sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Qual futuro queremos?

Artigo

Por Valter Pomar*

Publicado originalmente no site do jornal Visão Oeste em 14/10/2010

Dilma ganhou o primeiro turno. Mas ainda não ganhou a eleição. Previsível, pois mesmo Lula teve que disputar segundo turno, tanto em 2002 quanto em 2006. Só não percebia isto quem trocou a análise política pela estatística.

Dilma tem tudo para vencer o segundo turno da eleição presidencial. Mas, para ganhar, é preciso saber que podemos perder. Pois quem acha que a partida está ganha, não disputa com vontade.

Dilma vencerá no segundo turno, se mantiver ao seu lado quem já votou nela; se recuperar eleitores simpáticos a ela, mas que votaram em Serra e Marina; se conseguir o voto de quem não votou, se absteve, votou branco ou anulou (o contingente dos que não optaram por candidato algum é maior do que o total de eleitores de Serra). Dilma conseguirá estes votos se a campanha politizar, polarizar e mobilizar.

O terrorismo religioso e a onda de calúnias ganharam espaço, em parte, devido à falta de debate político.

É bom lembrar que a ascensão material das camadas populares, proporcionada pelo governo Lula, não foi acompanhada de politização similar, motivo pelo qual as ideologias de direita continuam muito influentes.

Politizar, polarizar e mobilizar a base política e social que apoia o governo Lula e a candidatura Dilma, em defesa do que fizemos, mas principalmente do que faremos. Confrontar os dois projetos que estão em disputa. Comparar os governos FHC e Lula.

E colocar o futuro do povo brasileiro no centro do debate.

*Valter Pomar integra o Diretório Nacional do PT

Nenhum comentário: