segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dilma venceu por pontos o debate da Rede TV! contra o ex-governador de SP

Em função do debate da Rede TV! entre José Serra e Dilma Rousseff, vou adiar para amanhã o início das postagens sobre exemplos da truculência tucana.

Quanto ao debate da Rede TV!, para mim, os destaques são esses:


1. Foi uma contenda entre um político estilo raposa (Serra) versus uma gestora (Dilma). Nesse contexto, a petista começou perdendo. As falácias, o domínio do discurso evasivo e fugidio, dissimulado e mentiroso de José Serra (travestido com a máscara tecnocrata do governador competente) se impuseram no início. A inabilidade política de Dilma Rousseff contra o discurso político profissional de José Serra foi a tônica dos dois primeiros blocos.

2. No momento das perguntas das jornalistas aos candidatos, Renata Lo Prete, da Folha de S. Paulo, introduziu a questão Paulo Preto a Serra, com todas as letras (no twitter, apareceram brincadeiras do tipo: “amanhã Renata Lo Prete amanhecerá desempregada”). O ex-governador de SP fugiu de responder, engoliu em seco, desconversou. Escapou falando do “mensalão”. A patricinha Patrícia (desculpem o trocadilho involuntário) Zorzan, da RedeTV!, perguntou a Dilma sobre o caso Erenice Guerra. Ao contrário de Serra, Dilma respondeu: “As pessoas erram, Erenice errou”. Marcou a diferença dizendo que erros existem, mas uns respondem, outros não. Foi curioso que tanto Dilma quanto Serra começaram suas respostas dizendo: “a pergunta é oportuna”.

3. Privatizações, Petrobras etc. Dilma insistiu muito no tema, do qual Serra fugiu como o diabo da cruz. Com esse tema em pauta, o tucano ficou boa parte do debate na defensiva, nas cordas. Às perguntas diretas, sempre começava as respostas mudando de assunto, geralmente remetendo-se à questão anterior, fosse qual fosse.

4. São Paulo. José Serra, sem perceber, se comportou em todo o debate (e na campanha) como um paulista, e não um candidato à presidência do Brasil. Sem se dar conta de que na Bahia, no Nordeste quase inteiro, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, a massa está pouco se lixando para o que pensa o truculento tucanato paulista, que, desde que existe, nada apresentou ao país.

[Parênteses necessário: Minas é o xis da questão: governado pelo tucano Aécio Neves, o enorme estado não parece sensibilizado pelo discurso vazio do PSDB de SP, que negou a Aécio decidir em uma convenção quem seria o candidato do partido. Serra impôs sua pauta e seu próprio nome, isolou-se, e depois implorou que Aécio fosse seu vice. Movido pela voz de Minas, Aécio deu o troco silencioso a José Serra (leia aqui: Mineiros repelem a arrogância de José Serra). Tucanos de primeira hora, como Tasso Jereissati, entre outros, ficaram muito contrariados, e Serra acabou tendo como vice o neo-fascista Índio da Costa, do DEM. Que, aliás, lhe foi apropriado, porque Serra nesta eleição jogou no lixo o que restava de sua história mentirosa, com sua campanha obscurantista, suja, de acordo com a cartilha da mais retrógrada direita, importada do marketing do republicano norte-americano John McCain.]

5. Resumindo, no debate da Rede TV! José Serra caiu numa armadilha como um pato, pois comportou-se, mais do que um tucano, como um tucano paulista. Dilma questionou o tempo todo a péssima gestão de Serra no governo do estado de São Paulo em saúde, educação e segurança (gestão infelizmente aprovada pela reacionária população do estado dos antigos barões do café). E ele falou o tempo todo como paulista. Fico imaginando um baiano, um gaúcho, um mineiro, um cearense, um pernambucano ou um carioca vendo o discurso de José Serra. Para a sorte do ex-governador de SP, a audiência do debate da Rede TV! foi baixo, parece que não passou de 4%, segundo o Ibope.

6. Por tudo isso, acho que, se fosse uma luta de boxe, Dilma teria vencido por pontos. Como foi um debate político, venceu por pontos. Também.

3 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Eu achei que esse foi o debate em que a Dilma se saiu melhor.

Óbviamente que não tem o menor valor amostral um grupo de 27 pessoas (em sua maioria de classe média) apertando botõezinhos para avaliar os desempenhos dos candidatos, como colocou a Folha/Rede Tv!.

A resposta do Serra à questão sobre o Paulo Preto beirou o ridículo. Deu vergonha alheia. Se embananou todo. Disse que tinha dito que não o conhecia como Paulo Preto. MENTIRA MENTIRA MENTIRA!!!

Fernando Augusto disse...

Não tem post sobre futebol hoje?

Eduardo Maretti disse...

Fernando, se você tivesse escrito e me mandado um texto equilibrado (ou seja, bom) sobre o grande clássico san-são de domingo, eu teria postado.

Como eu já disse, o blog é aberto.

abs