna, pois pega na próxima rodada o líder Cruzeiro, e pode perder sem precisar se desesperar.
  
Impressionante a Portuguesa, assim como é impressionante a espetacular queda do Alvinegro do Parque São Jorge desde maio, quando o recém-campeão mundial conquistou o Paulistão e ainda contava com o camisa 8 Paulinho no time. Só há uma explicação, que se ramifica em duas: (1) o ciclo de Tite acabou e (2) o elenco quer derrubar o treinador.

A derrota do São Paulo pro Grêmio, por 1 a 0, em pleno Morumbi, se deu graças ao goleiro Dida, que pegou até vento, e ao golaço de Vargas para os gaúchos aos 22 do segundo tempo. E o tricolor paulista volta a beirar o abismo, em 16° lugar, com 27 pontos, só 2 à frente do 17° Criciúma.

E o Santos, como era mais do que esperado, perdeu para o Atlético-MG no Independência, por 3 a 1.

Outra coisa impressionante neste Brasileirão 2013 é que o Santos, com sua campanha medíocre, hoje em 9° lugar, ainda consegue ser o melhor time paulista no campeonato. A seguir vêm Portuguesa (12°), Corinthians (13°), São Paulo (16°) e Ponte Preta (19° e penúltima colocação).

Pelo andar da carruagem, pela primeira vez em não sei quantos anos, o futebol paulista não colocará nenhum representante no G4. O Corinthians ainda disputa uma vaga à Libertadores porque está na Copa do Brasil. Mas aposto 10 contra 1 que não levantará a taça nem que a vaca tussa.

E o futebol de São Paulo terminará 2013 de maneira lamentável. Bem feito.

***

*O asterisco no primeiro parágrafo era só pra colocar esta nota lembrando que (não vou citar o nome) um dos 12 corintianos presos na Bolívia acusados de matar o jovem Kevin Espada, recentemente soltos, participou da pancadaria com torcedores do Vasco no dia 25 de agosto, no Estádio Mané Garrincha.

Quer dizer, o marginal que participou da arruaça que culminou na morte do menino na Bolívia estava fazendo nova arruaça... em Brasília! E ainda há quem defenda esse tipo de criminoso.

Nenhum comentário: