sábado, 30 de outubro de 2010

Duas decisões judiciais importantes na reta final

STF - A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, negou ação cautelar da Folha de S. Paulo pedindo acesso aos arquivos do processo de Dilma Rousseff durante a ditadura militar. Impressionante o terror armado pela Folha de S. Paulo em torno desse processo, fiel à cartilha da extrema direita. O que quer? Acusar Dilma de ter sido presa e torturada?

Que imprensazinha. O link do STF com o andamento do processo está aqui.

TSE - A segunda decisão é do Tribunal Superior Eleitoral. A ministra Nancy Andrighi determinou a suspensão imediata do serviço de telemarketing utilizado pela campanha de José Serra.

Nas ligações disparadas pela campanha tucana, que já ficou famosa mundialmente pelo seu nível rasteiro e repulsivo, ouvem-se acusações falsas a Dilma sobre temas relacionados ao aborto e o caso Erenice Guerra, entre outros. Enfim, esta decisão é importante, mas, a meu ver, tardia (faz duas semanas que este humilde blog falou do tema!, como podem ver neste link). Se dependesse dela, a eleição estava perdida. Pelo menos Dilma podia dar um jeito de mencionar isso no debate. Porque a sordidez é nojenta.

A notícia no site do TSE está aqui.

*Atualizado às 15h25
Outra decisão importante que está sendo divulgada no twitter. O Tribunal Superior Eleitoral determinou a suspensão do “Vídeo 2012” e sua retirada de canais do Youtube.

No vídeo – que indignou muita gente – os tucanos exibem imagens de um Brasil que seria destruído se Dilma for eleita. Para o TSE, a montagem é de “teor ofensivo e inverídico” e “compromete o aprimoramento do Estado Democrático de Direito”.

Atualizado às 19h30
** Em Brasília, a Coligação Novo Caminho, do PT, que tem Agnelo Queiroz como candidato a governador do DF, obteve na Justiça liminar concedida pelo desembargador Mário Machado, determinando a busca e apreensão da edição 727 do DF Notícias – por trazer calúnias, ofensas e difamações contra Agnelo. Leia mais no blog Passe Livre.

2 comentários:

Mayra disse...

É, Edu, a direita tem muito a perder com a continuidade deste governo, vai lutar até o último momento com todas as suas armas espúrias.
Estou vendo o ótimo site "48 horas democracia" http://48hdemocracia.com.br/
Agora, 20h de 29.10, vai ter conversa ao vivo com o Alexandre Padilha que está articulação da campanha da Dilma.

Felipe Cabañas da Silva disse...

A Folha fica se dizendo imparcial mas foi o principal esteio da candidatura tucana. Mais que o Estadão e bem mais que a Veja, que quase ninguém escuta.

A prova é a insistência em ter acesso aos processos. Essa, para mim, é a prova cabal. Leio o jornal todo dia e ainda não tinha encontrado uma prova tão contundente de que a Folha é Serra. Mas a insistência em ter acesso ao material sobre a prisão de Dilma até o último minuto que antecede a eleição para mim deixa tudo às claras.

Ora, é evidente que desse material sai caldo para as manchetes mais sensacionalistas e estapafúrdias. Ou alguém acha que nos processos da ditadura tem páginas e mais páginas de floreios elogiosos sobre os presos políticos?? Inclusiva, como a Folha acha a DitaBranda, provavelmente é inútil argumentar que nos processos da ditadura não faltam informações falsas. Mas a Dita foi Dura sim.


Qualquer estagiário de redação percebe que o final de tal material seria uso político, queira o jornal ou não. Não tem pra onde correr. Como não acredito na ingenuidade dos jornalistas que comandam a redação da Folha, estavam todos querendo FAZER CAMPANHA ANTI-DILMA SIM!